Planejamento Financeiro

Descubra o roteiro ideal para viajar para a Argentina

Ir para a Argentina está nos seus planos? Então, confira este post com ótimas dicas para curtir a sua viagem ao máximo!

Está chegando a hora de tirar alguns dias de férias e você está considerando viajar para a Argentina? Saiba que essa é uma excelente escolha! Não importa se você quer descansar muito ou passar todas as noites dançando tango: é possível encontrar opções incríveis por todo o país, que é vizinho do Brasil.

Neste post, você confere as principais informações sobre a Argentina, com dicas para montar um roteiro incrível. Além disso, destacamos algumas cidades e pontos turísticos que mais valem a pena serem visitados de acordo com o seu perfil. Quer saber mais? Continue a leitura!

Principais vantagens de viajar para a Argentina

Ao falarmos em viagens internacionais, destinos como os Estados Unidos ou alguns países da Europa costumam ser os primeiros a vir em mente. Mas você sabia que viajar pela América do Sul, em especial para a Argentina, tem muitos benefícios quando comparados a esses outros lugares? Listamos os principais abaixo!

Proximidade com o Brasil

Para quem não gosta de viagens muito longas e cansativas, a Argentina é realmente uma das melhores opções. Como o país faz fronteira com o Brasil, a viagem demora menos tempo: se você vai direto de São Paulo a Buenos Aires, por exemplo, são apenas 3 horas de voo, enquanto que de São Paulo a Lisboa, em Portugal, você pode passar cerca de 10 horas dentro do avião.

Facilidade com o espanhol

Para os brasileiros, é mais fácil entender a língua espanhola que a inglesa. É preciso apenas tomar um pouco de cuidado com os “falsos amigos”, que são aquelas palavras que têm a mesma pronúncia, mas significados diferentes no português e no espanhol. Mas, ainda assim, você conseguirá fazer as coisas mais básicas, como pedir comida, com muito mais tranquilidade na Argentina.

Custos reduzidos

O peso argentino é uma moeda que não está muito valorizada nos últimos anos devido a alguns problemas econômicos que a Argentina está enfrentando. Enquanto isso, o dólar e o euro continuam muito bem no mercado financeiro. Com isso, viajar para a Argentina se torna uma opção mais em conta, caso o seu foco seja gastar menos durante as férias.

Não precisa de visto

Os processos de visto para alguns países costumam ser bastante burocráticos, e fazem com que você perca muito tempo para tirá-lo. Para os países do Mercosul, como é o caso da Argentina, não é necessário o visto, nem mesmo um passaporte: apenas a sua carteira de identidade, com foto atual e em bom estado de conservação.

Como organizar um roteiro ideal

Antes de fazer qualquer viagem, uma etapa essencial é pensar no seu roteiro. Algumas pessoas gostam de segui-lo à risca, outras fazem pequenos desvios, mas o que importa é ter uma referência de lugares interessantes para visitar, restaurantes que você não pode deixar de ir ou, até mesmo, de coisas que você quer evitar fazer.

É preciso pensar em qual será o estilo que você deseja seguir nessa viagem para determinar quais são as melhores cidades e pontos turísticos a serem visitados. Para uma pessoa que quer descanso, por exemplo, não é aconselhável fazer trekking pela Patagônia, pois voltará ainda mais exausta.

Depois desse passo, você deve avaliar o que é realmente possível fazer, baseando-se na quantidade de dinheiro disponível e no tempo que você poderá ficar passeando pelo país. Lembre-se de pesquisar sobre custos de:

- transporte para chegar na Argentina e circular tanto nas cidades quanto entre elas;
- alimentação, desde o café da manhã até aquele restaurante famoso que gostaria de conhecer;
- hotéis, pousadas e outros tipos de acomodação;
- entradas em museus, parques ou outros lugares turísticos que deseja conhecer.

Caso não queira abrir mão de alguns luxos, mas ainda não tenha recursos suficientes, considere poupar um pouco mais antes de viajar e procure por alternativas mais vantajosas para isso. Por fim, é só fazer as suas reservas de acomodação, comprar as passagens e aguardar o tão sonhado momento de curtir o passeio pela Argentina! 

Diferentes pontos turísticos para o seu estilo

Dos aventureiros aos mais tranquilos, dos românticos aos que vão para curtir cada balada: a Argentina tem destinos ideais para todos os perfis de viajantes. Confira algumas dicas de lugares incríveis que você pode incluir no seu roteiro de acordo com o que mais deseja fazer na sua viagem!

Estádios de futebol, em Buenos Aires

Para aqueles que são apaixonados por futebol, um dos passeios imperdíveis é o tour pelos estádios do Boca Juniors e do River Plate, os dois maiores clubes da Argentina. É possível fazer a visita guiada pelo La Bombonera e El Monumental de Nuñez, conhecer mais sobre a história dos clubes e, ainda, entrar no gramado.

Vinícolas, em Mendoza

A Argentina é muito conhecida pelos excelentes vinhos e, para quem não dispensa a bebida, vale a pena passar alguns dias em Mendoza e visitar as melhores vinícolas do país. Você conhecerá mais sobre como funciona o plantio das uvas, o processo produtivo dos vinhos e, ao final do passeio, curtir a melhor parte: a degustação.

Parque Nacional Los Glaciares em El Calafate

Você sabia que a maior geleira horizontal do mundo está localizada na Argentina? A geleira Perito Moreno fica dentro do Parque Nacional Los Glaciares, situado na região de El Calafate, na Patagônia. Além de caminhar pelo local e ver as impressionantes paisagens, os turistas também procuram pela famosa dose de whisky servida com gelo do próprio glaciar.

Museu do Chocolate, em Bariloche

Caso você tenha optado por ir esquiar em Bariloche, nada melhor que fazer uma parada no Museu do Chocolate para apreciar algumas delícias, principalmente o chocolate quente que é servido durante a visita guiada. Você aprenderá um pouco mais sobre a história e como funciona a produção, atualmente, dessa deliciosa sobremesa.

Passeio de ferry até o Uruguai

Que tal incluir um país a mais na sua viagem? Você pode fazer um passeio de ferry boat, saindo de Buenos Aires até o Uruguai, chegando na cidade de Colônia do Sacramento ou na capital, Montevidéu. O percurso dura cerca de 3 horas, e o recomendável é que você passe uma pernoite no destino escolhido para que possa aproveitar com tranquilidade.

Viajar para a Argentina é poder apreciar desde belezas naturais encantadoras até a arquitetura que faz o país ser considerado um pedaço da Europa na América Latina. O destino agrada aos mais diversos gostos, e é possível curtir muito com diferentes orçamentos. O importante é se planejar, montar o melhor roteiro e passear pelos lugares que você mais deseja!

Depois desta leitura, que tal conhecer quatro tipos de roteiros diferentes para fazer um tour na América do Sul? Vamos lá!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.