Planejamento Financeiro

Entenda o que você deve fazer para cortar gastos sem sofrer impactos!

Quer cortar gastos sem sofrer grandes impactos na sua qualidade de vida? Veja dicas de como fazer!

Assinaturas pouco usadas, compras por impulso no supermercado, delivery em excesso. Não são poucas as despesas que são feitas de maneira automática e poderiam ser evitadas, melhorando a saúde financeira. Por isso, saber como cortar gastos é um passo essencial para ajustar as finanças e alcançar o tão sonhado equilíbrio entre receitas e despesas.

Entre as práticas que você pode aplicar agora mesmo para gastar menos estão identificar e eliminar despesas supérfluas; pesquisar antes de fazer compras no supermercado; e investir na organização das contas. Entenda como você pode cortar gastos sem sofrer impactos!

Elimine gastos supérfluos

O primeiro passo para quem quer descobrir como cortar gastos sem perder a qualidade de vida é entender que as despesas que não são necessárias devem ser eliminadas.

Entre os gastos supérfluos que, muitas vezes, você nem se dá conta no dia a dia estão aquele almoço em um restaurante caro e aquela comprinha no e-commerce que você não precisava realmente.

Por mais que essas despesas proporcionem um prazer momentâneo, quando somadas, elas podem desequilibrar de forma significativa o orçamento. Por isso, não hesite em fugir das compras por impulso e elimine as despesas que não são essenciais.

Pesquise antes de fazer compras de supermercado

Uma categoria que pode se tornar uma vilã das finanças pessoais é o supermercado. Isso porque a variação de preços entre um estabelecimento e outro pode ser significativa, além de sempre existir o risco de adquirir além do que precisa por ceder a tentações durante as compras.

Uma das formas mais eficazes de cortar gastos de supermercado sem sofrer impactos é criar o hábito de pesquisar preços antes de sair às compras. A internet é um bom ponto de partida para ver quanto o mesmo item custa em diferentes estabelecimentos.

Outra dica é buscar cupons de desconto e participar de programas de fidelidade oferecidos por várias redes. Além de promoções exclusivas, os clientes cadastrados ainda conseguem descontos significativos em alguns produtos, podendo chegar a 50%.

Organize as suas contas

Para cortar gastos e garantir a sua organização financeira, é preciso também manter as contas sob controle. Comece elencando todas as contas que você precisa pagar no mês, seu respectivo vencimento e valor aproximado.

Além de ter isso listado, é essencial controlar os pagamentos para não atrasar e ter que arcar com o gasto extra de juros e multas por pagar depois da data. Uma alternativa para os esquecidos é colocar as contas em débito automático sempre que possível. Caso opte por esse caminho, no entanto, é preciso ter dinheiro na conta para arcar com o compromisso, ficando atento ao planejamento financeiro.

É possível, ainda, programar lembretes no celular no dia do vencimento das contas para não se esquecer de pagar nenhum dos boletos.

Usar uma planilha ou um dos diversos aplicativos de controle financeiro disponíveis no mercado é outra forma de lembrar o vencimento das contas e ajudar você no controle das despesas. Dessa maneira, nenhum gasto essencial deixa de ser quitado na data certa.

Faça a sua própria comida

Pedir delivery ou sair para comer em um restaurante é uma delícia. No entanto, fazer das refeições fora de casa um hábito pode comprometer o seu controle de gastos. Para economizar sem prejudicar o seu estilo de vida, invista em fazer a própria comida e sair para comer fora ou pedir delivery em ocasiões especiais.

Ao passar a cozinhar em casa, além de gastar menos, você também pode adotar um estilo de vida mais saudável. Afinal, saberá exatamente o que leva cada prato e poderá optar por ingredientes naturais em vez dos industrializados.

Aposte em uma dieta rica em legumes, frutas e verduras que, além de custarem menos do que muitos processados, ainda fazem bem para saúde. Não se esqueça de criar um cardápio semanal e tomá-lo como base antes de ir ao mercado ou à feira. Dessa forma, você não compra nada a mais do que o necessário, evitando desperdício de alimentos e de dinheiro.

Renegocie dívidas

Saber como cortar gastos vai além de reduzir despesas no dia a dia, por mais que isso seja importante. Nesse caso, é essencial fazer também uma análise da vida financeira como um todo, considerando os gastos, as rendas e as dívidas.

Se você tem débitos em aberto, é importante não perder tempo e partir para renegociação. Comece pelas dívidas que cobram juros mais altos, como cartão de crédito e cheque especial. Em seguida, aquelas relativas a despesas essenciais — isso inclui aluguel, condomínio e contas de consumo, por exemplo.

Antes mesmo de partir para renegociar com credores, não deixe de ter uma ideia do valor que tem disponível para quitar os seus débitos. Afinal, de nada adianta fechar um acordo para pagamento e não ter renda suficiente para arcar com o combinado ao longo dos meses.

Atualize planos

Outro passo importante para cortar gastos é analisar e atualizar seus planos. Academia, internet, celular e assinaturas de revistas e jornais, por exemplo, são despesas que podem ser reduzidas ou, até mesmo, canceladas.

Por isso, coloque no papel todos esses pagamentos recorrentes, pesquise opções mais vantajosas e parta para a negociação com as empresas. Muitas vezes, pode valer a pena contratar um combo com TV, fixo e celular em vez do serviço avulso.

Só um alerta: caso parta para essa opção, não se esqueça de analisar a necessidade de fidelidade e a multa que terá de pagar caso cancele antes do período previsto em contrato.

Agora que você já sabe como cortar gastos, pode começar a analisar e organizar as finanças para, assim, reduzir ao máximo as suas despesas sem perder a qualidade de vida. E não se desanime: o equilíbrio financeiro é um dos seus principais aliados para evitar prejuízos, além de permitir a realização dos seus objetivos e metas.

Gostou deste conteúdo sobre como cortar gastos? Então não deixe de baixar agora mesmo nossa planilha gratuita para dividir despesas — ferramenta útil para manter o controle financeiro da casa!Planilha Para Dividir Despesas Tenha Em Maos O Controle Financeiro Da Casa Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.