Planejamento Financeiro

10 indicações de filmes para assistir com a família

Sentou no sofá e não sabe qual filme escolher? Veja nossa lista com 10 filmes para assistir em família e divirta-se!

Família reunida, cheirinho de pipoca no ar, todos acomodados no sofá para o cinema em casa. Esse é o cenário perfeito para a melhor hora do dia!

Para não cair na cilada do “e agora, o que vamos assistir?”, separamos a dedo 10 sugestões de filmes para assistir com a família. São opções de diversos gêneros e temas para agradar a todo mundo. Dê o “play” na nossa lista e boa diversão!

1. De Volta para o Futuro

Começamos por uma sugestão “das antigas”. O primeiro filme da trilogia dirigida por Steven Spielberg já completou 35 anos.

Filmado em 1985, estrelado por Michael J. Fox e Christopher Lloyd, é a história de um jovem que viaja no tempo em um carro construído por um cientista meio maluco. Ele chega à década de 1950, conhece seus pais e precisa solucionar a intervenção histórica causada pela sua viagem.

A experiência de assistir toda a trilogia com os filhos pode ser bastante divertida. Imagine que interessante observar as tecnologias previstas pelo filme e constatar se elas se concretizaram nos tempos atuais?

2. A Fantástica Fábrica de Chocolate

A sugestão mais saborosa e colorida desta lista tem duas versões: a primeira de 1971, dirigida por Mel Stuart, e a segunda de 2005, que teve Tim Burton na direção.

A história é sobre um concurso promovido pelos chocolates Wonka, no qual os vencedores ganham um passeio pela famosa fábrica.

Entre os ganhadores, há exemplos caricatos: a criança rica que ganha tudo o que quer e outra que aprendeu a ser competitiva em excesso, por exemplo.

Charlie, o garoto pobre, dá lições de caráter e generosidade. Entre os filmes para assistir com a família, essas situações podem ser muito interessantes para abordar temas como valores, comportamento ou até mesmo orçamento familiar.

Fantasia, engenhocas, personagens exóticos como os Oompa-Loompas e o estranho Senhor Willy Wonka dão o tom dessa história.

3. A Menina que Roubava Livros

O filme, uma adaptação do livro de Markus Zusak, conta a história de Liesel Meminger, uma garotinha que vive com seus pais na Alemanha, na época da Segunda Guerra Mundial.

Liesel nutre uma paixão incontrolável pela literatura, o que a leva a roubar livros e encontrar algum conforto nas palavras escritas. Ela vive com seus pais, e sua família esconde um garoto judeu, Max, para quem Liesel sempre lê.

A obra é sensível, e a esperança dá o tom e deixa o recado de que a literatura é uma grande aliada para enriquecer nossas vidas, seja em qual contexto for.

4. Pequena Miss Sunshine

Uma família bastante excêntrica e peculiar se une para a missão de atravessar o país em uma kombi e levar a pequena Olive para participar de um concurso de beleza infantil.

A jornada da família Hoover é cheia de momentos hilários e estranhos, que beiram o surreal. A história é muito bem interpretada por atores de excelência e personagens bem construídos.

O filme foi indicado ao Oscar em quatro categorias. Vale a pena se encantar pela impressionante atuação da então atriz mirim Abigail Breslin.

5. Avatar

Essa superprodução, dirigida por James Cameron, levou 15 anos para ficar pronta. Seus números impressionantes não param por aí: foi considerada a maior bilheteria da história do cinema, gerando US$ 2,78 bilhões de receita.

A história fictícia se passa no planeta Pandora, no ano de 2154. Os humanoides Na’vi, nativos do planeta, são seres com caudas, medem 3 metros de altura e têm uma profunda relação com a natureza. Como o ambiente é tóxico para humanos, eles interagem com os nativos de Pandora por meio de avatares.

Seres fantásticos, um idioma criado especialmente para as criaturas Na’vi e tecnologias desenvolvidas exclusivamente para o filme resultam em uma obra que encanta qualquer idade.

6. O Serviço de Entregas da Kiki

A animação japonesa, de 1990, foi dirigida por Hayao Miyazaki, que também fez o roteiro de “A viagem de Chihiro”.

Kiki é uma bruxinha adolescente que vive com sua família. Como é costume entre eles, assim que uma bruxa completa 13 anos é hora de partir para uma aventura sozinha. Assim, ela e seu gatinho Jiji partem para viver em uma nova cidade, sem a ajuda da família.

Os desafios de Kiki passam por questões importantes: adaptação, amadurecimento, responsabilidade e construção de novas relações. A bruxinha também precisa entender e se ajustar às novas regras.

Um contexto bastante propício para abordar com os filhos questões sobre emancipação, responsabilidade financeira e planejamento financeiro familiar.

7. Viva — A Vida é uma Festa

A animação, inspirada na famosa “Fiesta de los Muertos”, conta a história de um garotinho que sonha em ser músico, mas é desencorajado pela família. Miguel vai parar, acidentalmente, no mundo dos mortos e daí se desenrola toda a história.

A família pode esperar a beleza das cores e músicas da cultura mexicana e, também, uma abordagem delicada sobre um tema árido como a morte.

Essa encantadora produção arrebatou 11 dos 13 prêmios aos quais foi indicada no Emmy Awards.

8. Valente

Merida é uma princesa que vive em um reino da Escócia e foi criada para ser uma rainha perfeita. Só que a princesa de cabeleira ruiva esvoaçante quer outro destino para si, bem diferente do que foi escolhido para ela.

O filme de 2012, produzido pela Pixar, traz sua primeira protagonista feminina, que prefere se tornar uma grande arqueira a seguir os caminhos impostos pela tradição do reino.

9. Os Incríveis

Uma família de super-heróis, cujo pai já lutou bravamente contra o mal, se vê obrigada a não usar seus superpoderes e levar uma vida como qualquer ser humano normal.

Em um contexto no qual se pode facilmente fazer uma alegoria à nocividade das fake news, a família descobre que a origem dos seus poderes é a união.

O filme foi lançado em 2004 pela Disney e arrebatou premiações no Oscar como melhor animação e edição de som, em 2005.

10. O Senhor dos Anéis

Uma indicação que vale por três, já que "O Senhor dos Anéis" é uma trilogia dirigida por Peter Jackson e que soma uma coleção de 17 prêmios no Oscar.

Com esplêndidas locações da Nova Zelândia, os três filmes narram a saga do hobbit Frodo e sua tentativa de destruir um anel do mal e seu criador, o Senhor das Trevas Sauron.

Hobbits, elfos, anões e personagens bizarros em uma terra fantástica compõem essa aventura épica, fechando nossa lista dos 10 melhores filmes para assistir com a família.

Gostou das nossas escolhas? Antes de começar sua maratona cinematográfica em família, não deixe de compartilhar nossas sugestões com seus amigos nas redes sociais!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.