Planejamento Financeiro

20 livros sobre educação financeira que todo mundo deveria ler

Está em busca de construir um patrimônio duradouro? Então confira nossa seleção de livros sobre educação financeira

Adquirir conhecimento nunca é demais, certo? Ainda mais quando estamos falando sobre a construção de um patrimônio duradouro que traga tranquilidade e segurança para você e sua família. Para aprender a fazer um bom planejamento, mesmo diante de um cenário econômico instável, nós separamos para você algumas leituras sobre educação financeira.

Confira os livros:

1. Pai Rico, Pai Pobre;
2. Quem pensa enriquece;
3. Os segredos da mente milionária;
4. Casais inteligentes enriquecem juntos;
5. O investidor inteligente;
6. A mente acima do dinheiro;
7. Adeus, aposentadoria;
8. Como investir em imóveis;
9. A cabeça do investidor;
10. Seu futuro financeiro;
11. Cartas a um jovem investidor;
12. Saiba mais para gastar menos: aprenda a desenvolver sua inteligência financeira;
13. Doze meses para enriquecer;
14. Como ganhar mais com o seu dinheiro;
15. O Homem mais rico da Babilônia;
16. Trabalhe 4 horas por semana;
17. Sonho grande;
18. Alocação de ativos;
19. A nova regra do jogo;
20. Quero ficar rico.

Os títulos acima vão ensinar sobre investimentos, ações, como o emocional influencia diretamente na forma como se lida com o dinheiro e diversos outros temas relacionados à educação financeira.

Então, continue lendo o nosso post e saiba mais sobre os livros de educação financeira que você precisa ler para se tornar um investidor de sucesso. Confira!

1. Pai Rico, Pai Pobre

Escrito por Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter, esse é um dos livros mais vendidos do segmento no mundo e um dos mais comentados da última década.

O autor conta a história de seu pai biológico, um homem inteligente e honesto, mas que nunca atingiu a liberdade financeira. Por outro lado, o pai de um grande amigo dele, que nunca concluiu o segundo grau, se tornou o homem mais rico do Havaí. Esse era, então, o pai rico que repassou grandes ensinamentos a Kiyosaki.

Esse livro é importante para quem pretende construir um patrimônio sólido, pois ensina que com inteligência financeira muitos problemas da vida cotidiana podem ser resolvidos — como saber diferenciar um ativo financeiro de um passivo ou como pagar menos impostos.

Além disso, repassa aos leitores uma visão crítica daquilo que estamos acostumados a ouvir quando o assunto é alcançar o sucesso. Você certamente conhece alguém que já disse as seguintes frases:

· estude arduamente para poder trabalhar em uma boa empresa;
· não posso comprar tal coisa;
· com o dinheiro do meu trabalho comprarei um bom carro ou uma boa casa.

Kiyosaki contesta essa visão de mundo fazendo o leitor refletir sobre o que ele pode fazer de diferente para alcançar a riqueza. No lugar de estudar muito para trabalhar em uma boa empresa, você pode estudar muito para ter a sua própria empresa. Em vez de pensar que não pode comprar um determinado item, você deve pensar o que pode fazer para comprar o que deseja, e por aí vai.

No livro, os autores apresentam conceitos interessantes dentro do universo financeiro, como a expressão "Corrida dos Ratos", um círculo vicioso que diz respeito à elevação do padrão de vida à medida que a pessoa passa a ganhar mais.

Esse, com certeza, é um bom livro para se ter na cabeceira. Se possível, não deixe de repassar os ensinamentos dele para os seus filhos.

2. Quem pensa enriquece

Esse é um livro lançado na década de 1930, mas que continua atual. Napoleon Hill, autor da obra, passou cerca de 20 anos estudando os segredos dos milionários para entender por que muitos querem ficar ricos, mas poucos conseguem.

Hill acompanhou de perto mitos como Henry Ford, Theodore Roosevelt, King Gillette e John Rockefeller, e encontrou neles 15 características comuns, como a persistência e a agilidade na tomada de decisões.

A obra é considerada um dos maiores best-sellers e já vendeu mais de 30 milhões de exemplares em todo o mundo.

3. Os segredos da mente milionária

T. Harv Eker fará você refletir sobre o que ele chama de "o seu modelo de dinheiro", um conjunto de crenças que cada um de nós nutre desde a infância e que molda o destino financeiro das pessoas. No livro, o autor mostra como substituir uma mentalidade destrutiva pelos modos de agir e pensar que distinguem os ricos das outras pessoas.

Um dos focos da obra é a simplificação: habilidade para diminuir os gastos ao adotar um estilo de vida que dependa menos do dinheiro. O autor afirma que com menos gastos é possível investir mais para atingir os objetivos financeiros rapidamente.

Ele também fala sobre como fazer com que o dinheiro trabalhe para você tanto quanto você trabalha para ele, e como atrelar os seus rendimentos aos seus resultados — mais do que a quantidade de horas trabalhadas.

4. Casais inteligentes enriquecem juntos

A obra do brasileiro Gustavo Cerbasi é um best-seller que inspirou a produção do filme "Até que a sorte nos separe". O autor traz ensinamentos válidos para qualquer fase do relacionamento, desde o namoro até as bodas de ouro. O foco é mostrar estratégias diferentes que levem a uma parceria inteligente na administração das finanças da família.

Entre os tópicos abordados estão os benefícios de um planejamento financeiro de longo prazo, planos de previdência e seguros, momento ideal para comprar uma casa, educação financeira dos filhos, como lidar com a herança, entre outros.

5. O investidor inteligente

Quem pretende investir em mercados sujeitos à especulação não pode deixar de ler esse livro. Benjamim Graham formulou uma rigorosa disciplina de investimento em ações e títulos do governo. A obra é focada na interpretação do conceito de "valor do investimento", que protege os investidores de cometer grandes erros.

A obra "O investidor inteligente" é considerada a Bíblia do mercado de ações desde que foi lançada, em 1949. Entre os leitores mais famosos que recomendam o livro está o milionário Warren Buffett, que diz que os ensinamentos de Graham foram um dos pilares de seu sucesso financeiro.

6. A mente acima do dinheiro

Brad e Ted Klontz têm anos de experiência quando o assunto é ajudar as pessoas a resolverem problemas financeiros. Os autores juntaram toda essa experiência nesse livro, que aborda as 12 disfunções financeiras mais comuns, como infidelidade financeira, compulsão por compras ou dificuldade em poupar, e nos ensina que há soluções para todas elas.

A obra mostra que o dinheiro pode ser o motivo do estresse de diversas pessoas, inclusive para quem está com as finanças equilibradas. Portanto, o livro é voltado para quem pretende tomar decisões financeiras melhores e saber como lidar com os desafios econômicos para, assim, ter uma vida mais saudável.

7. Adeus, aposentadoria

Também do autor brasileiro Gustavo Cerbasi, essa é uma das obras mais vendidas no Brasil nos últimos anos. Ela convida o autor a deixar de lado a ideia de que um dia vamos parar de trabalhar e viveremos com o auxílio mensal concedido pela previdência pública ou privada.

De acordo com Cerbasi, a aposentadoria é um sistema que não funciona mais, devido ao aumento na expectativa de vida, maiores gastos, entre outros fatores. No livro, ele apresenta uma nova forma de enxergar o trabalho e o dinheiro e mostra a melhor maneira de investir, empreender e gerenciar a carreira.

Além disso, o autor ainda traz um plano para administrar a riqueza adquirida e dicas personalizadas do que fazer de acordo com a sua faixa etária atual.

8. Como investir em imóveis

O livro escrito por Leandro Ávila tem como foco os iniciantes que desejam comprar o segundo imóvel como forma de investimento. O autor elenca os principais erros cometidos por quem está começando e ensina como evitá-los, poupando tempo e dinheiro.

A obra faz um comparativo entre investimentos em imóveis na planta, usados, compra de terrenos, salas comerciais, entre outros.

9. A cabeça do investidor

A autora desse livro é a Vera Rita de Mello Ferreira, psicanalista e doutora em psicologia econômica. Na obra, ela explica que a maneira como lidamos com o nosso dinheiro, tanto para o bem quanto para o mal, muitas vezes são pautadas pelo nosso emocional.

Vera apresenta dados de pesquisas consolidadas, transmitidas em linguagem de fácil compreensão e com um toque de humor que levará o leitor a refletir sobre o modo que ele trata a sua vida financeira.

10. Seu futuro financeiro

O autor, colunista e profissional do mercado financeiro Louis Frankenberg ensina nessa obra como poupar mesmo se você for um consumidor contumaz — independentemente de sua classe socioeconômica.

A lista de conselhos de Louis é extensa, mas entre eles há melhores formas de como usar o seu Fundo de Garantia e um panorama do que é importante para conquistar a independência financeira.

11. Cartas a um jovem investidor

Mais um livro de Gustavo Cerbasi na lista. Nessa obra, o autor fala com aqueles que pretendem entrar no mundo das finanças e dos investimentos para se tornarem vitoriosos. Para isso, ele conta suas próprias decisões durante sua trajetória.

A obra é estruturada em forma de cartas e, por meio delas, Cerbasi compartilha todo o seu aprendizado e conhecimento, apresentando dicas úteis e conselhos importantes para investidores iniciantes ou experientes.

12. Saiba mais para gastar menos: aprenda a desenvolver sua inteligência financeira

Elaine Toledo escreveu esse livro pensando naquelas pessoas que sempre reclamam que o seu salário não chega até o fim do mês e, assim, acumulam diversas dívidas pelo caminho. A autora apresenta ferramentas exclusivas e exemplos práticos de como melhorar a sua saúde financeira e sair do vermelho.

13. Doze meses para enriquecer

O livro de Marcos Silvestre carrega o objetivo de ajudar as famílias a organizar seus orçamentos para, a partir disso, conseguir investir e obter boa rentabilidade. Não à toa, o volume exemplifica e auxilia os leitores a executar um plano de reeducação financeira ao longo de 12 meses.

Os principais temas são a quitação das dívidas, a reestruturação e a multiplicação da renda que você já tem. Além disso, para quem deseja saber mais a respeito do equilíbrio entre ganhar dinheiro e ter qualidade de vida, "Doze meses para enriquecer" é uma ótima pedida.

14. Como ganhar mais com o seu dinheiro

Escrito por Mauro Halfeld e publicado pela Editora Globo em 2012, "Como ganhar mais com seu dinheiro" tem um título praticamente autoexplicativo. O analista financeiro se propõe a dar dicas claras e rápidas para quem deseja cuidar melhor das próprias finanças.

Durante a leitura, é possível encontrar alguns dos comentários feitos por Mauro na rádio CBN, onde notabilizou-se por desmistificar o tema. Em termos resumidos, ele ajuda a:

· controlar a economia doméstica;
· aplicar os recursos de forma estratégica;
· administrar o dinheiro visando à realização de um sonho.

15. O Homem mais rico da Babilônia

Com mais de 2 milhões de exemplares vendidos pelo mundo, "O Homem mais rico da Babilônia" foi publicado no Brasil em 2013, pela editora HarperCollins. Em 160 páginas, o autor, George S. Clason, recorre a exemplos da antiga (e rica!) civilização da Babilônia para formular recomendações sobre como gerar mais renda e solucionar complicações financeiras.

Clason faz paralelos muito interessantes entre a riqueza desse povo e a forma como lidamos com as nossas finanças atualmente. Ele ainda oferecer conselhos especiais para controlar o dinheiro em épocas de crise. A indicação vale ainda mais a pena se você gostar de história.

16. Trabalhe 4 horas por semana

Mais do que refletir sobre finanças pessoais e economia, "Trabalhe 4 horas por semana" traz uma série de ensinamentos sobre estilo de vida, relação com a rotina de trabalho e empreendedorismo. Timothy Ferriss escreveu a obra pensando na satisfação das pessoas. Ela ajuda empreendedores amarrados ao próprio negócio e trabalhadores esgotados a refletir: a forma usada pela maioria das pessoas atualmente para conciliar carreira e vida pessoal faz sentido?

Publicado em 2017 pela Editora Planeta, o livro é um material completo (416 páginas) para quem deseja viver de maneira luxuosa. Para Ferris, isso significa ter um ótimo desempenho nas poucas horas de trabalho semanal e tempo de sobra para aproveitar os prazeres da vida.

17. Sonho grande

"Sonho grande", escrito por Cristiane Correa, conta a história sobre os três homens responsáveis por alterar completamente o cenário do capitalismo brasileiro: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. Em 40 anos, aproximadamente, eles transformaram seus patrimônios em um verdadeiro império e ganharam projeção internacional.

A publicação, lançada em 2013 pela Editora Sextante, relata como esses sócios compraram três marcas globais (Budweiser, Burger King e Heinz) sem fazer alarde. Além de ser uma leitura totalmente fluida, a indicação é ainda mais especial para quem deseja entender um pouco mais sobre gestão, planejamento e realização de objetivos.

18. Alocação de ativos

Se você quer investir com pouco ou muito dinheiro, "Alocação de ativos" é a leitura ideal. Disponibilizado apenas em formato de eBook, a obra conta com todo o know-how do economista Henrique Carvalho — fruto de anos atuando no mercado financeiro.

Com pouco mais de 300 páginas, o conteúdo é voltado a quem deseja investir bem com os recursos que tem à disposição. Em uma linguagem direta e sem complicações, o especialista ensina tudo sobre rentabilidade, disciplina ao investir, diversificação de carteira e muito mais!

19. A nova regra do jogo

O livro "A nova regra do jogo", de Rafael Paschoarelli, foi concebido com o objetivo de expor as armadilhas oferecidas por bancos, lojas e corretoras ao nosso dinheiro. A ideia é mostrar como algumas organizações se aproveitam da falta de informação da maioria das pessoas para lucrar.

Nesse contexto, o autor demonstra como cidadãos e cidadãs podem se preparar para encarar esse tipo de artimanha. Para isso, ele nos ensina a negociar e renegociar dívidas, analisar boas possibilidades de negócio, proteger o patrimônio e construir um olhar crítico sobre o mercado.

20. Quero ficar rico

Em 144 páginas, "Quero ficar rico" ensina você a não ser mais um escravo do dinheiro. Rafael Seabra, um dos principais educadores financeiros do Brasil, mostra o que deve ser feito para atingir a liberdade nas finanças, independentemente do salário.

Uma das maiores virtudes da obra é conseguir se adaptar a diferentes realidades e, por consequência, dialogar com públicos muito distintos entre si. Publicado em 2016 pela Editora Gente, o livro não fez sucesso à toa, já que dá indicações preciosas sobre administração de patrimônio, disciplina e gestão de riscos na hora de investir.

Bônus: filmes de educação financeira

Agora que você já conhece vários livros de educação financeira, que tal ficar por dentro de alguns filmes sobre o tema? Confira!

O Capital (2012)

Produzido na França e dirigido pelo diretor Costa-Gravas, "O Capital" descreve alguns dos principais problemas do capitalismo. Ele ajuda a entender muito bem como esse sistema funciona e de quais formas as pessoas podem minimizar os danos causados por ele.

A história narra a sede de poder de Marc Tourneuil, que é gerente de um dos maiores bancos do mundo. Denso e profundo, o drama auxilia na compreensão das crises econômicas, do enriquecimento dos bancos e outros temas relevantes sobre economia e finanças.

A Grande Aposta (2015)

O longa-metragem relata a história de Michael Burry, proprietário de uma empresa de médio porte. Ao perceber uma tendência no mercado imobiliário, ele decide fazer um investimento significativo e bastante arriscado. "A Grande Aposta" mostra aos espectadores que há muitas opções sobre o que fazer com o dinheiro e que todas elas oferecem algum risco.

Os livros de educação financeira são ótimos aliados para controlar melhor as despesas e fazer o seu dinheiro render. Lembre-se de que o conhecimento tem um poder transformador e também pode fazer muito pelo seu bolso.

Se você gostou do texto e quer conhecer outras obras para compreender de vez o assunto, não deixe de conferir nossa lista com 8 filmes para aprender a lidar com dinheiro!

Guia do planejamento financeiro para ter sucesso