Planejamento Financeiro

Organizar a rotina: 6 hábitos para conseguir otimizar a sua

Quem aprende a organizar a rotina aproveita cada hora do dia de forma melhor. Quer fazer parte desse grupo? Então, entenda o que fazer!

Equilibrar todas as tarefas e compromissos da sua vida pode parecer complicado, principalmente quando se está em casa. Em situações em que não é possível sair e é preciso fazer home office, organizar a rotina se torna essencial.

Afinal, procrastinar e deixar as atividades se acumularem faz com que levem mais tempo para serem cumpridas do que o necessário. Ao ter uma vida organizada, há como dar conta das suas responsabilidades sem negligenciar os momentos de lazer, de descanso e com a família e amigos. Além disso, a organização aumenta a produtividade e gera resultados melhores.

Mas como estruturar a sua rotina? A seguir, separamos 6 hábitos que ajudarão você a otimizar o seu tempo. Confira!

1. Planeje a sua rotina

Começar um dia sem saber o que precisa ser feito é um convite para o desastre. Sem um planejamento, é impossível se lembrar de todas as tarefas e de suas prioridades. Portanto, para iniciar a organizar a rotina, é fundamental separar um tempo do seu dia para planejá-la. Para isso, vale utilizar uma agenda ou um planner semanal com prazos e horários.

É importante anotar todas as suas atividades e decidir o que precisa ser feito primeiro. Também é necessário separar alguns minutos entre as ações para o descanso. Não se esqueça de respeitar o seu planejamento, por isso, ele deve ser realista. Se você separar 1 hora para realizar algo que requer 3 horas para ser finalizado, a frustração será grande.

Além disso, esse é um ponto que atrasa toda a organização e que gera uma mentalidade inadequada. Afinal, já que você está atrasado, por que continuar seguindo o planejamento, não é mesmo? É aí que a sua rotina começa a se embolar e fica impossível retomar o controle, pois vira uma bola de neve.

Assim, observe quanto tempo você leva para exercer a tarefa em questão. É melhor colocar alguns minutos a mais e utilizar o que sobrou como intervalo do que sentir que falhou.

2. Descubra o que funciona para você

É essencial descobrir que tipo de planejamento funciona para você. Portanto, não adianta fazer como um amigo ou pegar uma rotina pronta. Se a sua disposição for maior depois do almoço, por exemplo, vale deixar atividades complicadas para esse momento do dia em que o foco é mais alto.

Está tudo bem tentar diversas rotinas algumas vezes até acertar, afinal, você só saberá o que funciona na prática. Mas é fundamental aprender com os seus erros! Se o planejamento do seu dia não deu certo, anote o que ocorreu de errado. Assim, é possível repensar e determinar novas medidas para que tudo seja cumprido sem dificuldade.

Também é importante ser flexível, já que surpresas acontecem e talvez surja um problema urgente para ser resolvido. Nesse caso, é preciso adaptar o seu planejamento, ou seja, se aparecer uma tarefa que requer prioridade, troque por uma das atividades do dia que pode ser adiada. Não se cobre ao extremo, pois a organização é feita para ajudar a otimizar a sua vida e não causar ansiedade ou sentimento de culpa.

3. Separe um tempo para as tarefas de casa

Ao estar na sua residência, é preciso cuidar de ações específicas a fim de manter a organização e funcionamento. Portanto, reserve um período para que essas questões não se misturem com o trabalho.

Tentar ser multitarefa e fazer tudo ao mesmo tempo só trará retrabalho para a sua rotina. Algo que poderia ter sido feito em alguns minutos acaba tomando horas. Assim, saiba equilibrar o seu planejamento: tenha horários para trabalhar, arrumar os cômodos, cozinhar e desempenhar as demais atividades. Se tiver uma ideia para reduzir o desperdício em casa, coloque-a em prática no horário específico para essas tarefas.

Fazer um cronograma de faxina também é uma boa ideia, já que dá para determinar o que deve ser feito diariamente ou semanalmente. A limpeza pesada, por exemplo, pode ser realizada quinzenalmente ou de acordo com a necessidade do lar. Já retirar o pó e varrer os cômodos são ações que devem ser feitas, de preferência, todos os dias para manter a limpeza e deixar a casa confortável.

4. Utilize técnicas de produtividade

Para ajudar a organizar a rotina e melhorar o resultado do seu trabalho, é possível adotar técnicas de produtividade. A técnica Pomodoro é uma das mais conhecidas e consiste em 25 minutos de concentração total na tarefa e uma pausa de 5 minutos. No quarto ciclo, a pausa é de 15 a 20 minutos.

Já o método GTD (Getting Things Done), a intenção é tirar tudo que há na sua cabeça e repassar para uma lista. Depois, você processa as ações e divide-as em grupos para descobrir o que deve ser feito primeiro. O objetivo é ter consciência de que você está fazendo o que é mais importante no momento.

No Kanban, é preciso usar 3 colunas para as tarefas: a fazer, em andamento e concluídas. Com o auxílio de post-its, dá para fazer uma organização visual. Conforme as atividades forem cumpridas, elas são movimentadas entre as colunas.

5. Não adie a anotação dos seus compromissos

Um vilão da organização é anotar compromissos e tarefas em um papel avulso ou em um lugar inadequado. As chances de a informação ser descartada por engano são enormes. Logo, não deixe para depois: assim que tiver uma nova atividade a fazer, anote imediatamente na sua agenda ou planner.

Além de organizar a rotina, isso evita que você tenha problemas de concentração, já que não estará constantemente tentando lembrar se há algo que ficou para trás. A anotação imediata também ajuda a evitar que compromissos sejam deixados de lado.

6. Evite os hábitos ruins

Para organizar a rotina corretamente, é importante identificar os seus hábitos ruins e evitá-los. A procrastinação é a maior inimiga da produtividade, então, se você sofre com isso, evite comportamentos que possam servir de gatilho. Ao começar uma tarefa, silencie as notificações do smartphone e mantenha os eletrônicos desligados.

Não caia no hábito de utilizar pausas breves para conferir as redes sociais, pois isso é um convite para entrar em um buraco negro e se torna difícil voltar a atenção para o que estava sendo feito. Prefira relaxar, fazer um pequeno lanche ou até mesmo olhar pela janela durante os intervalos. Deixe para usar o celular quando terminar tudo.

Outros hábitos ruins que devem ser cortados da sua rotina são:

- trabalhar até de madrugada e acordar tarde;
- pular refeições para realizar atividades atrasadas;
- deixar a bagunça tomar conta da sua casa por falta de tempo;
- e não ter momentos de lazer. 

Com uma organização adequada, é possível fazer tudo que é preciso sem pressa e, ainda assim, manter-se descansado.

Organizar a rotina é algo fundamental para otimizar o seu tempo e ter mais produtividade, especialmente em situações que você deve ficar em casa. Ao analisar o que funciona para você e distribuir bem as suas horas, dá para ter uma vida positiva e saudável sem estresse.

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