Planejamento Financeiro

Quais são os principais cuidados ao fazer pagamentos online?

Fazer pagamentos online se tornou habitual. Contudo, essa modalidade requer alguns cuidados. Saiba quais!

Fazer pagamentos online se tornou uma opção bastante comum na atualidade. A facilidade, a agilidade e o conforto oferecidos pelos meios digitais, sem dúvida, são alguns dos pontos que fazem com que muitas pessoas optem por essa modalidade.

No entanto, há algumas questões que merecem a sua atenção na hora de realizar pagamentos online. Isso porque, junto ao crescimento do uso dessa modalidade, aumentaram também os riscos de utilizá-la. Para se ter uma ideia, o número de sites considerados inseguros teve um aumento de mais de 441% nos primeiros meses de 2020, segundo apontam dados de ferramentas do Google.

Diante dessa realidade, a recomendação só pode ser uma: tenha máxima cautela e atenção na hora de realizar pagamentos online. Para ajudar você nesse quesito, reunimos alguns cuidados básicos que devem ser adotados. Acompanhe!

Observe se a loja online oferece ambiente seguro

Atualmente, uma das grandes preocupações das lojas online é oferecer aos seus clientes um ambiente seguro. Para isso, empresas sérias e realmente preocupadas com o usuário investem em certificações e selos de segurança que transpareçam toda essa proteção.

Nesse sentido, uma dos cuidados essenciais ao se realizar transações pela internet, como pagamentos online, é verificar se você está navegando em uma página segura, certificada e realmente autêntica. Assim, evita-se cair em golpes e comprometer seu planejamento financeiro.

Umas das formas de se fazer essa checagem é procurar pela indicação visual de um cadeado verde, o qual fica posicionado do lado esquerdo da barra de endereços do navegador. Esse cadeado mostra que o site é seguro e conta com um certificado digital SSL válido, confirmando a autenticidade da página.

Além disso, verifique a existência dos chamados selos de segurança, geralmente localizadas ao final da página. Esses selos só podem ser utilizados por empresas que atendem a determinados padrões de qualidade e segurança. Portanto, a presença deles no site é um bom indicativo.

Verifique o CNPJ da empresa

Outra medida que pode tornar os pagamentos online e as compras pela internet mais seguros é verificar se a loja informa o seu CNPJ, telefone e endereço. Esses dados são de informação obrigatória pelos e-commerces brasileiros. Sendo assim, eles devem estar em local visível para o usuário.

Munido dessas informações, você pode fazer a consulta do CNPJ da empresa, por exemplo, confirmando seus dados e sua regularidade, especialmente quando não a conhece e não tem um histórico de relacionamento.

Não acesse sites e lojas a partir de e-mails que não solicitou

A utilização do e-mail como ferramenta de vendas não é algo recente. Na verdade, as empresas exploram bastante esse canal, encaminhando promoções, cupons e os mais diversos materiais publicitários aos usuários.

Porém, apesar de ser uma prática comum, é preciso ter muita atenção com os e-mails não solicitados. Fazer compras diretamente por links inseridos nessas mensagens pode esconder uma série de riscos.

Por exemplo, a mensagem pode ser fraudulenta e ter sido encaminhada por criminosos. Nesses casos, é comum a utilização de links maliciosos e sites falsos, cuja aparência é idêntica às páginas oficiais das lojas — o que aumenta os riscos de o usuário cair no golpe e inserir seus dados pessoais e bancários em sites falsos.

Nesse sentido, a orientação é nunca realizar compras a partir de e-mails não solicitados. Prefira ir direto ao site desejado e fazer a compra por lá, sem clicar em links ou conteúdos promocionais que você não tem certeza da origem.

Prefira lojas que oferecem diferentes recursos em seu site

Não há dúvidas de que os meios online proporcionam uma série de facilidades e vantagens ao consumidor. Diante do cenário de transformação digital e uso crescente de novas ferramentas e tecnologias para compras e pagamentos, contudo, é muito importante saber com quais empresas você se relaciona na internet.

Afinal, muitos negócios passaram a atuar a partir dos meios online, como e-commerces, aplicativos e redes sociais. Nesse sentido, a fim de minimizar os riscos de cair em golpes e ter uma experiência de compra não satisfatória, dê preferência a lojas que oferecem diferentes recursos para facilitar a comunicação, a solução de dúvidas e outros serviços.

Hoje, as empresas mais confiáveis e eficientes do mercado tendem a disponibilizar diferenciais importantes para o consumidor, como:

- atendimento online simples e ágil para solucionar dúvidas e problemas;
- descrições detalhadas dos produtos, além de imagens que facilitem a visualização das características físicas dos itens vendidos;
- informações claras e objetivas sobre prazos de entrega, condições de pagamento e frete;
- depoimentos e avaliações feitas por outros usuários — inclusive, esse é um ponto extremamente valioso para quem deseja fazer compras online;
- diferentes meio de pagamento, como cartão de crédito, boleto e aplicativos para pagamentos online.

Na prática, quanto mais completa for a experiência oferecida pela loja, menor a probabilidade que você tenha algum tipo de problema.

Prefira fazer compras pelos aplicativos das lojas

Outra medida estratégica para aumentar a segurança na hora de fazer pagamentos online, é dar preferência pela utilização dos aplicativos das lojas, quando possível. Isso porque, hoje, grande parte dos golpes aplicados na internet se relacionam com a utilização de links que direcionam o usuário para sites falsos, cujo objetivo é iludir o usuário e capturar os seus dados no momento de uma compra, por exemplo.

Nesse sentido, é muito mais difícil para os criminosos aplicar golpes quando o usuário utiliza uma ferramenta própria da loja. A criação de um app é algo bastante trabalhoso e, para ficar idêntico ao aplicativo real, de propriedade da empresa, é necessário muito tempo e esforço. Esse é um fato que desestimula os criminosos e faz dos aplicativos uma ferramenta confiável — embora não esteja imune a riscos.

Não descuide das finanças

Embora a segurança seja um fator de grande importância na hora de realizar compras online, não podemos deixar de citar outro cuidado igualmente relevante: as finanças pessoais. Hoje, em razão do uso massivo da internet pelas empresas, a todo momento somos estimulados a comprar, a consumir e a gastar nosso dinheiro.

Em meio a todas as facilidades e tentações existentes nos meios digitais, acabamos agindo por impulso, comprando produtos que não necessitamos e fazendo dívidas sem o devido planejamento. Por essa razão, além de adotar boas práticas de segurança na hora de fazer compras online, tenha também medidas positivas na hora de gerir seu orçamento, consumindo com mais responsabilidade e controle.

Nesse sentido, uma recomendação é procurar cursos sobre finanças na internet. Existem diversas opções gratuitas e que podem ajudar você a ser uma pessoa financeiramente mais organizada, responsável e estratégica.

Por fim, como foi possível perceber, fazer pagamentos online se tornou uma ação bastante comum na atualidade. Com o crescimento do uso da internet e dos canais digitais, muitas empresas passaram a atuar no mercado virtual, movimentando ainda mais esse setor. Contudo, explorar todas as vantagens dessa modalidade requer atenção, especialmente em relação à segurança.

Gostou deste conteúdo? Aproveite a oportunidade e baixe nosso e-book com um guia completo sobre planejamento financeiro para ter sucesso!

Guia do planejamento financeiro para ter sucesso

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.