Planejamento Financeiro

Saiba o que avaliar no momento de contratar um seguro

Você sabe como avaliar uma seguradora? Veja agora 4 fatores que podem indicar se a escolha é a certa ou não!

À medida que o brasileiro vai adquirindo uma consciência maior sobre os riscos que o patrimônio está exposto, a procura pelos serviços de proteção, como os seguros, aumenta. Isso tem contribuído para o maior rateamento dos valores entre os segurados, proporcionando parcelas mais acessíveis à população. Mas o que avaliar na hora de contratar seguro?

Neste post, respondemos essa pergunta. Então, descubra a partir de agora, a importância do seguro patrimonial e o que analisar ao contratar o serviço.

Por que é importante contratar seguros?

Ao longo da vida é comum que as pessoas acumulem bens e, à medida que o patrimônio cresce, o risco de perdas por acidentes, catástrofes ambientais e atos criminosos também aumenta. Algumas pessoas acreditam que essas coisas nunca acontecerão com elas, e sofrem mais adiante com as perdas.

Ter os pés no chão, por outro lado, e conhecer a probabilidade dos riscos, faz com que outras pessoas se resguardem. Consequentemente, ganham segurança patrimonial, o que gera tranquilidade na vida pessoal e profissional. Contratar seguro de automóveis, por exemplo, já é um bom começo.

O que avaliar ao contratar um seguro?

Com base na importância de contratar seguro, separamos alguns dos principais fatores que você deve avaliar para ter certeza de que está fazendo um bom negócio. Confira!

Busque uma corretora de confiança

O primeiro passo que você deve seguir na hora de contratar seu seguro é buscar uma corretora de confiança. Ela é a empresa que tem autorização para vender seguros e fazer a intermediação da negociação entre segurado e seguradora. Por isso é fundamental buscar uma empresa que dê todo o suporte que você precisa.

Verifique a reputação da seguradora

O próximo passo que você deve dar para contratar uma boa apólice de seguros é verificar a reputação de mercado que a empresa tem. Para tal, descubra o tempo de atuação dela. Isso ajuda a entender se a seguradora tem bons níveis de experiência e de satisfação dos clientes. Afinal, poucos negócios sobrevivem muito tempo sem essas condições.

Depois, investigue os fundadores e a gestão aplicada ao negócio. Crescimentos do portfólio, da base de clientes e do faturamento ao longo do tempo representam bons indicadores de reputação. Você pode usar a Internet para fazer essas pesquisas e conversar com os clientes por meio das redes sociais.

Analise os serviços oferecidos

Depois das etapas anteriores, é preciso descobrir se o portfólio de serviços oferecidos pela seguradora é capaz de atender as suas necessidades. Num primeiro momento, você deve buscar exclusivamente por um ou dois serviços que mais precisa.

Mas lembre-se de que futuramente o seu patrimônio poderá estar maior, exigindo novas coberturas. Nesse caso, projete o futuro e veja se a administradora de seguros será capaz de atender as suas necessidades quando chegar a hora.

Avalie o atendimento

Em se tratando de seguros, não podemos ter demora no atendimento, pois há situações emergenciais envolvidas no processo. Pensando nisso, avalie a rapidez no retorno das suas chamadas e a cordialidade dos profissionais.

Também verifique se eles passam informações de forma clara e se oferecem soluções definitivas. Ninguém gosta de ser enrolado, principalmente nos momentos em que os níveis de estresse estão altos. Você pode testar o atendimento já no primeiro contato, seja ele feito por telefone, chat ou e-mail.

Faça cotações

Sabemos que o preço não é a questão mais importante no processo de escolha da seguradora, mas as cotações podem ajudar você a encontrar oportunidades de contratar apólices com o melhor custo-benefício do mercado. Então, assim como a pesquisa de custos de um carro, a cotação de seguros é um esforço que vale a pena.

As cotações podem ser feitas online mesmo, pelo celular se preferir. Basta listar as seguradoras em uma planilha ou bloco de notas para avaliar, além dos preços, as condições de pagamento e as coberturas oferecidas.

Como você pôde perceber, o seguro é fundamental para proteger o seu patrimônio e proporcionar tranquilidade à sua vida. Então, aproveite as nossas dicas sobre como contratar seguro e busque a proteção que precisa ainda hoje.

Vamos começar? Entre em contato com a RAR Corretora de Seguros agora mesmo e veja como podemos ajudar!

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 23 de Dezembro de 2019

Seguro carro Seguro carro seguro de vida seguro de vida seguro residencial seguro residencial

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.