Por dentro das 6 principais etapas para conseguir economizar e reter suas finanças

Economizar nem sempre é uma tarefa fácil. Para ajudar você nessa missão, preparamos um infográfico especial. Confira!
  • Atualizado em February 3, 2021
  • Publicado em November 26, 2019
  • Infográfico

Quando o assunto é educação financeira, os brasileiros ainda demonstram ter um pouco de dificuldade na hora de gerenciar o seu orçamento. Prova disso é que o percentual de famílias com dívidas no país, em agosto de 2020, era de 67,5% — uma parcela considerável da população.

Esse cenário não muito positivo foi agravado com a pandemia, onde muitas pessoas passaram por uma crise financeira. Assim, diante destes acontecimentos, efeitos negativos foram sentidos na economia e afetaram as finanças, principalmente daqueles que não têm o hábito de poupar.

O problema é que, se falta dinheiro até mesmo para pagar algumas despesas mais básicas, provavelmente também não sobra nada para realizar os grandes sonhos, como comprar um carro ou a casa própria. Porém, sempre é possível fazer algo para tentar reverter esse quadro e melhorar a situação.

Pensando nisso, preparamos este artigo listando algumas das melhores dicas para conseguir economizar e manter a sua vida financeira em ordem. Continue a leitura e confira 6 medidas que podem ajudar você a poupar cada vez mais!

1. Utilize a tecnologia a seu favor

Uma das ações mais importantes a serem adotadas quando o objetivo é economizar é melhorar a sua organização financeira. Para isso, ter controle e visibilidade sobre os seus gastos e rendimentos é primordial.

A boa notícia é que hoje a tecnologia é uma grande aliada nesse sentido. Por exemplo, existem aplicativos gratuitos para smartphones que ajudam você a controlar toda a sua rotina financeira, gerenciando os diversos aspectos relativos às suas finanças; tudo de maneira simples e digital.

Além disso, a maior parte dos bancos e empresas de cartão de crédito conta com aplicativos para a gestão das despesas — o que facilita bastante o controle no seu dia a dia, permitindo que você entenda onde, quando e com o que o seu dinheiro está sendo gasto.

No entanto, se você é uma pessoa mais tradicional, também é possível utilizar as boas e velhas planilhas para anotar as suas despesas e ter mais clareza sobre as suas finanças.

2. Crie um planejamento

Entre as dicas para conseguir economizar, esta certamente é uma das mais importantes. Na prática, o planejamento é a melhor estratégia para quem busca realizar grandes sonhos. É necessário abrir mão de alguns prazeres e eleger certas prioridades para chegar lá, mas em contrapartida você conseguirá ter uma vida tranquila, livre de complicações financeiras.

Nesse sentido, ter um bom planejamento é o que permite que você consiga se organizar, tomando como base principalmente as suas possibilidades e limitações, para estabelecer metas e objetivos, sejam eles a curto, médio ou longo prazo.

Esse planejamento servirá de referência para que você não extrapole nos seus gastos. Calcule quanto você deve poupar todos os meses, assim como o tempo necessário para atingir cada objetivo. Assim, com tudo planejado e bem definido, você diminui os riscos de surpresas desagradáveis.

3. Reveja os seus hábitos

Você pode até não ter parado para refletir, mas os seus hábitos podem ser grandes aliados ou inimigos quando o assunto é economizar. Por exemplo, se você é do tipo de pessoa que sai com frequência e gasta muito com lazer, certamente fica mais difícil fazer o dinheiro sobrar no final do mês, não é mesmo?

Por outro lado, se você tem um perfil mais econômico, que gasta menos com lazer ou com compras desnecessárias, aí as coisas já mudam bastante. Nesse caso, fica mais fácil controlar o orçamento e guardar um pouco de dinheiro todos os meses.

É importante reforçar que isso não significa que você deve parar de sair, ou então que não pode gastar nada com lazer. Na verdade, o que é preciso é estabelecer prioridades e direcionar seus ganhos para a realização dos seus sonhos, como a compra de um carro novo ou até de um apartamento próprio.

Nesse sentido, seus hábitos têm um impacto muito grande sobre a sua capacidade de juntar dinheiro. Por isso, adote mudanças no seu modo de vida, evite desperdícios, não faça compras desnecessárias ou por impulso, e sempre priorize os seus sonhos.

4. Procure uma renda extra

Para muitas pessoas, guardar dinheiro é uma tarefa muito difícil, já que o orçamento se encontra 100% comprometido com outros compromissos. No entanto, isso não significa que não seja possível juntar um dinheiro e compor uma reserva.

Por exemplo, se você não consegue poupar uma parte dos seus ganhos, talvez uma alternativa seja aumentá-los. Isso mesmo! Uma fonte de renda extra pode ajudar você a melhorar o orçamento e a conseguir economizar um pouco todos os meses.

Nesse sentido, uma das alternativas para aumentar os seus ganhos é monetizar o seu conhecimento. Hoje, com a difusão e alcance das mídias digitais, plataformas de ensino e marketing digital, é possível gerar conteúdo de valor e comercializá-lo na forma de cursos.

5. Analise as formas de pagamento

Dificilmente você conseguirá aplicar essas dicas para conseguir economizar dinheiro tendo o orçamento comprometido com dívidas e outras obrigações. Por isso, é preciso agir estrategicamente na hora de fazer compras, buscando sempre pagar à vista ou, pelo menos, em poucas parcelas.

Dessa forma, ao realizar compras, vale ter atenção: qual forma de pagamento pode oferecer mais vantagens para você? Longas dívidas no cartão de crédito podem se tornar um problema, aumentando o seu nível de endividamento, enquanto pagar à vista é uma boa alternativa para barganhar descontos. Então, pense bem!

6. Faça investimentos

Quando começar a sobrar um pouco de dinheiro no final do mês, comece a investir. Não importa se você fará alguma aplicação de renda fixa, como o Tesouro Direto, ou iniciará um consórcio. O ideal é fazer as suas economias se transformarem em retornos financeiros positivos.

Nesse ponto, a Racon Consórcios pode ajudar você a ir mais longe em seus objetivos a partir do consórcio. De forma planejada, segura e flexível, o consórcio é uma excelente alternativa para você que busca ser mais responsável financeiramente, direcionando seu dinheiro para algo concreto, vantajoso e com certeza de retorno.

Independentemente do seu objetivo, como adquirir um imóvel ou um veículo, a Racon tem o plano ideal para ajudar você, com parcelas fixas, prazos flexíveis e sem complicação. São mais de 30 anos realizando sonhos, e o próximo pode ser o seu!

Agora que você conhece algumas das melhores dicas para conseguir economizar, essa tarefa não será mais um grande desafio. Como vimos, com algumas atitudes simples no dia a dia você verá que é possível fazer o seu dinheiro render um pouco mais. Elaborar um planejamento financeiro e segui-lo com comprometimento fará com que você, em breve, possa ter novas conquistas, uma melhor qualidade de vida e aumentar o seu patrimônio.

Sendo assim, com todas essas dicas para começar, é hora de agir. Para ajudar, preparamos um guia prático de organização financeira para você se organizar e começar a investir em seus sonhos. Baixe e confira!
cta-controle-financeiro-guia-pratico
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
pie_chart
Infográfico

Simulador de consórcios: descubra como é feito o cálculo

pie_chart
Infográfico

8 coisas para levar em conta ao escolher um consórcio imobiliário

pie_chart
Infográfico

Planeje o orçamento! Veja 7 gastos de quem decide morar sozinho