Rota de carro para o trabalho: como otimizar a minha?

Confira dicas para planejar uma rota para o trabalho perfeita para sua necessidade, seja ela agilidade ou segurança!
  • Atualizado em December 9, 2021
  • Publicado em February 28, 2019
  • Seu carro

Confira dicas para planejar uma rota para o trabalho perfeita para sua necessidade, seja ela agilidade ou segurança!

Seja pelo aumento da frota de veículos, pelas condições climáticas ou pela ineficiência do sistema viário, é fato: a locomoção nos grandes centros está cada dia mais complicada, dificultando a vida daqueles que precisam se locomover de um ponto a outro da cidade.

Para os milhares de trabalhadores que precisam enfrentar o trânsito para ir para o trabalho e voltar para casa, essa rotina pode se transformar em fator preponderante para o surgimento de um quadro de estresse e irritação, gerando consequências negativas para a vida.

É por essas e outras que otimizar as rotas para o trabalho pode ser uma ótima ideia! Dependendo dos seus objetivos, aliás, esse processo pode gerar até economia de tempo e de dinheiro, sabia? Neste artigo, você vai encontrar uma série de dicas úteis ao seu dia a dia.

Interessado? Então veja agora como otimizar sua rota de carro para o trabalho!

Qual é sua prioridade?

Antes de mais nada, você precisa definir qual é sua prioridade no momento de ir para o trabalho ou para qualquer outro compromisso: é pegar a rota mais rápida, a rota mais segura ou aquela que você conhece como a palma da sua mão, por exemplo?

Optar pela rota mais rápida geralmente é a melhor opção, pois com isso você ganha tempo. O problema é que essa rota nem sempre é a mais viável economicamente, já que pode exigir mais do motor do carro, por exemplo.

Por outro lado, escolher uma rota mais demorada, mas mais segura, fará com que você tenha que sair com antecedência para chegar ao local no horário marcado, além de consumir mais combustível.

Todos esses detalhes devem ser analisados e pensados de acordo com suas preferências. Na prática, o ideal é testar as diferentes rotas no mesmo horário para verificar qual é a que realmente corresponde a suas expectativas.

É válido usar aplicativos?

Os avanços tecnológicos existem com um único intuito: melhorar e otimizar nossas vidas. Você já deve ter reparado como atualmente existem inúmeros aplicativos para celular, tablet ou até mesmo integrados ao veículo que ajudam o motorista a pegar a melhor rota para seu destino final, certo? Pois a grande maioria desses apps é extremamente útil no dia a dia!

Esses recursos podem informar sobre as condições do trânsito, como engarrafamentos e acidentes, bem como alertar sobre e a velocidade média em que os veículos estão se locomovendo, por exemplo. Assim, você consegue tomar decisões embasadas, fugindo de problemas e riscos.

Pensando nisso, escolhemos para apresentar aqui 2 dos aplicativos mais usados pelos motoristas: o Waze e o Google Maps. Faremos uma breve resenha para você entender melhor como utilizá-los para otimizar seu tempo e dinheiro no trânsito. Acompanhe!

Waze

O Waze é um GPS gratuito, disponível para quase todos os celulares, atualmente de propriedade do Google. O aplicativo é um sucesso entre os usuários porque traz informações em tempo real, disponibilizadas pelos próprios motoristas. Por mais que seja um aplicativo muito simples de usar, existem alguns macetes que podem otimizar sua utilização.

Nele, é possível selecionar opções de acordo com suas preferências, como rota mais rápida ou mais curta. Se quiser ver as rotas com postos de gasolina, por exemplo, acesse o menu do app e clique em configurações, aquele ícone em forma de engrenagem.

Ali você encontrará a opção para ativar os postos de combustíveis, escolher a bandeira de sua preferência, o tipo de combustível e outras classificações, como preço. Se você estiver com pressa e quiser uma rota mais livre, mesmo que isso signifique gastar mais combustível, vá nas configurações do aplicativo e toque sobre o ícone navegação.

Em seguida, defina a opção escolhida em tipo. Caso queira um trajeto mais curto para poupar combustível, faça o mesmo procedimento. Selecionar rotas sem pedágios ou vias expressas também é possível, bastando para isso selecionar essas opções no menu de navegação.

Para as cidades que possuem o chamado rodízio, outro ponto positivo do Waze é a possibilidade de incluir a placa do veículo na opção rodízio veicular. Assim, o Waze escolhe a rota conforme as normas da cidade.

O aplicativo também permite alterar os recursos de visualização no ícone configuração de exibição. Lá, você pode escolher o que quer que seja exibido no mapa, como radares, polícia, acidentes, engarrafamentos, perigos, o esquema de cores e até o ícone que representará seu carro no mapa. Além disso, o Waze também conta com comando de voz.

Como ainda está sendo implantado, no entanto, pode ser que esse recurso não esteja disponível para todos os celulares. Sem dúvida alguma, o Waze é um ótimo aplicativo para você otimizar suas rotas para o trabalho. Experimente!

Google Maps

O Google Maps é outro recurso disponibilizado pela Google que permite que o usuário trace rotas para facilitar suas idas e vindas pela cidade. E a ideia aqui é informar tanto sobre as rotas feitas com carro como por outros meios de locomoção, seja a pé, de bicicleta ou de transporte público.

Para traçar as rotas, o usuário precisa acessar o navegador do computador ou o aplicativo disponibilizado para smartphones. Depois, selecione o ícone rotas, que fica à direta, na parte superior — o ícone é representado por um losango com uma seta dentro.

Ao clicar no ícone, você escolhe os pontos de partida e de destino, digitando no local específico ou clicando no mapa. Se você permitir, o Maps consegue identificar sua localização atual, automaticamente definindo aquele como o ponto de partida. Para isso, basta selecionar essa opção e permitir que o aplicativo tenha acesso à localização do seu celular, ok?

Definida a rota, selecione a forma de transporte. A partir daí, o aplicativo apresentará as opções de rotas disponíveis para o trajeto. Caso queira, você pode adicionar outros destinos, bastando clicar sobre o ícone +.

Entre as rotas apresentadas, o Google Maps exibe a distância, o tempo aproximado e as condições do local — sem trânsito, com trânsito lento, moderado ou engarrafamento. Para quem gosta de aplicativos mais enxutos, essa é uma ótima opção, pois é muito simples e não demanda configurações adicionais pelo usuário.

Ambas são ótimas ferramentas para quem quer otimizar as rotas para o trabalho. Vale ressaltar, porém, que apesar de serem os apps mais conhecidos e utilizados, esses não são os únicos disponíveis no mercado! Independentemente do recurso que escolher usar, não deixe de planejar suas rotas com cuidado, uma vez que isso fará uma grande diferença na sua rotina. Pronto para economizar tempo e dinheiro?

Quais são as dicas para otimizar a rota de carro para o trabalho?

O deslocamento até as empresas podem gerar estresse se a rota para o trabalho não for planejada com antecedência. O trajeto se torna desgastante e longo, aumenta os gastos com combustível, diminui a segurança do condutor e deixa a rotina mais agitada. Veja a seguir algumas dicas para facilitar a sua jornada diária!

Programar o tempo

Comece a programar diariamente o tempo da sua rota. Faça um cálculo do tempo que normalmente gasta em deslocamento da sua casa até o trabalho e vice-versa. Coloque na conta o tempo que é gasto enquanto fica preso no trânsito e acrescente um horário extra para realizar o percurso. Dessa forma, se houver um imprevisto não chegará atrasado na empresa.

Custos

O próximo passo é calcular os custos dessa rota que é realizada continuamente. Verifique se há possibilidade de economizar combustível ou evitar gastos desnecessários durante o percurso. Escolha o caminho mais rápido e econômico e faça uma estimativa dos valores pagos a titulo de pedágio, por exemplo.

Caminhos alternativos

Analise a existência de caminhos alternativos ou rotas desconhecidas que podem levá-lo até o seu destino. Essas opções são indispensáveis em caso de imprevistos ou acidentes que trancam o trajeto original. Quem utiliza o transporte público pode criar estratégias em caso de quebra do ônibus ou greve dos motoristas.

Organize a sua agenda diária

Prepare-se com antecedência e avise os gestores se houver um imprevisto. Também é relevante conversar com outros motoristas para conhecer os pontos que podem ser utilizados para a realização de desvios. Realize o agendamento das suas rotas diárias e escolha um sistema que ajude a calcular os trajetos mais eficientes com a diminuição da rodagem geral.

Tenha cuidado no trânsito

Considere a o tempo de deslocamento do veículo e tenha tranquilidade se estiver na direção. Aproveite as tecnologias disponíveis no mercado para averiguar se há opções distintas de trajeto e faça comparações entre todas elas. Tenha cuidado redobrado em dias chuvosos e pistas escorregadias.

Avalie a necessidade de paradas

Elabore as suas rotas levando em consideração a necessidade de realizar paradas durante o trajeto. Os minutos gastos ao chegar a um posto de gasolina ou deixar um passageiro em outro local também precisam ser calculados. Elabore estratégias que minimizem os custos e permitam o aproveitamento do tempo enquanto se desloca para o trabalho.

Entendeu como é possível otimizar a rota de carro para o trabalho? Conte com a tecnologia atual para gerenciar melhor o seu tempo e agilizar os deslocamentos. Aplique as informações fornecidas neste conteúdo para facilitar a sua tomada de decisão e desenvolver táticas que evitem atrasos em suas atividades laborais,

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para acessar o nosso blog e conhecer outros aplicativos para motoristas que não podem faltar no seu celular!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Lista dos carros mais econômicos do Brasil em 2024: conheça 22 deles!

drive_eta
Seu carro

Top 5 carros seminovos automáticos de 2024

drive_eta
Seu carro

Carros para jovens 2024: 13 dicas de veículos mais econômicos!