O que é seguro prestamista? Descubra aqui e conheça as vantagens

Em que situações é recomendável contar com um seguro prestamista? Esclarecemos este e outros ponto ao longo deste conteúdo!
  • Atualizado em August 18, 2021
  • Publicado em August 18, 2021
  • Planejamento Financeiro

Embora os seguros sejam um serviço cada vez mais procurado, algumas modalidades de proteção permanecem desconhecidas pela maior parte das pessoas. Dessa forma, elas não sabem que poderiam estar recorrendo a eles em determinadas situações. Isso acontece, por exemplo, com os seguros prestamistas, que tem como objetivo garantir o cumprimento de determinados compromissos financeiros mesmo em caso de morte ou invalidez.

Se você também não sabe o que é seguro prestamista, não se preocupe. O objetivo deste conteúdo é justamente explorar todos os aspectos pertinentes desse tipo de seguro, com tudo aquilo que é necessário saber para aproveitar as vantagens dessa categoria de apólice e, com isso, ter mais tranquilidade. Confira!

O que é seguro prestamista e como ele funciona?

No segmento de seguros existe uma série de termos que são pouco utilizados em conversas no dia a dia. Com isso, em alguns casos, pode ser difícil deduzir para que serve e como funciona determinado serviço.

Mas é simples entender o que é seguro prestamista e como ele funciona. Em poucas palavras, esse tipo de proteção tem como função garantir o pagamento das dívidas do segurado em caso de morte, invalidez permanente ou invalidez temporária.

Imagine que você entrou em um consórcio; contudo, em determinado momento, acontece um acidente que cause uma invalidez temporária ou permanente, por exemplo. A seguradora garantirá o pagamento de parte ou da totalidade do saldo devedor, conforme estiver previsto em contrato.

Em um seguro prestamista os credores dos débitos são listados como os beneficiários. No caso do nosso exemplo, é a administradora do consórcio que estará respaldada caso o consorciado que passou pelo imprevisto perca a capacidade de pagamento.

Com isso, essa modalidade de seguro se torna vantajosa para ambas as partes, evitando que a empresa tenha que assumir o prejuízo e que o consorciado deixe de ter a capacidade de manter em dia o pagamento das parcelas e, assim, não consiga adquirir seu bem.

Quanto custa um seguro prestamista?

O preço a ser pago por um seguro prestamista varia de acordo com uma série de aspectos. Entre os principais estão o valor do crédito a ser segurado, o prazo de pagamento e a idade de quem fez a contratação. Logo, o seguro de um financiamento de 24 meses será menor que outro de 48 meses. Do mesmo modo, quem fez a contratação relativa à compra de um imóvel pagará mais pelo seguro em relação à aquisição de um veículo.

De qualquer maneira, essa é uma despesa que não costuma pesar no bolso, principalmente quando pensamos em prazos de pagamento maiores. Além disso, por se tratar de um tipo de seguro de vida em grupo, o seguro prestamista costuma ter valores bem mais acessíveis.

Para que situações o seguro prestamista é indicado?

O seguro prestamista está sempre atrelado a um compromisso financeiro, como já deve ter ficado claro. Portanto, serve como uma proteção tanto para o consumidor quanto para a instituição financeira, e costuma estar presente nas seguintes operações:

  • financiamento imobiliário ou de veículos;
  • consórcios;
  • empréstimos (consignados ou não);
  • cheque especial;
  • cartão de crédito.

Outra característica importante do seguro prestamista é que não é possível contratá-lo diretamente com a seguradora. Ele é sempre oferecido à parte pelos bancos ou instituições financeiras no momento da concessão do crédito. Desse modo, normalmente seu custo é pago junto com os demais custos da operação financeira realizada.

Mas isso não significa que ele seja obrigatório. Em um consórcio, por exemplo, isso varia de acordo com o grupo e a administradora. E, quando o seguro é exigido, seu pagamento é dividido no valor das parcelas. De qualquer modo, é sempre importante conferir as opções oferecidas antes de fechar negócio e ficar atento ao que estipula a apólice.

Quais são as vantagens de contar com um seguro prestamista?

Depois de entender o que é e para que serve um seguro prestamista, confira algumas das vantagens dessa forma de proteção. Como você verá, esses benefícios fazem toda a diferença em qualquer planejamento financeiro!

Manutenção do investimento realizado

Os financiamentos e consórcios, entre outras formas de contratação de crédito, exigem organização financeira. Logo, protegê-los contra eventuais contratempos relativos aos pagamentos é importante para alcançar os objetivos propostos sem comprometer a saúde financeira, caso algo saia do controle.

Proteção contra inadimplência

Todos sabem as consequências negativas de ficar inadimplente, ainda mais em situações que podem gerar a perda do bem, como nos financiamentos em atraso, por exemplo. Quem conta com um seguro prestamista tem o respaldo para contornar esse problema, garantindo que o saldo em aberto seja honrado de forma parcial ou até mesmo total, dependendo das do circunstâncias do sinistro e da cobertura prevista na apólice do seguro prestamista.

Segurança para toda a família

A proteção do seguro prestamista também engloba a família do segurado, que não terá que arcar com as dívidas deixadas pelo parente caso algo de ruim aconteça com ele, principalmente com relação aos compromissos financeiros assumidos em vida, que podem gerar dores de cabeça consideráveis. Isso reduz as preocupações familiares em momentos que, por natureza, já costumam ser bem difíceis.

Tranquilidade e bem-estar

Preocupações constantes são uma grande fonte de desconforto e podem comprometer de forma significativa a tranquilidade, o bem-estar e até mesmo a saúde mental. Assim, contar com a proteção de um seguro contribui com uma vida mais saudável.

Afinal, você não tem que se preocupar o tempo todo com algum problema que pode acontecer no futuro, principalmente a partir do momento em que você em inclui no seu planejamento financeiro um compromisso financeiro de longo prazo, como um consórcio ou um financiamento, por exemplo.

Agora que você saber melhor o que é seguro prestamista, deve ter percebido que, mais que um tipo entre os diferentes seguros presentes no mercado, ele pode ajudá-lo a evitar problemas envolvendo o pagamento de prestação ou o saldo devedor proveniente de determinados bens, em caso de imprevistos.

Agora, aproveite que você já está por aqui e veja também o que é e como funciona o processo de cotação de seguros!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Despesas fixas: o que são, quais os tipos e como reduzir?

attach_money
Planejamento Financeiro

Quais são as 4 principais vantagens de abrir conta digital?

attach_money
Planejamento Financeiro

Quer saber como negociar as suas dívidas? Veja nossas dicas!