Sustentabilidade

Dirigindo com sustentabilidade: confira os 9 carros menos poluentes

Você sabe quais são os carros menos poluentes? Veja uma lista para você acertar na escolha de um veículo sustentável.

Tornar o planeta mais saudável para todos é um desafio que precisa contar com esforços governamentais, empresariais e da sociedade civil, com ações macro e micro. O objetivo é que cada um faça a sua parte verificando os seus hábitos, como gasto de energia, manejo do lixo, entre outros. Por isso, ter em mãos uma lista com os carros menos poluentes pode fazer toda a diferença na hora de comprar o seu automóvel.

A boa notícia é que as montadoras já estão de olho nas mudanças propostas pela Agenda 2030, da ONU, e há carros sustentáveis no mundo todo, com preços e estilos variados no mercado, para atender necessidades diversas. Existem dois índices confiáveis para informar o nível de emissão de poluentes das marcas e dos modelos vendidos no Brasil: o Nota Verde e a Tabela Inmetro.

E então, vamos lá? Acompanhe abaixo mais informações sobre os índices e a lista com os 9 carros menos poluentes do Brasil para que você possa dirigir com sustentabilidade.

Os índices de emissão de poluição

Os índices levam em conta a emissão de poluentes convencionais, nível de emissão de CO2, tipo de combustível utilizado e autonomia do carro. Impulsionam, ao mesmo tempo, o motorista a ter um consumo consciente no trânsito e as montadoras a buscar tecnologias mais adequadas para desenvolver motores e veículos sustentáveis, e, portanto, menos poluentes.

O Nota Verde é uma ferramenta criada pelo Governo Brasileiro, por meio do Ibama, para informar à sociedade sobre a poluição dos carros. O sistema reúne, ainda, uma série de informações, como potência, consumo e tipo de combustível.

Já o Inmetro preparou uma tabela de consumo e eficiência energética por categorias, marcas e versões de mais de 680 modelos de carros presentes no mercado brasileiro. A tabela destaca os veículos mais econômicos com o selo CONPET de eficiência energética.

Os 9 carros menos poluentes do mercado

Existem algumas ações que você mesmo pode fazer para minimizar o impacto gerado pelo seu veículo e ser um motorista sustentável. Lembre-se de trocar os pneus sempre que necessário, fazer as revisões periódicas e descartar corretamente o óleo. Além disso, é indicado carregar apenas o peso indicado no manual, já que, quanto mais pesado ele estiver, mais exigirá do motor e gastará gasolina.

Agora, confira os veículos menos poluentes do mercado, levando em conta informações da Tabela Inmetro, em relação à economia de combustível e emissão de carbono. Os critérios também levam em consideração a fonte de energia utilizada. Todos os carros da lista têm o motor flex e receberam o selo CONPET.

1. Renault Kwid Life 1.0

O Kwid é conhecido como o SUV dos compactos por sua robustez, tecnologia e praticidade. Faz 14,9 km/l com gasolina e 10,3 km/l com etanol dentro da cidade. Emite 86 g/km de CO2 e 0,2 g/km de CO. Tem o selo A de proficiência e economia do Inmetro.

2. Volkswagen UP TSI 1.0

O UP TSI 2019 é considerado o carro mais econômico do país, de acordo com índice do Inmetro. O veículo, que conta com sistema de segurança, de som, retrovisores elétricos, entre outros acessórios, faz até 14,1 km/l com gasolina e 9,6 com etanol na cidade, com autonomia de mais de 800 km. Emite 86 g/km de CO2 e 0,3 g/km de CO.

3. Peugeot 208 Active 1.2

O carro tem o motor com a melhor autonomia do mercado, que faz até 1.000 km com um tanque só. Tem central multimídia touchscreen, painel de instrumento elevado, faróis com guia de luz de LED e conectividade para Android ou iOS — ele é considerado um compacto mais refinado. O veículo consegue fazer até 13,9 km/l com gasolina e 9,6 km/l com etanol na cidade, emite 89 g/km de CO2 e 0,4 g/km de CO.

4. Fiat Mobi Drive 1.0

Em 2016, o Mobi Drive bateu recorde de economia de consumo entre os carros produzidos no Brasil, chegando a fazer 20,9 km/l com gasolina na estrada. O modelo 2020 faz, no geral, 13,7 km/l com gasolina e 9,6 km/l com álcool na cidade. É uma ótima opção de compacto para quem quer rodar no cotidiano. O motor é o Firefly, e emite 90 g/km de CO2 e 0,32 g/km de CO.

5. Fiat Argo Drive 1.0

O Argo veio ao mercado para substituir o Palio, o Punto e o Bravo, e disputa mercado com o Chevrolet Onix e o Ford Ka. O modelo é considerado um dos carros mais interessantes da Fiat e consegue fazer 14,2 km/l com gasolina e 9,9 km/l com etanol na cidade. De acordo com a Tabela do Inmetro, o veículo emite apenas 90 g/km de CO2 e 0,5 g/km de CO.

6. Ford Ka SE 1.0

A terceira geração do Ford Ka chegou ao Brasil para competir com o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. É considerado um carro maduro, com vendas robustas. Apresenta câmbio automático, além de um motor moderno e flex, capaz de fazer 10,8 km/l com gasolina e 9,2 km/l com etanol na cidade. O tanque tem capacidade para 51 litros. Emite 92 g/km de CO2 e 0,7 g/km de CO.

7. Renault Sandero Authentique 1.0

Montado pela Renault, o modelo do Sandero Authentique tem motor flex e apresenta uma ótima média de consumo, sendo que alguns testes conseguiram registrar cerca de 14,2 km/l com gasolina e 9,5 km/l com etanol na cidade. Emite 93 g/km de CO2 e 0,163 g/km de CO.

8. Citroën C3 Origine 1.2

O C3 tem um motor um pouco mais potente do que os demais carros da sua categoria, mas também tem o preço um pouco mais elevado. O conforto e a mecânica são os seus pontos fortes. O veículo, que apresenta um tanque com capacidade de 55 litros, é flex e capaz de fazer 13,2 km/l com gasolina e 9,3 km/l com etanol na cidade. Emite 94 g/km de CO2 e 0,37 g/km de CO.

9. Chevrolet Onix 1.0

O Onix é um dos carros mais vendidos no país e tem porta-malas com capacidade para 280 l, além de alarme, sistema de pressão nas rodas, vidros elétricos, entre outros. O seu consumo chega a 12,8 km/l com gasolina e 8,8 km/l com etanol na cidade, e o seu tanque tem capacidade para 54 litros. Ele também figura na lista dos veículos que menos desvalorizam no mercado. Emite 95 g/km de CO2 e 0,482 g/km de CO.

A importância do planejamento financeiro para comprar um carro

Tão importante quanto escolher um carro que se adéque às suas necessidades, é fazer um planejamento financeiro minucioso para não comprometer a sua renda. Isso inclui levantar todos os seus gastos fixos, fazer uma planilha para estimar os gastos variáveis, entre outras atitudes. Assim, será possível avaliar quanto pode ser destinado à realização desse sonho.

Uma boa forma de fazer uma compra planejada é aderir a um consórcio. Nesse sistema, um grupo de pessoas se reúne, com auxílio de uma administradora, para pagar uma determinada quantia mensalmente com o objetivo de criar um fundo comum para a aquisição de bens ou serviços. A cada mês, uma carta de crédito é sorteada entre os participantes, até que todos sejam contemplados e tenham comprado o bem desejado. Realize o sonho de ter um automóvel sem se comprometerfinanceiramente.

Gostou das dicas? Então, veja também um guia prático para escolher o consórcio de carros ideal para você.
Guia Pratico Faca A Escolha Do Melhor Consorcio De Carros Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.