Qual o tamanho certo do capacete de moto? Saiba como escolher

Gostaria de saber qual é o tamanho certo do capacete de moto para conseguir escolher o melhor modelo? Leia este post!
  • Atualizado em April 7, 2022
  • Publicado em April 7, 2022
  • Seu carro

O capacete é um item se segurança obrigatório para quem pilota motocicletas. Há diversos modelos de capacetes disponíveis no mercado, que são certificados pelo INMETRO. Os mais sofisticados têm ventilação adicional, protetores de ouvido e proteção facial. Neste post, vamos explicar como escolher o tamanho ideal do capacete de moto e a importância de utilizá-lo. Acompanhe a leitura!

Por que o tamanho do capacete de moto é tão importante?

O capacete é um equipamento de proteção essencial para a segurança dos motociclistas. É indispensável durante a pilotagem e confere maior tranquilidade no trânsito. No entanto, para que ele realmente proteja o usuário durante os deslocamentos, precisa ser comprado no tamanho ideal, de modo que se encaixe perfeitamente na cabeça. Veja o porquê!

Acidentes de trânsito

Os acidentes de trânsito envolvendo motocicletas não são raros, visto que esse veículo depende totalmente do equilíbrio do usuário. Qualquer batida em outro automóvel, deslizamento na pista em dias chuvosos ou existência de buracos nas vias pode ser a causa de quedas e fraturas. Logo, caso o capacete esteja frouxo, ele será arremessado durante o impacto, comprometendo a segurança do motociclista e até do garupa.

Uso para o trabalho

Existem profissionais que utilizam a motocicleta durante todo o seu expediente de trabalho para fazer entregas de correspondências e mercadorias, por exemplo. Sendo assim, esse acessório é importantíssimo para proteger a vida e a integridade física desses profissionais. Se a pessoa escolher um capacete inadequado, poderá sofrer consequências graves.

Consequências graves

As consequências de acidentes que envolvem motocicletas podem ser leves, graves ou gravíssimas. Dificilmente, o usuário vai escapar de uma queda sem sofrer lesões. Entretanto, o uso de um capacete inadequado pode ser a causa de fraturas no crânio, que podem elevar os índices de ferimentos mais sérios. Portanto, nunca deixe de utilizar o tamanho do capacete de moto apropriado, a fim de eliminar esse tipo de risco.

Quais são os tamanhos de capacete disponíveis no mercado?

Existem tamanhos distintos de capacetes de moto e é fácil selecionar um que seja do tamanho certo para evitar dores, desconfortos e o comprometimento da visão. Você vai encontrar no mercado os capacetes número 53-54, 55-56, 57-58, 59-60, 61-62, 63-64.

Como escolher o número ideal para você?

O primeiro passo é tirar a medida da sua cabeça, passando a fita métrica em volta do crânio, na altura da testa. Anote o resultado em centímetros e compre um capacete que tenha a medida aproximada.

Tire as medidas

Experimente o capacete antes de comprar e considere que ele deve estar justo, pois poderá se alargar com o uso — mas não apertado. Dessa forma, se você mediu 55 centímetros, pode escolher o número 56 com tranquilidade. Não use capacetes mais largos nem tente improvisar. Ajuste também as alças para que ele esteja bem firme na cabeça.

Seja paciente

Pode ser que nos primeiros dias você sinta um desconforto ao usar um capacete que fique firme, mas logo ele se ajustará à sua cabeça e não haverá mais incômodos. Não se esqueça ainda de limpá-lo periodicamente para evitar o desenvolvimento de bactérias e de mofo.

Considere a faixa etária

Na hora de decidir qual capacete é o mais indicado, considere que, se o usuário for criança, a numeração pode variar entre 50 e 54 centímetros. Já o tamanho adulto varia de 56 até 62 centímetros.

Faça testes

Coloque o capacete, observe se os olhos estão no centro da abertura da viseira e se o acessório se encaixou no seu rosto. Ele deve pressionar as bochechas, mas não deve ficar muito apertado na região da nuca nem deixar lacunas em nenhuma região da cabeça.

Sinta a pressão

Tente perceber se há pontos de pressão e se eles estão distribuídos de modo uniforme ao redor do crânio. Se estiverem concentrados em apenas um ponto, depois de algum tempo causará uma terrível dor de cabeça.

Quais outras características observar durante a escolha?

Certifique-se de que o capacete selecionado atende a Resolução nº 453/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e a Norma Brasileira Regulamentadora — NBR nº 7471/2015 — da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), assim como a Portaria INMETRO nº 086/2002. Veja a seguir outros aspectos que precisam ser observados!

Necessidades do usuário

Caso você tenha que utilizar o capacete para viagens longas ou para o trabalho diário, escolha um modelo feito em fibra de carbono, que é mais leve e resistente. Selecione um acessório com sistema de ventilação e que garanta uma boa aerodinâmica, evitando que a viseira embace.

Cores brilhantes

Nas cidades, prefira utilizar modelos fabricados com fibra de vidro, que são ideais para velocidades médias, mais resistentes e leves. Opte por um capacete que tenha cores brilhantes para que outros condutores tenham mais visibilidade e cooperem com a sua segurança no trânsito.

Já sabe qual é o seu tamanho do capacete de moto? Depois de escolher o modelo e o número perfeito para você, confira se o acessório tem os selos de certificação do INMETRO. Escolha o capacete que oferecer mais segurança, ele poderá salvar a sua vida.

Gostou do conteúdo? Além do capacete, está pensando em comprar uma moto? Então, agora conheça 5 vantagens de participar de um consórcio de motos!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Lançamento de carros 2022: os 7 modelos mais esperados

drive_eta
Seu carro

Motos 2022: veja os melhores modelos para comprar e como fazer isso

drive_eta
Seu carro

Consórcio de veículos vale a pena? Descubra aqui!