O consórcio é recomendado para quem não tem muita urgência para conseguir o acesso a um carro ou imóvel: para obter a carta de crédito, pode ser necessário esperar alguns meses até ser sorteado. Mas uma forma de adiantar isso é fazendo um dos dois tipos de lance disponíveis no consórcio.
Afinal, para que serve o lance?
O lance é a antecipação de algumas parcelas do consórcio. Quando o consorciado deseja aumentar as suas chances de receber o crédito, pode fazer uma oferta.
Tipos de lance
Lance livre
No lance livre, é aceito qualquer valor ou percentual escolhido pelo consorciado, normalmente vence quem ofertar o maior lance. Em caso de empate, a administradora fará um sorteio para determinar o contemplado.
Lance fixo
O lance fixo estipula um valor (ou percentual) preestabelecido, determinado em contrato. Se mais de uma pessoa ofertar o lance fixo é realizado um sorteio para definir o contemplado.
Nos dois casos você só paga o lance se ele for o vencedor.
Tipos de pagamento
O pagamento do lance pode ser feito com recursos do próprio consorciado ou descontando o valor da carta de crédito, que é conhecido como lance embutido.
Se o consorciado não for contemplado, a carta de crédito continuará intacta e ele não precisa pagar o lance.
Utilize seu FGTS
E, se você participa de um consórcio para bens imóveis, pode utilizar o saldo do seu FGTS para pagamento do lance.
Conhecer melhor sobre os tipos de lance pode te ajudar a colocar as mãos no seu novo carro ou imóvel o mais rápido possível. E você, já fez lance em consórcio alguma vez? Qual modalidade utilizou? Conte para a gente nos comentários abaixo!