Tudo Sobre Consórcio

Como funciona um consórcio: quem está apto a participar desse negócio?

Quer saber se o consórcio é uma boa opção para você? Confira no nosso artigo quais são as vantagens!

O consórcio é uma modalidade de aquisição repleta de vantagens. Com uma contratação prática, oferece condições para todos os bolsos e necessidades. Porém, é comum que algumas pessoas achem que essa alternativa só é indicada para quem tem mais idade ou posses.

A verdade é que é possível e benéfico começar ainda jovem. Entrar em um grupo já nos primeiros anos da vida adulta vai fazer com que você tenha uma nova visão financeira e resultados únicos sobre o seu patrimônio.

Quer descobrir quem pode participar e quais são as possibilidades para você? Continue a leitura e saiba tudo!

Entenda o que é um consórcio

O consórcio é uma forma de compra planejada, onde um grupo de pessoas com um objetivo comum se reúnem para poupar em conjunto. Cada participante paga sua parcela mensal formando uma espécie de fundo comum que possibilita as contemplações.

A contemplação é o momento em que o consorciado tem acesso à carta de crédito para adquirir o bem desejado. Ela pode acontecer de duas formas: por meio de sorteio ou de lance.

No sorteio um ou mais participantes são contemplados de forma aleatória. Já no lance, o consorciado oferta um valor que corresponde à antecipação de parcelas do consórcio. Ao fazer essa oferta, o consorciado aumenta as suas chances de ser contemplado. Vale lembrar que só é necessário pagar esse valor caso o lance seja o vencedor.

O consórcio é organizado por uma administradora de consórcio, que é fiscalizada pelo Banco Central do Brasil. Ela é responsável por gerir o grupo de consórcio, mantendo sua saúde financeira.

Uma grande vantagem do consórcio é que não há cobrança de juros. O que existe é a taxa de administração, que geralmente tem um valor bem mais acessível se comparado a outras formas de aquisição parcelada. Essa taxa é um percentual prefixado em contrato, que é diluído ao longo do prazo de pagamento do plano.

Descubra quem pode fazer um consórcio

Agora que você já sabe como funciona um consórcio, é essencial entender quem pode realizá-lo e se juntar aos grupos. Em termos legais, os maiores de 18 anos podem assinar esse contrato sem que precisem de nenhuma autorização especial. Como a contratação inicial não depende de uma análise de crédito, o processo é facilitado nessa etapa.

No entanto, a lei também permite que maiores de 16 anos e menores de 18 anos façam a contratação. Para tanto, devem ser representados pelos pais ou responsáveis legais, que assumem as obrigações até que o menor se torne maior de idade. Na prática, é possível que pessoas em diversos momentos e fases da vida façam a contratação.

Saiba para quem a modalidade é indicada

Entender como funciona um consórcio também significa reconhecer que essa modalidade pode ser mais indicada para umas pessoas que para outras. Tudo depende do perfil e das expectativas — e não tem nada a ver com a idade.

Por se tratar de uma modalidade de compra planejada, o consórcio é indicado para quem pode esperar para receber o bem. Quem tiver o objetivo de já comprar após a assinatura não vai se dar bem nessa alternativa. Por outro lado, quem reconhece e aproveita a importância do planejamento explora a possibilidade ao máximo.

E, por falar em organização e planejamento, é essencial considerar o seu orçamento. Como é preciso manter a cota em dia, o ideal é não ter mais de 30% da renda comprometida por ele. Mesmo quem for mais novo pode pensar nisso para tomar uma boa decisão!

Conheça os benefícios de um consórcio para jovens

E já que é uma ótima opção começar a pensar no seu futuro desde cedo, vale explorar os benefícios de contratar o consórcio. Com a seleção de uma boa administradora e conhecimento dos seus objetivos, dá para alcançar ótimos resultados. Quer ver?

Capacidade de economizar

Muita gente tem dificuldade para guardar dinheiro, ainda mais os jovens. No começo da carreira ou diante das responsabilidades iniciais da vida adulta, parece difícil ter o comprometimento necessário para poupar.

A boa notícia é que a maneira como funciona um consórcio estimula esse hábito benéfico. Com o pagamento das parcelas, você acaba incluindo o valor no orçamento, de uma forma natural. Assim, é fácil gerenciar as finanças.

Maior segurança

Ao fazer um consórcio desde jovem, é possível manter as finanças sob controle. Isso ajuda a evitar dívidas e possibilita que você tenha mais segurança na vida financeira. É um ótimo jeito de melhorar a sua inteligência sobre o dinheiro e de conquistar uma rotina confortável e adequada ao seu padrão de vida.

Além do mais, o consórcio contratado em uma boa administradora oferece total proteção e controle dos órgãos competentes. Você tem a certeza de receber o bem ou o serviço e, assim, ter uma boa experiência.

Compatibilidade com o orçamento

Os consórcios aparecem em vários tipos, com características para todos os gostos e necessidades. Você consegue escolher o valor da carta de crédito, o tipo de bem e até o tempo de pagamento. Assim, fica simples definir uma parcela que seja confortável.

Isso garante a aquisição do que você deseja com maior facilidade e sem apertar as suas finanças. Principalmente no começo da vida, em que o orçamento é um ponto-chave, isso vem a calhar e traz benefícios.

Construção de patrimônio

Como falamos, não é preciso esperar ficar mais velho para construir um patrimônio. Você pode fazer um consórcio desde já, adquirir um bem e alugá-lo ou utilizá-lo em atividades específicas. Ao obter essa renda extra, você pode entrar em outros consórcios e aumentar as suas propriedades.

Também é um jeito de conquistar bens que farão parte da sua vida e da sua família, se for o caso. Isso traz mais segurança e resultados bem melhores.

Saiba como funciona a aquisição de bens em um consórcio

Outro ponto importante dessa modalidade de compras é que ele é bastante versátil. Ao contratar um consórcio, você tem a possibilidade de adquirir diversos bens.

No consórcio imobiliário, por exemplo, é possível comprar uma casa ou um apartamento, que pode ser novo, usado ou na planta. Também é possível fazer reformas, adquirir terrenos ou construir.

Já no consórcio de veículos, dá para escolher carros, motos, caminhonetes, caminhões e até lanchas. Demais, não é? Com tantas opções, é viável selecionar aquilo que faz sentido para o seu momento e até para o seu futuro.

Depois de entender como funciona um consórcio, fica claro que essa alternativa é interessante para todas as idades. Ao começar jovem, é fácil aproveitar ainda mais as suas vantagens e conquistar os melhores resultados. Com uma boa administradora, o sucesso é garantido!

Para aumentar os seus conhecimentos, baixe o nosso guia gratuito e saiba como se tornar um consorciado com segurança!
Guia Do Consorciado Saiba Como Fazer Um Consorcio Com Seguranca Banner Artigo Blog

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 12 de Novembro de 2019

consórcio como funciona consórcio como funciona consórcio o que é consórcio o que é

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.