4 passos para comprar veículo particular com carta de crédito

Entenda neste artigo como comprar veículo particular com carta de crédito e como se preparar para a contemplação.
  • Atualizado em October 17, 2022
  • Publicado em October 17, 2022
  • Consórcio

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como comprar veículo particular com carta de crédito. É possível escolher qualquer modelo? Novo ou seminovo? O pagamento acontece de que forma? Essas são questões recorrentes e que se não forem explicadas corretamente comprometem a decisão do consorciado em longo prazo.

Para que você consiga aproveitar todas as vantagens no momento de tirar o sonho do papel, criamos um verdadeiro passo a passo de como fazer a compra do veículo com carta de crédito e acertar em cheio na sua escolha. Siga com a leitura!

Como comprar um veículo com carta de crédito?

Depois da contemplação da carta de crédito, é necessário seguir algumas etapas até ter as chaves do veículo desejado em mãos. O primeiro passo é reunir os documentos solicitados pela administradora para que aconteça a liberação da carta de crédito.

Um fator muito importante é que o consorciado não esteja com o nome inserido em serviços de proteção ao crédito por causa de dívidas e esteja com as parcelas do consórcio em dia. Esse critério reforça a importância de cumprir sempre com os compromissos de pagamentos, organizar bem a vida financeira e tomar as decisões em relação a compra do carro de maneira tranquila.

Já com a carta em mãos, a etapa seguinte é ir até uma concessionária para fazer a escolha do veículo de acordo com a sua preferência com toda segurança e liberdade. Sem deixar de lado, é claro, o poder de compra oferecido pela carta de crédito que funciona como um pagamento à vista.

Como funciona o consórcio veicular ?

No consórcio veicular, o consorciado encontra a possibilidade de comprar de forma planejada um carro, uma moto e outros tipos de veículos, como caminhões. Pessoas físicas e jurídicas com o mesmo desejo se juntam para formar grupos que são gerenciados por uma administradora de consórcio.

Essa administradora responsável precisa estar cadastrada pelo Banco Central do Brasil. A partir disso, o valor do automóvel desejado é diluído em um prazo determinado e acordado entre os participantes do grupo do consórcio. Os recursos das parcelas vão para uma espécie de poupança que forma um fundo comum. É dele que vão sair os valores das cartas de crédito.

Todos se comprometem a fazer os pagamentos das parcelas de acordo com o contrato estipulado. Da mesma maneira dos outros tipos de consórcio que existem no mercado, a contemplação pode acontecer a qualquer momento durante o prazo do plano inicialmente contratado. Isso pode ser feito por meio de um sorteio ou por meio de um lance.

Quais os passos necessários para comprar veículo com carta de crédito?

A carta de crédito, depois da contemplação, representa o valor que o consorciado tem disponível para adquirir o veículo desejado. Na compra do veículo particular, que inclusive pode ser usado, fica mais simples escolher o que mais se encaixa no seu estilo de vida, valor estipulado no orçamento e organização financeira.

Todo o processo de compra do veículo particular com carta de crédito acontece de maneira simples. Veja, a seguir, o passo a passo.

1. Ter a carta de crédito liberada

A carta de crédito, em uma situação como essa, funciona como um instrumento financeiro. Afinal de contas, é por meio dela que o consorciado poderá adquirir o carro de acordo com a categoria do consórcio contratada.

Um esclarecimento importante em relação à carta de crédito é que ela se mantém com o mesmo valor e a mesma liquidez caso o consorciado queira comprar um veículo de outro fabricante, diferente do informado no início do consórcio. Como citamos acima, o acesso à carta de crédito será feito por meio da contemplação.

Sorteios

A contemplação acontece mensalmente durante a realização das assembleias ordinárias mediante sorteio ou lance. Algumas administradoras optam pelos números da Loteria Federal para definir os números sorteados, e outras consideram melhor fazer os sorteios das assembleias on-line.

O acesso à carta de crédito aos sorteados é feita no valor do plano contratado, independentemente do número de parcelas pagas. Assim, todos os participantes concorrem diante das mesmas condições.

Lance

Já na contemplação por lance, o processo é muito parecido com um leilão e pode ser feito pelos canais de atendimento da administradora. Entre as duas possibilidades para o consorciado existem o lance fixo e o lance livre. Ao ofertar um lance, o consorciado só precisa realizar o pagamento, caso o seu seja o vencedor.

2. Apresentar a documentação exigida pela administradora

Depois de ser contemplado, chega o momento de apresentar a documentação exigida para comprar o veículo particular com a carta de crédito. Vale ressaltar que cada administradora tem suas regras para a liberação dos recursos e isso influencia diretamente no tempo em que a carta de crédito fica disponível e na documentação exigida.

Normalmente, na compra pessoa física, o consorciado precisa apresentar, por exemplo, RG, CPF, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), comprovante de residência e comprovante de renda atualizados. Essa etapa faz muita diferença, pois traz mais segurança ao grupo do consórcio.

Isso porque o contemplado deve continuar realizando o pagamento das parcelas mesmo depois de adquirir o bem. Os documentos passam por uma análise de crédito e, depois da aprovação, o valor é liberado.

3. Escolher o veículo

Agora chega o momento tão aguardado por quem sonha em ter um veículo. Escolher o modelo que será comprado com a carta de crédito envolve uma série de possibilidades. Dá para comprar um veículo novo ou seminovo, tudo conforme sua preferência e o valor disponível na carta de crédito.

Também é necessário apresentar a documentação do veículo que será comprado. O consorciado deve enviar a administradora todas as informações do automóvel, como marca, modelo, cor, ano de fabricação, entre outros dados. Além disso, caso o veículo seja usado, ele precisa atender às regras da administradora estipuladas em contrato.

4. Pagar o veículo com a carta de crédito

Somente é necessário comunicar à administradora as informações do veículo escolhido conforme o que foi descrito em contrato. Com o negócio definido, o repasse do valor será feito pela administradora que efetua o pagamento sem que o dinheiro precise ir diretamente para o consorciado.

Quais as vantagens que a carta de crédito proporciona?

Como falamos, a grande vantagem, aqui, é que a carta de crédito funciona como um pagamento à vista. Ou seja, é possível negociar bons descontos ou até mesmo outros benefícios na hora de encontrar o melhor preço com a concessionária e levar um veículo até melhor do que os pesquisados inicialmente.

Além disso, para quem deseja realizar sonhos sem dar uma quantia de entrada, o consórcio de veículos é uma excelente opção. O valor do automóvel é parcelado integralmente pelo prazo do plano contratado. Você consegue manter uma organização financeira, se planejar para quando for contemplado e ainda ter em vista outros desejos que podem ser conquistados da mesma forma depois da compra do carro. A seguir, listamos outras vantagens que a carta de crédito proporciona. Confira.

Ausência de juros

A ausência de juros é uma questão que chama a atenção de quem já tem um carro e deseja substituí-lo por outro com tranquilidade ou conseguir o primeiro sem fugir do planejamento financeiro. De fato, quando se trata de decidir como comprar com carta de crédito veiculo particular, vale pensar em cada detalhe para que todas as vantagens sejam aproveitadas.

Diferente de outras modalidades de compra disponíveis no mercado, o consórcio veicular não apresenta juros. O que existe, neste caso, é a taxa de administração, correspondente a um percentual fixo do valor da carta de crédito e é diluída ao longo de todo o prazo de pagamento do plano do consórcio.

Reajustes periódicos

Os reajustes periódicos estão previstos em contrato e têm o objetivo de manter a carta de crédito com valor suficiente para a aquisição do automóvel desejado. Isso acontece para manter o poder de crédito do consorciado independentemente de quando aconteça a sua contemplação.

Como a carta de crédito pode ser usada na compra de qualquer bem, desde que esteja dentro da categoria selecionada na aquisição do plano, existe a flexibilidade de marca e modelo para escolher conforme suas necessidades.

Basta apenas comunicar a administradora e manter os pagamentos das parcelas em dia. Por esse motivo, é indispensável conhecer todas as regras do plano do consórcio contratado, tirar todas as dúvidas com a administradora e pesquisar quais são todas as possibilidades envolvidas. Dessa forma, além de tomar decisões de maneira muito mais confiantes, é possível evitar pular etapas e se atrapalhar em uma escolha tão importante como a de um carro novo.

Pronto! Agora você já sabe como comprar veículo particular com carta de crédito. O consórcio de automóvel é realmente um diferencial pela flexibilidade e a liberdade de escolha que oferece. Tudo isso sem comprometer seu planejamento financeiro a longo prazo. No entanto, o grande segredo é escolher uma administradora de confiança e experiente no mercado que ofereça toda a assistência necessária no momento de adquirir um novo bem.

Gostou das informações do artigo? Então use o nosso simulador de consórcio para calcular o valor aproximado do bem que você deseja agora mesmo.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
monetization_on
Consórcio

Como declarar consórcio no Imposto de Renda: passo a passo

monetization_on
Consórcio

Descubra como entrar em um consórcio: passo a passo prático!

monetization_on
Consórcio

Saiba como escolher o melhor consórcio em 8 dicas práticas