Tudo Sobre Consórcio

Conheça os tipos de lance em consórcios para encurtar o tempo de contemplação

Você sabe que tipos de lance pode usar no consórcio? Leia nosso post e fique por dentro do assunto.

Os consórcios facilitam muito a aquisição de bens, principalmente daqueles mais caros. Nesse sistema, os participantes pagam parcelas durante o tempo de vigência do plano escolhido e podem receber seu crédito entre o primeiro e o último mês. Por isso, ele é recomendado para quem não tem urgência e pode esperar pela carta de crédito. Mas, se no caminho bater a pressa, vale a pena simular o lance no consórcio para tentar antecipar a contemplação.

O lance pode acelerar esse processo, pois ele facilita o acesso à carta de crédito, sem depender exclusivamente da sorte. Agora, para conseguir acertar na oferta e sair vencedor, você precisa conhecer algumas dicas.

Quer saber mais? Confira o que você precisa saber sobre lances no post de hoje!

Como acontece a contemplação?

Quem adquire uma cota se torna um consorciado e passa a fazer parte de um grupo, no qual todos os membros desejam adquirir um bem semelhante (seja uma casa, um carro, por exemplo).

As assembleias são reuniões mensais que ocorrem entre os consorciados de um grupo e a respectiva administradora do consórcio. De acordo com a Lei 11.795/2008, os grupos de consórcio só são de fato constituídos após a realização da primeira assembleia.

Previamente agendadas no calendário de cada grupo, as assembleias configuram um momento de grande expectativa dos participantes do consórcio. Seja por meio de sorteio ou de lances, é nesse momento que novos contemplados são conhecidos.

O objetivo principal das reuniões de assembleia é a contemplação dos consorciados. No entanto, também são tratados outros assuntos de interesse exclusivo do grupo, como a prestação de contas da administradora, por exemplo.

O que é o lance?

O lance é a oferta de um valor que serve para aumentar as chances de contemplação. A cada mês, antes da assembleia, o consorciado que quiser fazer uma oferta formaliza seu interesse à administradora e concorre com os demais membros do grupo que ofertarem lances.

Assim, quanto maior for o valor que o consorciado puder oferecer, maiores são as chances de ser contemplado. No contrato de adesão são especificadas as regras sobre os lances, que podem apresentar diferenças de acordo com cada administradora. De maneira geral, a formalização da oferta pode ser feita por telefone ou pela internet, na área do cliente.

Os lances se dividem em livres e fixos. Nesses casos, o consorciado oferece um valor que esteja dentro das suas possibilidades financeiras para tentar encurtar o tempo de contemplação.

A seguir, veremos com mais detalhes cada tipo de lance e suas características.

Quais são os tipos de lance?

Lance livre

O lance livre é o mais comum. Nessa opção, o consorciado formaliza à administradora seu interesse em fazer uma oferta, respeitando as características específicas de cada grupo. A regra geral é que o total seja de, pelo menos, 1% da carta de crédito, mas existe liberdade em relação às ofertas — de acordo com os critérios estabelecidos pela administradora.

O vencedor é aquele que oferece mais, tal como um leilão. Em caso de empate, a administradora define o vencedor seguindo as normas previstas em contrato. De modo geral, a escolha pode ser feita por sorteio.

Lance fixo

Como o próprio nome já sugere, o lance fixo corresponde a um percentual previamente determinado no contrato — que varia conforme a administradora, mas geralmente gira em torno de percentuais como 25%, 30%, 45% e 50% do total da carta de créditomais as taxas.

No entanto, você pode estar se perguntando: se a oferta é a mesma, como há um ganhador? As regras variam de acordo com a administradora. Na maioria das vezes, os consorciados que oferecem um lance fixo participam de um sorteio exclusivo entre eles — supervisionado pela empresa responsável pelo consórcio.

Nesse caso, o número de concorrentes cai, e as chances de ganhar são mais altas. Quando apenas um consorciado oferece o lance fixo, ele obviamente é o ganhador e recebe sua carta de crédito. Quando a administradora determina dois (ou mais) valores diferentes para os lances fixos, são feitos sorteios diferentes durante a assembleia — um para cada faixa de oferta.

Modalidade de pagamento

Uma modalidade de pagamento bastante conhecida é o lance embutido. No lance embutido, o consorciado aumenta o valor do seu lance oferecendo parte da sua própria carta de crédito, descontando esse montante na hora da contemplação. Geralmente, existem percentuais máximos permitidos para lances embutidos.

A título de exemplo, suponha participar de um consórcio de R$ 476 mil (crédito + taxas). Neste grupo, está previsto em contrato o lance embutido de 25%. Dessa forma, caso você seja o vencedor nessa modalidade, o valor será descontado de sua carta de crédito. Ou seja, sua carta de crédito terá redução de R$ 119 mil.

Por isso, quando simular o lance no consórcio, leve em consideração essa questão. Pare para avaliar se o novo valor atende as suas expectativas e necessidades, focando no bem que deseja adquirir.

É possível usar o FGTS como lance?

Em alguns consórcios imobiliários, é possível usar até 100% do saldo do FGTS como lance. Para isso, o consorciado deve apresentar seu extrato à administradora. É preciso, contudo, conferir as regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) para o uso do FGTS, que pode limitar o tipo de imóvel, sua localização e o perfil do consorciado. Veja abaixo algumas exigências para utilização do Fundo de Garantia:

- o consorciado deve ter trabalhado pelo menos 3 anos de carteira assinada, ou seja, no regime do FGTS;
- ele não pode ser proprietário de imóvel residencial urbano, construído ou em construção, que esteja localizado no mesmo município e região metropolitana em que reside ou trabalha;
- o titular do consórcio também não pode ter financiamento ativo no SFH em nenhuma parte do país;
- o imóvel deve ser residencial, urbano e precisa estar na faixa permitida, que varia conforme a localização.

Consórcios voltados para compra de veículos, imóveis comerciais ou terrenos não permitem a utilização do FGTS.

Um outro detalhe é que o lance dado com o FGTS é considerado embutido, devido ao modo como esse recurso é utilizado.

Muitos investidores combinam as duas formas de lance embutido — usando o Fundo de Garantia e parte da carta de crédito — para aumentar ainda mais suas possibilidades de antecipar a contemplação.

Como escolher o melhor valor para o lance?

Mas, independentemente de onde venha o dinheiro, a pergunta que mais importa é: como decidir qual valor oferecer como lance? Para chegar à resposta, siga as dicas abaixo.

Estude consórcios semelhantes

Os grupos costumam ter dinâmicas semelhantes. Assim, busque um que tenha valor e prazo parecidos com o seu e analise informações como:

- histórico de lances vencedores;
- período em que houve maior oferta (início, meio ou fim);
- características dos lances nos períodos de fim e começo de ano.

É bem possível que seu grupo atual tenha um comportamento similar. Se você comparar os meses decorridos, pode perceber isso. Portanto, essa é uma avaliação que pode trazer informações importantes.

Acompanhe as assembleias

As assembleias são importantíssimas para quem quer dar um lance vencedor. Nelas, você pode obter detalhes sobre a movimentação do seu grupo e, sabendo quais os valores ofertados por outros consorciados, é possível ter uma ideia do quanto precisa para ganhar a disputa.

Tenha um objetivo definido

Quando reunir informações suficientes para embasar a definição do valor e momento ideais para dar um lance, determine seu objetivo e procure reunir recursos para fazer a oferta nos meses seguintes.

Prepare-se financeiramente

Organizar suas finanças pode ser um passo fundamental para conseguir conquistar sua carta de crédito. Esqueça os gastos supérfluos e foque no bem que tanto deseja. Abrir mão de saídas noturnas ou de almoçar fora todos os dias já ajuda bastante a melhorar o orçamento doméstico, concorda?

Por que fazer um consórcio com a Racon Consórcios?

Agora que você já sabe como aumentar as chances de dar um lance vencedor, vamos falar de algo importante: para qualquer investimento, é necessário saber escolher seu parceiro de forma inteligente. Você precisa comparar as taxas praticadas entre as administradoras e escolher aquela que tem mais respaldo para dar a segurança que seu dinheiro necessita.

Há três décadas no mercado, a Administradora da Racon Consórcios é uma das líderes no mercado de consórcio de bens pesados e está entre as maiores administradoras de consórcios de imóveis.

A Racon oferece planos de consórcio para aquisição de imóveis e veículos com flexibilidade, segurança e respaldada por uma sólida estrutura de atendimento e de processos, que garantem aos seus consorciados confiança e transparência para investir e conquistar patrimônio.

Além disso, possui uma rede de franquias com mais de 190 pontos de venda em 15 estados brasileiros, levando comodidade, praticidade e economia para quem deseja fazer um consórcio.

Que tal começar agora mesmo a planejar seu consórcio e a conquista dos seus sonhos? Se você gostou das informações que trouxemos, leia mais e entenda como funciona uma assembleia de consórcio

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 22 de Agosto de 2016 | Atualizado em 1 de Janeiro de 1.

tipos de lance em consórcios tipos de lance em consórcios lance livre lance livre lance fixo lance fixo lance embutido lance embutido lance lance FGTS FGTS