Tudo Sobre Consórcio

Guia prático: entenda como funciona o lance de consórcio

Tudo o que você precisa saber para dar um lance de consórcio e adiantar o sonho da casa ou do carro!

Seu objetivo é claro: você quer comprar o primeiro carro ou a casa própria. Ou, quem sabe, pretende adquirir um imóvel mais espaçoso do que o atual para a família que cresceu ou dar um upgrade no modelo de seu veículo. Se a compra de bens de alto valor como esses está em seu horizonte, você precisa de um plano para alcançar a meta.

A maioria das pessoas não tem recursos para comprar esses bens à vista. Isso, no entanto, não é justificativa para adiar o sonho. O consórcio é uma opção para quem pretende comprar um veículo ou um imóvel, mas não dispõe ainda de todo o recurso necessário.

Além disso, o lance de consórcio é uma medida que pode agilizar esse processo. Se você deseja saber como ele funciona e encontrar outras informações relevantes, continue lendo o texto!

O que é um consórcio?

Seguro, eficiente e viável, o consórcio é a união de pessoas físicas ou jurídicas em grupo com o objetivo de adquirir bens ou serviços e, auxiliados por uma administradora, realizam o pagamento de mensalidades que cabem no bolso — de modo a criar um fundo para a compra desses bens.

Nas assembleias são realizados os sorteios que definirão quem receberá a carta de crédito para comprar o bem. Mas não é preciso esperar ser sorteado para contemplá-la. Você pode adiantar a chegada da carta de crédito dando um lance de consórcio!

O melhor de tudo é poder fazer uma simulação para se ter a noção dos valores das parcelas, de acordo com o bem desejado. Assim, você pode planejar os pagamentos de maneira antecipada.

O que é o lance de consórcio?

O lance é o adiantamento de valores pelo consorciado. Uma vez ofertados, podem fazer com que você tenha acesso mais cedo ao bem. Suponhamos que alguém consiga economizar um pouco além do que esperava ou recebeu um dinheiro a mais, inesperado.

Nesses casos, ele pode ofertar à administradora esse valor para, em troca, receber antecipadamente a sua carta de crédito.

Para ter validade, o lance deve ser oferecido à empresa que cuida da administração dentro do prazo estabelecido, antes da assembleia mensal dos consorciados, na qual é feita a realização do sorteio do crédito.

Existem dois tipos de lance: o livre e o fixo.

Lance livre

No lance livre, é aceito qualquer valor ou percentual escolhido pelo consorciado, normalmente vence quem ofertar o maior lance. Em caso de empate, a administradora fará um sorteio para determinar o contemplado.

Lance fixo

O lance fixo estipula um valor (ou percentual) preestabelecido, determinado em contrato. Se mais de uma pessoa ofertar o lance fixo é realizado um sorteio para definir o contemplado.

Nos dois casos (livre e fixo) você só paga o lance se ele for o vencedor. O pagamento do lance, pode ser feito com recursos do próprio consorciado ou descontando o valor da carta de crédito, que é conhecido como lance embutido. 

A grande vantagem do lance embutido é que não é preciso ter o dinheiro em mãos, você usa parte do crédito. Porém, o consorciado deve estar ciente de que sua carta de crédito diminuirá, já que parte do montante servirá para pagar o lance.Se não for contemplado, a carta de crédito continuará intacta e não precisa pagar o lance.

Carro ou casa usados como lance

Essa é uma opção para quem entrou no consórcio em busca de melhorar seus bens. Caso a administradora aceite o seu veículo ou imóvel como um lance, o bem deverá ser avaliado por uma corretora estabelecida pela administradora e o valor estimado na avaliação corresponderá ao seu lance do consórcio.

FGTS como lance

Em consórcios imobiliários é possível usar até 100% do saldo do FGTS para oferecer como lance embutido. Para isso, o consorciado deve apresentar seu extrato à administradora. É preciso, contudo, conferir as regras de uso do FGTS.

Como fazer um bom lance?

É praticamente impossível estimar um valor ou percentual do crédito que te levarão a dar um lance com contemplação garantida. O que é ou não um bom lance sempre variará, mas existem algumas dicas que você deve seguir para fazer um lance vencedor. Vamos a elas:

Leia o contrato

Pode parecer óbvio, mas nem todo mundo está atento aos detalhes do contrato quando formula um lance. Antes de mais nada, reveja o que diz o documento sobre as regras e especificidades estabelecidas pela administradora.

Para ter chances, você deverá segui-las à risca e tentar entender como essas limitações podem interferir nas ofertas feitas pelo seu grupo. Assim, será possível traçar um plano mais efetivo.

Estude o perfil do seu grupo de consórcio

Para ter um lance competitivo, você precisa saber qual o potencial de oferta dos demais consorciados. Se a sua condição de oferta estiver abaixo das do restante do grupo, você não terá êxito. Observe os lances já dados por outros consorciados para balizar sua análise.

Outra recomendação útil é tentar marcar presença nas assembleias. Tradicionalmente presenciais, algumas empresas adotaram a prática de realizá-las em ambientes virtuais, e outras realizam de acordo com  o resultado da Loteria Federal. De qualquer modo, informe-se com a empresa que cuida da administração e seja um frequentador assíduo.

Aos poucos, faça observações pontuais do seu grupo. Logo você saberá como ele se comporta e reunirá informações úteis para fazer lances com maiores chances de serem aceitos. Observe, sobretudo:

- o valor médio do lance;
- a reincidência de ofertas feitas por uma mesma pessoa;
- os valores dos lances que já foram aceitos.

Acumule entre 20% e 50% do montante do crédito

Um bom lance geralmente está nessa faixa de valor. Por isso, costuma valer a pena esperar mais um ou dois meses para acumular uma reserva que se encaixe nesses percentuais. Mas, claro, existem exceções. Portanto, não deixe de avaliar o perfil dos consorciados.

Uma dica para conseguir fazer esse acúmulo é traçar um bom planejamento financeiro familiar. Assim, você conseguirá poupar sem comprometer as necessidades rotineiras, que são mais imediatas e não podem ficar paradas.

Analise suas próprias finanças

Lembre-se de fazer um cálculo cuidadoso e respeitar suas condições financeiras na hora de elaborar o lance do consórcio. Planejar é a chave para o sucesso. A ansiedade, por sua vez, é uma má conselheira nesses casos. Seja racional e não se esqueça de que a pressa é inimiga da perfeição — e das finanças!

Observe algumas variáveis

Observar determinados quesitos pode fazer muita diferença na hora de ofertar um valor. Há, por exemplo, administradoras que estabelecem um limite mínimo para os lances e isso deve ser levado em conta para conceber uma boa estratégia.

Se, por outro lado, você resolver apostar em valores altos, o ideal é se aproximar de 50% da carta de crédito, conforme já mencionado. 

A condição financeira do país também precisa ser considerada. Em períodos de recessão, dificilmente alguém ofertará algo fora do esperado ou demasiadamente alto. Esses momentos são mais propícios para receber o crédito mesmo com uma oferta baixa.

Aliás, ainda seguindo esse mesmo raciocínio, os meses do início do ano são mais propícios para vencer com uma oferta abaixo da média. Afinal, neles as pessoas costumam estar mais apertadas ou destinando seu dinheiro para outras finalidades, como pagamentos de impostos ou material escolar para os filhos.

Faça os cálculos corretos

Ao se planejar, pense sempre no seu lance e no percentual que ele representa do valor total da carta de crédito. 

Independentemente da quantidade de parcelas restantes, é recomendável tentar atingir a maior porcentagem possível para fazer uma boa oferta. Tenha em mente que é melhor dar um único lance certeiro do que muitos ineficientes.

Não hesite em dar o lance

Uma vez que você reuniu as condições para dar uma lance, tente! Caso não seja o contemplado, você não perderá o dinheiro. Muito pelo contrário, já que ganhará um pouco mais de experiência para formular propostas melhores na próxima oportunidade.

Em mais ou menos tempo você receberá o bem: isso é um fato. As tentativas são apenas os melhores meios de antecipá-lo. Se você preferir não se arriscar, logo também usufruirá do bem.

Como você pode perceber, o lance de consórcio é a sua chance de adiantar ainda mais o sonho de ter um determinado bem e aproveitá-lo. Com a devida preparação, ele pode ser uma ferramenta para conquistar seus objetivos. Afinal, quanto antes você obtiver sua casa ou automóvel, melhor.

Como você percebeu, o lance de consórcio é a sua chance de adiantar ainda mais o sonho de ter um determinado bem. Quanto antes você obtiver sua casa ou carro, melhor. Saiba mais sobre lances em nosso infográfico: "2 tipos de lances possíveis durante um consórcio".

Dois Tipos De Lances Possiveis Durante Um Consorcio