Vantagens do Pix: descubra mais sobre essa funcionalidade

Chegou a hora de conhecer as vantagens do Pix e de entender o que esse meio de pagamento pode oferecer. Venha conferir!
  • Atualizado em April 27, 2021
  • Publicado em April 23, 2021
  • Planejamento Financeiro

Os serviços financeiros no Brasil têm passado por uma grande revolução nos últimos anos. Depois dos bancos digitais e das fintechs, uma nova solução de pagamento foi criada: o Pix.

Em vigor desde 2020, movimentou R$ 83 bilhões em 92 milhões de transferências apenas em seu primeiro mês de operação. Isso se deve, principalmente, às vantagens do Pix.

Ao conhecer os diferenciais desse sistema, você poderá fazer movimentações financeiras de maneira otimizada e com o apoio da tecnologia. Ao mesmo tempo, é fundamental acompanhar as dicas de segurança para aproveitar a novidade da melhor forma.

Por isso, confira quais são os benefícios e diferenciais do Pix e veja tudo sobre seu funcionamento!

O que é o Pix e como funciona?

O Pix é um novo meio de pagamento, instituído pelo Banco Central e válido em todo o Brasil. Seu lançamento ocorreu no final de 2020 e, desde então, qualquer pessoa com uma conta em banco pode utilizá-lo.

O serviço de transferência funciona de forma totalmente online, por meio dos aplicativos e do internet banking de cada instituição. Então, pessoas e empresas podem transferir recursos para outras contas por meio do serviço.

Para usá-lo, o recomendado é cadastrar uma chave na instituição financeira na qual você tem conta. É possível cadastrar chaves diferentes em bancos distintos, para o caso de quem tem mais de uma conta.

Porém, você não precisa ter uma chave Pix para realizar o pagamento. Inclusive, a pessoa que vai recebê-lo também não é obrigada a ter uma chave cadastrada, pois você poderá indicar os dados bancários tradicionais.

Quais são as possibilidades de utilização?

Antes de explorar as vantagens do Pix, é interessante saber que ele pode ser utilizado de diversas maneiras. A transferência de dinheiro é o seu uso mais conhecido, mas não é o único.

Você pode usar o sistema para pagar contas, comprar em lojas e pagar serviços, por exemplo. Também há como escanear o QR Code para fazer o pagamento e até usar o recurso para realizar cobranças. Portanto, é possível usar o Pix em diversos momentos do cotidiano, aproveitando o que ele tem a oferecer de positivo.

Quais são as vantagens do Pix?

Aproveitar o Pix como meio de pagamento (ou de recebimento de recursos) tem diversos benefícios. Afinal, o sistema foi criado para se adaptar às novas necessidades e tecnologias, e isso se reflete em seu funcionamento.

A seguir, conheça as principais vantagens do Pix e veja o que ele tem a oferecer!

É instantâneo

Quando você realiza uma transferência via TED ou DOC, a compensação pode levar até 24 horas úteis para ser completada. Um depósito feito na sexta-feira, dependendo do horário, pode cair na conta apenas na segunda-feira.

Com o Pix isso não acontece. A transferência é instantânea, levando apenas alguns segundos. Assim que receber a confirmação, o dinheiro já estará disponível para uso na conta de destino.

Não tem taxa

Na hora de realizar transferências bancárias, o DOC e o TED costumam ter a cobrança de alguma taxa. O DOC geralmente é mais em conta, mas também é mais demorado.

Portanto, uma das vantagens do Pix tem a ver justamente com as tarifas. Na prática, ele é feito de modo gratuito. Então, você pode transferir valores pequenos — até centavos —, sem que haja o encarecimento por causa de taxas.

Simplifica a transferência

Para fazer uma transação tradicional, é necessário incluir diversos dados, como CPF ou CNPJ do titular da conta de destino e as informações bancárias. Em uma situação em que essas informações têm que ser acessadas apenas com ajuda da memória, tudo pode se tornar mais complicado.

Com o Pix, o processo funciona por meio de chaves, que podem ser o CPF/CNPJ, o e-mail, o número de telefone ou uma chave aleatória. Então, em vez de preencher vários campos, só é preciso adicionar uma informação, o que torna a transferência bem mais simples.

Ajuda a proteger os dados

Quando você passa os dados bancários para um desconhecido, existe um risco que é a exposição do CPF. Se o número do documento cair em mãos erradas, você pode ter problemas depois, como tentativas de fraudes com o seu nome.

Com o Pix, você tem a possibilidade de proteger essas informações pessoais. Basta usar a chave aleatória para que pessoas estranhas não tenham acesso aos dados que você deseja manter privados. Assim, dá para ter mais tranquilidade ao realizar operações do tipo.

Pode ser usado a qualquer momento

Na maioria dos casos, transações de DOC ou TED são limitadas pelo horário de funcionamento bancário. Em algumas instituições, nem sequer é possível fazer transferências em determinados horários da noite ou da madrugada.

Com o Pix, você pode movimentar o dinheiro quando quiser ou precisar. Ele funciona 24 horas, em todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Desse jeito, você não tem que esperar certos períodos para realizar as operações.

O Pix é realmente seguro?

Apesar das vantagens do Pix, muitas pessoas ficaram com dúvidas sobre a real segurança do sistema. Porém, o Pix é totalmente seguro, justamente por ter sido criado e por ser mantido pelo Banco Central, entidade máxima de regulamentação.

Ao mesmo tempo, é preciso ter cuidado com golpes e fraudes que podem acontecer. O cadastramento de chaves, por exemplo, deve ser feito apenas no site ou aplicativo oficial do banco.

Nunca clique em links ou abra anexos de fontes desconhecidas que sugerem que um Pix foi realizado em seu nome, por exemplo. Também é importante não passar sua senha do banco, pois ela nunca será solicitada pelas instituições financeiras ou lojas sérias.

Não menos importante, você deve conferir os dados de identificação que surgem antes da confirmação de envio do Pix. Depois de enviar o dinheiro, não é possível desfazer a transação, então é necessário tomar todo o cuidado de modo preventivo.

Como você pôde ver, as vantagens do Pix vão desde a isenção de taxas de transferência até a rapidez de compensação. Com atenção ao uso seguro, você poderá aproveitar ao máximo o sistema de pagamento!

Para manter a segurança na hora de comprar pela internet, inclusive com uso do Pix, veja quais cuidados ter ao fazer pagamentos online!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Curso de educação financeira gratuito? Veja 7 dicas e comece agora!

attach_money
Planejamento Financeiro

Lugares para viajar em SP: 10 opções para descansar

attach_money
Planejamento Financeiro

Boleto fraudado: 6 dicas para identificar se o documento é falso