Avaliação de imóveis: quais fatores influenciam no preço?

Saiba quais são os itens que podem valorizar ou depreciar um imóvel na avaliação.
  • Atualizado em January 21, 2022
  • Publicado em January 21, 2022
  • Infográfico

Existem diversos fatores capazes de influenciar no valor de um bem. Por isso, a correta avaliação de imóveis é fundamental para identificar quanto ele de fato vale no mercado.

Neste infográfico, você descobrirá o impacto de cada um desses aspectos na valorização ou depreciação de um imóvel. Confira!

Localização

A localização é um dos fatores mais determinantes do valor do imóvel, especialmente se ele está localizado em bairros bem desenvolvidos, seguros, de fácil acesso e com boa infraestrutura de comércio e serviços.

Estrutura

Outro fator impactante é a estrutura agregada ao imóvel, como a quantidade de vagas na garagem, área de lazer, segurança privada, espaço para festas e churrascos, entre outros benefícios, normalmente encontrados em condomínios.

Acabamento

Um imóvel bem-acabado, feito com materiais de boa qualidade, além de mais bonito também dura mais tempo sem a necessidade de reformas ou manutenções. Outro ponto importante é o uso de recursos, como a automação residencial.

Conservação

O estado de conservação do imóvel também conta muito. Mesmo os bens mais antigos, se sofreram reformas de modernização e têm bom acabamento, estando bem conservados, conseguem manter o seu valor. Em contrapartida, se não estão, acabam depreciados.

Economia

A situação econômica do país e, até mesmo, a mundial também é capaz de afetar o valor de negociação do bem. Como em qualquer outro mercado, no imobiliário, a lei de oferta e demanda também tem seu papel e é muito influenciada pelos juros praticados.

Na hora de comprar ou vender o seu imóvel, você deve observar esses fatores para se certificar de que a avaliação foi feita de modo adequado. Somente assim, pagará um valor justo.

Vale lembrar que uma das melhores formas de se comprar um imóvel é por meio de um consórcio. Afinal, ele oferece uma série de benefícios. Quer saber mais? Confira as principais vantagens e veja os principais motivos que comprovam que o consórcio é um bom negócio.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
pie_chart
Infográfico

Conheça os 4 tipos de apólice de seguros

pie_chart
Infográfico

Imposto de renda 2022: Entenda as alíquotas e quem precisa declarar

pie_chart
Infográfico

Como funcionam as cartas de crédito?