Você sabe quais são as características de um imóvel de alto padrão?

Acompanhe nesta leitura os atributos de um imóvel alto padrão, bem como por que você deve trocar a sua residência por um empreendimento desse porte!
  • Atualizado em May 18, 2021
  • Publicado em May 18, 2021
  • Seu imóvel

Morar em um imóvel de alto padrão é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, as casas ou os apartamentos dessa qualidade oferecem uma estrutura mais interessante que os demais tipos de imóveis. Por isso, as características dessa obra vão além de uma metragem maior, já que a qualidade da construção também é superior.

Nesse sentido, esse tipo de empreendimento não é classificado como alto padrão apenas por conta do seu valor. Afinal, um imóvel bem localizado pode ter o mesmo preço ou ser até mais caro que um de alto padrão. Portanto, para entrar nessa classificação, é necessário atender a uma série de requisitos para servir um público mais exigente.

Se você está pensando trocar o seu imóvel atual por um de alto padrão, entenda nesta leitura as principais características desse tipo de empreendimento antes de escolher a sua unidade. Acompanhe!

Acabamento de alta qualidade

Entre os principais atributos de um imóvel de alto padrão estão o acabamento da obra e a qualidade dos materiais utilizados para a construção. Geralmente, as construtoras trabalham com recursos de alta qualidade capazes de oferecer mais segurança. Assim, são utilizados preferencialmente produtos que tenham selos e certificados de garantia.

Nesse sentido, a mão de obra também é mais qualificada e acompanhada por profissionais que entendem do assunto, garantindo que os materiais serão bem utilizados e que o investimento valerá a pena. Afinal, os futuros compradores são pessoas dispostas a pagar pelo próprio conforto e, geralmente, reconhecem a qualidade de um empreendimento de alto padrão.

Portanto, um imóvel desse nível conta com objetos mais duradouros e bonitos, como madeiras de qualidade, porcelanatos e metais nobres, para assim garantir mais sofisticação e longevidade para o empreendimento.

Área de lazer completa

Um imóvel de alto padrão também não se limita às estruturas que correspondem ao local em que o morador vai passar mais tempo. Por isso, geralmente essas obras são feitas em condomínios que oferecem uma área de lazer completa, comparada a um clube, da qual os proprietários podem usufruir livremente para ter mais qualidade de vida perto de casa.

As opções oferecidas nessas áreas comuns vão além de piscina, playground e salão de festas. Portanto, os condomínios costumam proporcionar espaço para churrasco, academia e sauna. Em alguns casos, até mesmo uma quadra poliesportiva.

Arquitetura diferenciada

Um arquiteto é fundamental na contribuição para uma planta eficiente. Afinal, é ele quem vai pensar na distribuição dos cômodos junto à funcionalidade de cada espaço e item do projeto. Além disso, esse profissional garante mais beleza relacionada à estrutura do imóvel, o que valoriza o empreendimento.

Nesse sentido, um imóvel de alto padrão conta com a assinatura de um arquiteto com experiência em obras de qualidade superior. Dessa forma, você pode morar em uma casa ou apartamento com diferenciais e exclusividade, com detalhes únicos pensados para cada tipo de obra.

Automação e tecnologia

A tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas. Por isso, quando o assunto é obras e imóveis, não é diferente, principalmente se tratando de alto padrão. Esse tipo de empreendimento pode contar com alguns diferenciais, como materiais acústicos para garantir mais privacidade e conforto aos moradores.

Além disso, muitos desses imóveis já vêm com estrutura para alarmes, sensores e biometria, além de outros itens de automação e tecnologia de ponta para que os proprietários tenham mais segurança em suas residências.

Iluminação com funcionalidade

Outra característica que valoriza esse padrão de imóvel é a iluminação funcional. Geralmente, os arquitetos e projetistas pensam em uma obra que possa aproveitar ao máximo a luz natural do dia. Nesse sentido, são criados ambientes espaçosos e funcionais, que geram mais economia e promovem a sustentabilidade.

Portanto, esse tipo de imóvel supre as necessidades dos moradores com muito mais conforto, comparado às estruturas tradicionais. Contudo, isso não significa que os espaços maiores, bem como as janelas amplas para aproveitar a luminosidade natural, vão tirar a privacidade de quem está em casa. Tudo é pensado com cuidado.

Localização planejada

Um imóvel de alto padrão não é construído em qualquer lugar, ainda mais sem ter um planejamento compatível com a proposta do empreendimento. Porém, isso não significa que estará necessariamente na parte nobre de uma cidade. Afinal, uma cidade conta com vários pontos estratégicos, que atendem inclusive às necessidades e gostos desse público mais exigente.

Contudo, nesse sentido, podemos afirmar que a localização será sempre em lugares valorizados. Portanto, o objetivo é que a região ofereça uma vizinhança mais selecionada, comércios próximos com produtos de qualidade, opções de shoppings e restaurantes na redondeza. O imóvel também pode ficar em um condomínio mais distante e reservado, próximo a espaços naturais e com menos movimento, proporcionando outro tipo de ambiente, igualmente diferenciado.

Segurança do imóvel e dos moradores

Com certeza a segurança estaria entre os destaques de um imóvel de alto padrão. Afinal, nos dias de hoje, infelizmente ouvimos cada vez mais casos de violência em todos os lugares do Brasil. Por isso, esse tipo de empreendimento não abre mão de oferecer mais segurança aos seus compradores.

Portanto, é relevante destacar o quanto recursos tecnológicos apropriados ajudam a ter mais segurança nas unidades residenciais. Os condomínios de alto padrão oferecem uma equipe de portaria 24 horas, muros e grades mais resistentes e sistemas de câmera e alarme por toda área comum. Além disso, os profissionais são treinados para situações extremas.

Valorização do imóvel

Por fim, mas não menos importante, certamente você pagará mais caro por um imóvel de alto padrão. Afinal, todos os recursos utilizados para criar uma estrutura com as qualidades que citamos até aqui necessitam de investimentos mais altos. Porém, a valorização do imóvel ao longo dos anos é compatível com o seu investimento inicial.

Agora você sabe os motivos para trocar a sua casa ou apartamento por um empreendimento desse nível. Além disso, sabemos que é desafiador conquistar um imóvel de alto padrão. Por isso, recomendamos investir em um consórcio, pois essa modalidade de investimento ajudará no seu planejamento financeiro para fazer essa aquisição.

Gostou deste artigo? Então leia o nosso post sobre quando fazer um consórcio e veja como esse investimento pode ser indicado para você!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

4 tipos de apartamento para quem deseja sair da casa dos pais

home
Seu imóvel

Quer comprar uma casa de campo? Veja como não errar na escolha!

home
Seu imóvel

Vale a pena ter um apartamento com varanda gourmet? Veja aqui!