Confira 6 benefícios de se ter um sítio

Já parou para pensar nos benefícios de se ter um sítio? Não? Então, confira 6 grandes vantagens de comprar um bem desse tipo!
  • Atualizado em December 23, 2020
  • Publicado em December 23, 2020
  • Seu imóvel

A busca por imóveis para os grandes centros tem aumentado nos últimos anos. Afinal, as pessoas que desejam ter mais qualidade de vida e uma rotina menos acelerada. Seja para adquirir uma casa de férias , seja para se mudar definitivamente, é possível se juntar a essa tendência e aproveitar os benefícios de se ter um sítio.

Especialmente se a sua intenção para ter férias e finais de semana tranquilos e até mais econômica, essa escolha se destaca. Inclusive, o imóvel traz outras oportunidades interessantes.

A seguir, quais são as 6 grandes vantagens de veja um sítio - e saiba que considerar antes de investir!

Quais são os maiores benefícios de se ter um sítio?

Detalhamos os principais diferenciais dos quais você pode usufruir ao adquirir um sítio.

1. Conquista de renda extra

Investir em um imóvel sempre traz uma chance de consolidar uma nova fonte de renda - ao adquirir um sítio, isso não é diferente. Se a sua ideia não para se mudar definitivamente para esse imóvel, há como obter renda extra a partir da locação do espaço.

Características das características que presentes, como piscina ou churrasqueira, o local pode despertar bastante interesse. Então, se houver oportunidade de alugar o local temporariamente em finais de semana, feriados ou outras épocas do ano.

Atualmente, isso ficou ainda mais fácil graças aos diversos sites, aplicativos e serviços do tipo. Desse modo, é possível preencher uma “agenda” ao longo dos meses e mesmo do ano todo, o que gera uma renda recorrente.

2. Aumento da privacidade

Outro entre os benefícios de se ter um sítio é o alto nível de privacidade que esse tipo de imóvel oferece. Primeiramente, há o fato de ele estar afastado dos grandes centros. Então, você tem tranquilidade para curtir o ambiente sem precisar se preocupar com vizinhos no mesmo prédio, por exemplo.

Além disso, é comum que um sítio compreenda porções maiores de terra. Sendo assim, mesmo propriedades que estejam lado a lado, na verdade, ficam distantes.

Isso é ótimo para não ter que se preocupar com o nível de ruído de uma festa que você dê, por exemplo. Além do mais, há menos chances de sua família ser incomodada por outras pessoas ao redor.

3. Contato com a natureza

Justamente por ficar em áreas mais afastadas e mesmo rurais, um sítio apresenta um contato próximo com a natureza. É bem comum que ele conte com amplas porções de grama e até árvores e espécies nativas.

Dependendo do tamanho e da localização, a propriedade pode apresentar relevos específicos, riachos e muito espaço verde. Portanto, é uma excelente oportunidade para aproveitar os dias ao ar livre.

Para quem mora em centros urbanos, o sítio permite respirar ar puro, curtir a beleza dos elementos naturais e até estimular a prática de atividades físicas. É como curtir um parque, só que de forma intensa e com a certeza de que a propriedade é sua.

4. Ampliação da tranquilidade e do relaxamento

Adquirir um sítio também ajuda a viver bem e aumentar a qualidade do seu cotidiano por causa de toda a tranquilidade. Pela localização afastada de centros mais movimentados, não é preciso se preocupar com a poluição sonora e com os ruídos que fazem parte da cidade.

Ainda há um impacto menor da violência, já que esse tipo de local pode ser mais seguro. Por isso, dá para ter uma sensação maior de sossego e tranquilidade. Além de tudo, o relaxamento é outro entre os benefícios de se ter um sítio; fica fácil aliviar o estresse.

5. Novas oportunidades de reunir familiares e amigos

Após adquirir uma propriedade desse tipo, é provável que você consiga reunir os amigos e familiares com mais frequência.

Primeiramente, há a questão do espaço. Os imóveis nos grandes centros costumam ser menores, então é natural não conseguir reunir tanta gente de uma vez. Já um sítio pode ter uma área interna maior, além de todo o ambiente ao ar livre que está disponível. Desse modo, sua lista de convidados fica maior.

Além disso, toda a estrutura existente e as opções de lazer são grandes atrativos para que todos se desloquem até o local. Então, surgirão mais chances de estar perto de quem você gosta e de se divertir com essas pessoas.

6. Disponibilidade de acordo com as necessidades

Quando você decide alugar um imóvel para passar as férias ou um feriado, tudo precisa ser feito com bastante antecedência. Afinal, dependendo da procura, pode não haver disponibilidade para a data desejada. Como consequência, os planos terminam frustrados.

Por outro lado, ao adquirir um sítio, você tem um imóvel repleto de estrutura que pode ser usado sempre que desejar. Se decidir de última hora ir curtir um final de semana em meio à natureza, não terá o obstáculo da disponibilidade.

Ainda que você coloque o seu bem para alugar, estará no controle das datas que as pessoas podem escolher. Com isso, é possível atender às necessidades da sua família.

Quais pontos avaliar antes de investir em um sítio?

Tão importante quanto conhecer os benefícios de se ter um sítio é saber o que (e como) fazer para o investimento ser certeiro. Na prática, isso significa avaliar alguns fatores antes de tomar a decisão e formalizar a compra. Por isso, venha conferir os pontos que merecem a sua atenção!

Disponibilidade financeira

O primeiro ponto envolve quanto dinheiro você tem destinado para esse projeto. Pensando no preço por metro quadrado, o investimento pode ser significativo, como acontece na maioria das compras imobiliárias.

Portanto, considere o quanto você tem para investir com essa aquisição e o limite que não deseja ultrapassar. Contudo, não é preciso ter todo o dinheiro de uma vez — basta recorrer à modalidade de compra certa. A melhor opção é o consórcio, que permite uma aquisição planejada e que cabe no bolso.

Por meio do consórcio imobiliário, você se junta a outros interessados em um imóvel com determinado valor. Então, fará pagamentos mensais das parcelas de acordo com o plano escolhido. Nas assembleias, você poderá ser contemplado por sorteio ou lance e, quando acontecer a contemplação, poderá usar a carta de crédito para adquirir o bem desejado.

Uma das grandes vantagens é que a compra poderá ser feita à vista, o que garante descontos. Os pagamentos prosseguem até o encerramento do grupo. Assim, você consegue comprar de acordo com o seu orçamento e sem ter que gastar tudo de uma vez.

Principais gastos com o imóvel

Por falar na parte financeira, é preciso considerar quais serão as despesas com o imóvel, além do custo de compra. Há, por exemplo, o pagamento de impostos e de contas fixas, como de energia elétrica ou fornecimento de água. Também vale pensar se será necessário fazer melhorias, reformas ou construções.

Além de tudo, há os gastos com manutenção. Você precisará de insumos para cuidar da vegetação e das espécies que cultivar, e pode ter que contratar um caseiro profissional. Com a locação temporária, parte ou todos esses custos são cobertos pela renda obtida, então vale a pena considerar.

Imobiliária de confiança

Após escolher como comprar e estar ciente dos gastos com o sítio, busque buscar uma imobiliária de confiança. Somente com esse apoio você poderá encontrar imóveis que se encaixem em seu perfil e realizar uma negociação segura.

A imobiliária cuidará da maior parte da burocracia, como um documento do vendedor, e fornecer as orientações para que o bem fique em seu nome. Com o apoio de um time de confiança, você evita fraudes e golpes.

Os benefícios de se ter um sítio envolvem, principalmente, a qualidade de vida e as mudanças positivas na rotina. Com uma análise adequada antes de tomar a decisão, é mais fácil ter uma boa experiência com o investimento!

Quer saber como fazer a compra? Então, veja o passo a passo para adquirir o primeiro sítio da família !
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Como funciona a análise de crédito para a aquisição de um imóvel?

home
Seu imóvel

Contratar um consórcio para comprar casa de praia? Entenda!

home
Seu imóvel

Vale a pena investir em um terreno na praia? Veja como adquirir um!