Neste infográfico, vamos revelar quais são os documentos necessários para a adesão de um consórcio imobiliário.
1. Cópias do seu CPF e RG
Separe documentos pessoais, como CPF e RG. Se você tem apenas cópia autenticada do seu Registro Geral, terá que providenciar documento original. Ele será exigido e precisará ser apresentado ao consultor.
2. Comprovante de endereço atual
Pode ser uma fatura de energia elétrica, água ou telefone fixo dos últimos 3 meses em seu nome. Também é possível pedir que o dono da conta faça uma declaração informando que você reside no endereço indicado.
3. Cópia da certidão de nascimento
A cópia da certidão de nascimento ou casamento é exigida porque o cônjuge também deve fornecer seus documentos na aquisição do imóvel. Ou uma Certidão de União Estável se você não for casado no papel.
4. Comprovante de rendimentos
Para retirar sua carta de crédito, será necessário apresentar o recibo da última Declaração do Imposto de Renda, o extrato bancário dos últimos 3 a 6 meses e os últimos 3 holerites.
5. Matrícula do imóvel e certidão de IPTU
A liberação dos recursos financeiros para compra do imóvel depende da apresentação da matrícula imobiliária e da certidão do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) da casa ou apartamento escolhidos.
6. Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)
Alguns documentos são indispensáveis para quem pretende usar o saldo do FGTS para quitar parte do consórcio. Entre eles estão a Carteira de Trabalho e o extrato atualizado do FGTS.
Você já sabe como preparar a documentação necessária ao ser contemplado em um consórcio de imóveis. Vale lembrar que cada administradora tem um processo, por isso é importante validar quais são os documentos necessários. Saiba mais sobre como funciona o consórcio de imóveis.