Consórcio de casa: veja como funciona e conheça 10 motivos para fazer!

Leia nosso post para entender como funciona um consórcio de casa e conheça 10 motivos para fazer!
  • Atualizado em March 31, 2023
  • Publicado em March 31, 2023
  • Seu imóvel

Você sabe o que é um consórcio de casa e quais são suas principais vantagens? Adquirir um imóvel à vista é o sonho de muita gente. Mas nem todo mundo consegue realizar esse objetivo de imediato.

É fundamental se planejar muito bem e investir em uma boa organização financeira. No entanto, para quem deseja agilizar essa conquista com segurança, há uma excelente alternativa: fazer um consórcio de casa.

Todo o processo é orientado e gerido por uma administradora, especializada nesse tipo de processo. Outras pessoas participam com você, e o plano pode ser contratado de acordo com as condições financeiras que você pode disponibilizar no momento. Ou seja, é tudo mais fácil e simples para quem deseja investir com moderação, sem deixar de obter benefícios e, finalmente, deixar de pagar aluguel.

Portanto, comece a planejar! Continue por aqui para descobrir todos os detalhes a respeito do assunto. Quem sabe o consórcio da casa própria não é feito para você?

O que é consórcio de casa?

O consórcio de casa se assemelha à maioria dos existentes. Um grupo de pessoas com um mesmo interesse, nesse caso a aquisição de um imóvel próprio, se junta para pagar um determinado valor durante um período pré-estabelecido.

A cada mês um ou mais integrante do consórcio é contemplado com a carta de crédito. Esse é o instrumento repassado ao participante, para que ele faça a compra da casa. A administradora é responsável por esse repasse, assim como pelo controle de toda a arrecadação.

Os participantes podem ter acesso a carta de crédito através da contemplação que pode ocorrer por sorteio ou lance. A carta de crédito é um instrumento que equivale ao valor do crédito à vista, desta forma o consorciado pode ganhar vantagens na negociação.

O consórcio é uma modalidade de aquisição para quem busca um investimento seguro e planejado. Com o consórcio de imóveis é possível adquirir casa, apartamento, terreno, construir, reformar, e até investir no seu negócio.

Vale lembrar, ainda, que na hora de escolher o grupo de participantes do qual você fará parte, você pode optar por um valor do crédito, parcela mensal e pagamento. Ou seja, é totalmente adaptável à sua realidade financeira.

Um esquema bem simples, não é verdade? Antes de comprar a cota de consórcio, porém, lembre-se de que você precisa ter a certeza de querer fazer uma compra a longo prazo. Isso porque não há uma data certa para você ser contemplado, já que você pode ser contemplado a qualquer momento dentro do prazo do grupo. Além disso, você precisa ter condições financeiras para arcar com as parcelas até o final do compromisso.

Como funciona o consórcio de casa?

Todo mês, o valor do consórcio de casa é pago pelos participantes, de acordo com o que foi definido na contratação do plano. Como é um grupo formado por consorciado, os interessados adquirem uma cota primeiro, para efetivamente se tornarem parte desse grupo.

Até o final do consórcio, um participante por mês é contemplado com o valor da carta de crédito. Todos os integrantes têm chances e condições exatamente iguais de contemplação, então ninguém tem mais vantagens em relação aos demais.

As parcelas chegam até sua casa via boleto bancário. Você pode pagá-lo em instituições bancárias ou em caixas eletrônicos. Elas incluem:

  • Taxa de administração;
  • Fundo comum — valor que todos os participantes do grupo pagam;
  • Seguro — cobrado para garantir que as parcelas sejam quitadas em caso de desistência ou morte do segurado;
  • Fundo reserva — uma forma de proteger todos os participantes de inadimplências.

E se você atrasar, o que acontece? As administradoras costumam estabelecer que o consorciado não contemplado inadimplente não concorrerá na assembleia de contemplação e estará sujeito ao pagamento de multas e juros. Além disso, a inadimplência poderá levar ao cancelamento da cota. Caso esteja inadimplente e seja contemplado, a contemplação pode ser cancelada conforme prazo estabelecido em contrato com a Administradora.

A contemplação acontece em uma assembleia, que é até mesmo transmitida pela internet hoje em dia. As regras sobre sorteios e lances precisam ser verificadas junto à administradora.

Após a realização da assembleia, a administradora divulga quem foi contemplado por lance e sorteio. Nesse momento, o participante precisa apresentar seus documentos cadastrais e informar como será utilizado o valor da carta de crédito. Pode ser que eventualmente mais documentos comprobatórios sejam exigidos, então fique de olho.

Durante o período de consórcio, qualquer participante pode ofertar lances. Se o lance for aceito, será possível antecipar a contemplação e ter acesso à carta de crédito mais rapidamente. Para completar, quem quiser pode usar o FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) para dar os lances. O maior lance ofertado é o contemplado.

10 motivos para fazer um consórcio de casa

Viu só como é fácil fazer um consórcio de casa? Mas se você ainda tem dúvidas a respeito do processo e de suas vantagens, não se preocupe! Aqui estão 10 motivos para mostrar tudo o que essa modalidade pode garantir a você. Confira!

1. Reforme sua casa

O consórcio de casa pode ser utilizado de diferentes maneiras. Em geral, a prioridade dos participantes é adquirir uma casa. Mas sabia que ele também é válido para reformas? É isso mesmo!

A carta de crédito pode ser aplicada na contratação de uma série de serviços. Como, por exemplo, ampliações no imóvel, pintura, instalações hidráulicas e elétricas, marcenaria, vários tipos de manutenção, construção de áreas externas, troca de revestimentos e reparos em geral.

Quem opta por aplicar a carta de crédito dessa forma, consegue poupar muitos recursos e fazer investimentos inteligentes. E assim, evita compras de produtos supérfluos, com o dinheiro direcionado para um único fim.

2. Compre uma casa nova

Bem, como já comentamos, o principal objetivo da maioria dos consorciados é mesmo comprar uma casa nova, um apartamento ou aquele estabelecimento para abrir um negócio. Os objetivos são variados, conforme as pretensões da família para o futuro.

Você terá várias opções para escolher em relação a tamanho e localização. Os imóveis não são concentrados em uma única região, nem necessitam seguir algum padrão. Isso é muito bom porque aumenta as suas possibilidades para escolher algo que realmente atenda às suas necessidades.

E sim, você pode até mesmo investir em uma casa do futuro ou uma casa inteligente. Aquelas, com tecnologias diversas, como sistemas de automação, energia renovável e iluminação inteligente. Ou ainda, uma casa de campo para relaxar e passar bons momentos em família e entre amigos. Tudo depende do valor da sua carta de crédito, mas a escolha é livre.

3. Não acumule dívidas

Como você tem total liberdade de escolher como quer pagar, não acumulará dívidas. Elas são as grandes vilãs de quem quer construir um futuro saudável e assegurar uma moradia estável.

Com as parcelas em dia, você não tem que se preocupar com esse tipo de problema, muito comum para quem deseja sair do aluguel e não consegue. Além disso, como você já tem o valor e a data de pagamento programados, não corre o risco de atrasos por esquecimento. Também tem a consciência de ter uma responsabilidade que afeta todo o grupo.

4. Pague à vista e ganhe desconto

Quer ver outro motivo que faz com que o consórcio seja um bom negócio? A carta de crédito é um instrumento que equivale a dinheiro à vista. Desta forma você pode negociar com o vendedor e adquirir o seu bem com podem de compra à vista.

Um dos propósitos de quem recorre ao consórcio é justamente esse: conseguir juntar um dinheiro a mais. Assim, a mudança para a casa nova ocorre com maior tranquilidade.

E você pode usar o que economizou para decorar, fazer melhorias e o que mais achar interessante. Seu lar ficará com a sua cara e você conseguirá realizar gastos inteligentes.

5. Aproveite o reajuste do crédito

O reajuste de crédito se refere a um reajuste, que a administradora indica previamente no contrato. Ela acontece conforme o valor de mercado do bem, no caso o imóvel, aumente.

Essa correção é uma prática regular, autorizada pelo Banco Central do Brasil. Portanto, verifique sempre a cláusula contratual antes de assinar uma cota de consórcio.

As correções acontecem para que o contemplado não perca o poder de compra em relação ao que foi adquirido. É uma medida para preservar o valor do imóvel, mesmo que haja alterações, o que é normal e está associado a vários fatores.

Por exemplo, se com a inflação na economia o valor original fosse mantido, é bem provável que a compra do imóvel não pudesse ser feita pelo contemplado. Com o reajuste, a meta é devidamente assegurada.

6. Não tenha cobrança de juros

O consórcio de casa não tem juros. Algo extremamente favorável para quem quer fugir das taxas altas praticadas em outras modalidades de compra de imóveis.

O que existe no consórcio é a taxa de administração, que é um percentual fixo sobre a carta de crédito que é diluído ao longo do prazo de pagamento.

Assim com parcelas mensais, que cabem em seu bolso, o consórcio se configura uma opção mais econômica para comprar o imóvel. Não se esqueça de verificar as condições junto à administradora para ficar ciente sobre a taxa de serviço.

7. Não dê entrada

Sabia que não é preciso dar entrada no consórcio de imóvel? Na contratação, você sabe qual é o valor total, que é parcelado integralmente conforme o valor escolhido por você.

Sendo assim, essa é a alternativa ideal para quem não tem o montante que deve ser pago ao comprar uma casa por outros meios. É possível, ainda, usar o dinheiro para demais objetivos, como despesas extras de reforma ou transferência.

Muito melhor para a sua organização financeira, não é mesmo? Isso é algo que não muda de administradora para administradora, então pode ficar tranquilo.

8. Escolha entre uma variedade de prazos e planos

As administradoras oferecem uma grande variedade de prazos e planos, para que os participantes escolham o que se encaixa melhor em seu perfil. O que é ótimo, porque você se programa para as parcelas sem pesar nas finanças mensais.

Você define, inclusive o valor das parcelas e a data em que deseja pagar as parcelas. Caso queira adiantá-las, não há problema.

Essa é uma forma de contribuir para que ninguém prejudique o seu orçamento. E ainda é uma maneira de incentivar o consumo responsável de cada um. Nada como ter as finanças pessoais sustentáveis, concorda?

9. Tente acelerar a contemplação

Você pode ser contemplado de dois jeitos no consórcio de casa: por lance ou sorteio. Quem não deseja esperar a sorte bater, pode ofertar lances.

E alguns consórcios permitem ainda que você use certa porcentagem da carta de crédito como forma de pagamento, em uma ação chamada lance embutido. Se por acaso o lance que você ofertou não vença, você não paga a quantia ofertada.

Então, você poderá utilizá-la no mês seguinte, se quiser ofertar o mesmo lance. É muito simples e uma forma de aumentar consideravelmente suas chances de ser contemplado.

10. Opte por mais facilidade e praticidade

Uma importante característica dos consórcios é que os participantes não precisam se preocupar com processos difíceis e desgastantes. Desde a participação até a aquisição, tudo acontece sem maiores complicações.

Em geral, não é necessário comprovar renda para adquirir uma cota. Portanto, quem trabalha informalmente pode participar do consórcio. Ou seja, ninguém precisa adiar o sonho da casa própria!

Há liberdade suficiente para você adquirir o imóvel que quiser, seguindo todos os seus planos ou de sua família, e encontrando um local confortável e ideal. Enfim, é possível alcançar diversos objetivos de uma só vez!

E então, gostou deste guia completo sobre consórcio de casa? Agora que você já sabe como funciona e quais são suas principais vantagens, quem sabe não é hora de começar a investir e conquistar a casa própria? Procure por uma administradora confiável e adquira a sua cota: quanto mais cedo você iniciar o pagamento da parcela, mais rapidamente conseguirá atingir as suas metas.

Quer saber mais sobre o assunto e tirar outras dúvidas? Veja tudo o que você precisa saber sobre consórcio de imóveis e aproveite ao máximo as informações!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Para que serve o habite-se? Como emitir? Tudo sobre o documento!

home
Seu imóvel

Quanto custa a reforma de um banheiro? Como economizar? Veja 7 dicas

home
Seu imóvel

7 dicas para decoração de um apartamento pequeno