Conheça os principais comparadores de preços existentes no mercado!

Comparadores de preços: descubra o que são, como funcionam e quais os melhores disponíveis no mercado!
  • Atualizado em October 28, 2020
  • Publicado em October 28, 2020
  • Planejamento Financeiro

Fazer compras é uma atividade prazerosa para muitos dos nossos leitores, que enxergam nessa prática uma forma divertida de presentear a si e às pessoas que tanto amam. Mas mesmo que você não faça parte desse grupo, hoje temos um conteúdo bem especial!

Afinal de contas, o que é um comparador de preços? As dúvidas sobre o assunto são bem comuns! E a nossa missão aqui é explicar como essa ferramenta funciona, demonstrando como ela é capaz de reduzir a impulsividade das suas compras e promover economia. Não perca tempo e acompanhe!

O que é um comparador de preços e qual a sua importância?

O comparador de preços é uma ferramenta financeira que compara os preços de um mesmo produto em diversos portais online. Atualmente, esse tipo de solução pode existir no formato de app, site ou até mesmo extensão para o seu navegador de internet.

Entre outras coisas, o objetivo do uso é tornar o processo de pesquisa e compra muito mais intuitivo, rápido e inteligente, contribuindo diretamente para a qualidade das suas finanças. Mas aqui, você pode se perguntar:

Como isso funciona?

Bem, o passo a passo é bastante simples, sendo semelhante nas diversas alternativas do mercado. Por isso, preparamos um resumo para explicar como interagir com essas ferramentas. Veja:

  • você acessa o comparador de preços;
  • pesquisa o item desejado;
  • a ferramenta pesquisa o item em várias lojas;
  • e então, apresenta uma lista, apontando os preços encontrados.

Praticamente, não há tempo de espera entre a pesquisa e a apresentação dos preços. É por isso que podemos enxergar os comparadores como se fossem o Google dos preços — pesquisou, achou! Em nossa visão, a grande vantagem dessas ferramentas é a simplicidade.

Isso até porque a maioria das pessoas quer encontrar os melhores preços. Sem a ajuda da ferramenta, é necessário pesquisar as mercadorias em cada uma das lojas, aumentando consideravelmente o tempo de busca. No fim das contas, essa é a importância de um bom comparador de preços: combinar economia e velocidade.

Quais as características de um bom comparador de preços e quais os melhores no mercado?

Agora que você entende o que são os comparadores, chega o momento de conhecer as melhores soluções no mercado. Aqui, listamos os principais sites, que listam preços com consistência, precisão e velocidade. Veja!

Zoom

O Zoom é o clássico site roxinho e verde que, além do portal web, conta com apps para Android e iOS. A ferramenta fez fama no Brasil por ser uma das pioneiras em rastrear os preços antes, durante e após a Black Friday, criando um movimento de transparência e defesa do consumidor para a manutenção de um ambiente de negócios justo e responsável.

baixar-na-app-store-botao-1 baixar-na-google-play-botao-5

Buscapé

O Buscapé também opera como site e app, tanto para Android como iOS. A ferramenta apresenta as mesmas funcionalidades do Zoom, inclusive por serem da mesma marca-mãe, a Mosaico. Entretanto, ambos os comparadores convivem no mercado, pois cativam audiências fiéis desde que foram lançados.

baixar-na-app-store-botao-1 baixar-na-google-play-botao-5

Google Shopping

O Google Shopping também conta com app iOS, Android e site. A solução herda o poder do mecanismo de busca para vasculhar a internet, encontrando os menores preços publicados. Entretanto, isso nem sempre é uma vantagem, pois a ferramenta não conta com a mesma curadoria do Zoom e do Buscapé.

baixar-na-app-store-botao-1 baixar-na-google-play-botao-5

Promobit

Por último, mas também interessante, há o Promobit, com site e app — Android e iOS. Essa é uma solução que vai na contramão das demais, pois não apresenta a comparação de preços entre diferentes lojas. A grande sacada do Promobit é sua pegada colaborativa.

Isso significa que a base de usuários do site — que é massiva — publica os melhores preços que vai encontrando pela internet. Para garantir a qualidade das dicas, existe uma equipe de moderadores, que verifica a veracidade das ofertas e as destaca no catálogo de oportunidades.

baixar-na-app-store-botao-1 baixar-na-google-play-botao-5

Quais são as principais diferenças?

Da mesma forma que é necessário reconhecer a diferença entre preço e valor, é crucial saber identificar a melhor ferramenta para o seu perfil de uso. Por isso, elaboramos esta seção, que vai destacar os diferenciais de cada sugestão. Dê uma olhada!

Destaques

Primeiro, é importante salientar os pontos fortes de cada alternativa:

  • Zoom e Buscapé — curadoria para a listagem das lojas, visual intuitivo e histórico de bom atendimento;
  • Google Shopping — pesquisa de dimensão profunda, que de fato encontra os melhores preços do mercado;
  • Promobit — fator comunidade, que apresenta oportunidades pelas quais você não estava procurando.

Tecnicamente, Zoom e Buscapé são ferramentas gêmeas, pois entregam a mesma experiência para o usuário. As curadorias são requisitos para a listagem das lojas, exigindo um CNPJ que esteja operando com boa reputação há mais de um ano, além de outras consultas na Receita Federal, PROCON e Serasa.

Basicamente, isso significa que há extrema confiabilidade nas ofertas indicadas pelo site, reduzindo o risco da sua jornada de compra. Além disso, a plataforma oferece uma interface intuitiva, com uso simples, rápido e divertido.

Já quando pensamos no Google Shopping, devemos considerar o poder bruto de manuseio de dados oferecido pela Google. Esse é um diferencial inacessível a qualquer outra empresa no mercado. Por isso, é o único comparador de preços que de fato vasculha a internet.

Mas por enquanto, essa vantagem nem sempre é a melhor solução, pois não existe uma curadoria que analise o históricodas empresas que, normalmente, dominam os menores preços.

Por fim, destacamos o fator inusitado do Promobit. Nele, você até pode pesquisar o que deseja, mas não receberá uma lista comparativa e sim a oferta mais baixa encontrada por outro usuário — e verificada por um moderador. O diferencial do Promobit é ajudar o usuário a achar bons negócios para itens que ele não estava necessariamente procurando.

Vulnerabilidades

Agora, vamos falar dos “calcanhares de Aquiles”, a começar pelo Google Shopping. O trunfo da ferramenta da Google é pesquisar a internet, formatar as ofertas e apresentar em uma lista. No entanto, isso significa que o mecanismo apresenta preços de lojas virtuais de qualquer origem.

Ou seja, não há uma consulta à Receita Federal, órgãos de reclamação e tempo de atuação das lojas para garantir que as ofertas, assim como os ofertantes, sejam verdadeiros. Por isso, é comum que a camada mais baixa de preços seja dominada por empresas falsas, que publicam produtos subprecificados para burlar o mecanismo e aparecer na ferramenta.

Logicamente, é possível que a empresa esteja trabalhando em alguma solução, mas de momento, essa continua a ser uma vulnerabilidade. Já o Promobit não oferece gráfico de histórico dos preços, dificultando a análise de saber se uma oferta já esteve em um ponto tão bom anteriormente.

Por fim, Zoom e Buscapé não contam com o fator comunidade. As ofertas são coletadas da internet e filtradas pela moderação. Essa automação garante agilidade e consistência, mas nem sempre é capaz de encontrar ofertas relâmpagos, algo que a base de usuários do Promobit é capaz de fazer.

No fim das contas, a melhor estratégia é combinar o uso de todas as soluções, pois todas oferecem uma interface prática. Da mesma forma, recomendamos que você aplique várias dicas de economia e não apenas algumas. Assim, aproveita o melhor de todos os mundos.

Agora que ficou clara a importância de um bom comparador de preços no seu dia a dia, aproveite para ler o nosso eBook sobre controle e organização financeira!
cta-controle-financeiro-guia-pratico
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Economia criativa: você sabe o que é esse conceito? A gente explica!

attach_money
Planejamento Financeiro

Confira 9 práticas e hábitos que vão ajudar você a sair das dívidas!

attach_money
Planejamento Financeiro

Saiba o que avaliar no momento de contratar um seguro