Conheça os principais comparadores de preços existentes no mercado!

Comparadores de preços: descubra o que são, como funcionam e quais os melhores disponíveis no mercado!
  • Atualizado em August 9, 2021
  • Publicado em October 28, 2020
  • Planejamento Financeiro

Fazer compras é uma atividade prazerosa para muitos dos nossos leitores, que enxergam nessa prática uma forma divertida de presentear a si e às pessoas que tanto amam. Mas mesmo que você não faça parte desse grupo, hoje, temos um conteúdo bem especial!

Afinal de contas, o que é um comparador de preços? As dúvidas sobre o assunto são bem comuns e a nossa missão aqui é explicar como essa ferramenta funciona, demonstrando como ela é capaz de reduzir a impulsividade das suas compras e promover economia. Não perca tempo e acompanhe!

O que é um comparador de preços e qual a sua importância?

O comparador de preços é uma ferramenta financeira que compara os preços de um mesmo produto em diversos portais online. Atualmente, esse tipo de solução pode existir no formato de app, site ou até mesmo extensão para o seu navegador de internet.

Entre outras coisas, o objetivo do uso é tornar o processo de pesquisa e compra muito mais intuitivo, rápido e inteligente, contribuindo diretamente para a qualidade das suas finanças.

Como isso funciona?

Bem, o passo a passo é bastante simples, sendo semelhante nas diversas alternativas do mercado. Por isso, preparamos um resumo para explicar como interagir com essas ferramentas. Veja:

  • você acessa o comparador de preços;
  • pesquisa o item desejado;
  • a ferramenta pesquisa o item em várias lojas;
  • e então, apresenta uma lista, apontando os preços encontrados.

Praticamente, não há tempo de espera entre a pesquisa e a apresentação dos preços. É por isso que podemos enxergar os comparadores como se fossem o Google dos preços — pesquisou, achou! Em nossa visão, a grande vantagem dessas ferramentas é a simplicidade.

Sem a ajuda da ferramenta, é necessário pesquisar as mercadorias em cada uma das lojas, aumentando consideravelmente o tempo de busca. No fim das contas, essa é a importância de um bom comparador de preços: combinar economia e velocidade.

Quais as características de um bom comparador de preços e quais os melhores no mercado?

Agora que você entende o que são comparadores de preço, chega o momento de conhecer as melhores soluções no mercado. Aqui, selecionamos os principais sites que listam preços com consistência, precisão e velocidade. Veja!

Zoom

O Zoom é o clássico site roxinho e verde que, além do portal web, conta com apps para Android e iOS. A ferramenta fez fama no Brasil por ser uma das pioneiras em rastrear os preços antes, durante e após a Black Friday, criando um movimento de transparência e defesa do consumidor para a manutenção de um ambiente de negócios justo e responsável.

Buscapé

O Buscapé também opera como site e app, tanto para Android como iOS. A ferramenta apresenta as mesmas funcionalidades do Zoom, inclusive por serem da mesma desenvolvedora, a Mosaico. Entretanto, ambos os comparadores convivem no mercado, pois cativam audiências fiéis desde que foram lançados.

Google Shopping

O Google Shopping também conta com app iOS, Android e um site. A solução herda o poder do mecanismo de busca para vasculhar a internet, encontrando os menores preços publicados.

Pelando

Já o Pelando é uma comunidade de usuários que compartilham entre si promoções divulgadas na internet. Cada promoção que é colocada no site foi postada por um membro do Pelando ou por um dos editores. Os membros compartilham as suas opiniões votando na promoção como quente ou frio. Quanto mais quente a temperatura, melhor é a promoção.

Caso um dos membros do Pelando clique ou compre usando uma promoção divulgada, o Pelando pode ganhar uma taxa ou comissão sobre a venda, o que, segundo a própria organização, ajuda a manter o site ativo. O app deles está disponível para Android e iOS.

Confie Aqui

O Confie Aqui é o comparador de preços oficial do Reclame Aqui, um site de pesquisa de reputação das marcas e opinião de outros consumidores.

Além de mostrar os preços de produtos divulgados na internet, esse comparador de preços sinaliza as lojas que apresentam a melhor reputação no Reclame Aqui, o que pode ajudar os consumidores a evitar fraudes ou experiências negativas com as compras online.

O Confie Aqui ainda tem uma configuração de alertas para os preços e a evolução histórica das ofertas. Você pode adicionar o alerta do site como extensão do Google Chrome para ser notificado sobre preços baixos. Você também pode baixar o Confie aqui no seu Android.

JáCotei

O JáCotei é um comparador de preços que abrange uma gama extensa de produtos divulgados na internet. O site permite que você configure uma extensão para o Google Chrome para ser notificado quando aparecer descontos, promoções e preços baixos para determinados produtos.

O consumidor tem acesso a gráficos que correspondem à evolução dos preços de um produto nos últimos 6 meses. O site também oferece lista de desejos personalizada e newsletter com ofertas imperdíveis enviadas por e-mail.

Além do site do JáCotei, você pode usar o comparador de preços pelo Android e iOS.

Promobit

Por último, mas também interessante, há o Promobit, com site e app — para Android e iOS. Essa é uma solução que vai na contramão das demais, pois não apresenta a comparação de preços entre diferentes lojas. A grande sacada do Promobit é sua pegada colaborativa.

Isso significa que a base de usuários do site — que é massiva — publica os melhores preços que vai encontrando pela internet. Para garantir a qualidade das dicas, existe uma equipe de moderadores, que verifica a veracidade das ofertas e as destaca no catálogo de oportunidades.

Quais são as principais diferenças?

Da mesma forma que é necessário reconhecer a diferença entre preço e valor, é crucial saber identificar a melhor ferramenta para o seu perfil de uso. Por isso, elaboramos esta seção, que vai destacar os diferenciais de cada sugestão. Dê uma olhada!

  • Zoom e Buscapé — curadoria para a listagem das lojas, visual intuitivo e histórico de bom atendimento;
  • Google Shopping — pesquisa de dimensão profunda, que de fato encontra os melhores preços do mercado;
  • Promobit — fator comunidade, que apresenta oportunidades pelas quais você não estava procurando;
  • Pelando — divulgação descentralizada de novas promoções e descontos. Todos os usuários podem fazer divulgações e votar;
  • Confie aqui — credibilidade e segurança do site Reclame Aqui;
  • JáCotei — uma série de ferramentas que permitem que você integre o comparador de preços à sua rotina de compras online.

Quais são as semelhanças?

Tecnicamente, Zoom e Buscapé são ferramentas gêmeas, pois entregam a mesma experiência para o usuário. As curadorias têm requisitos para a listagem das lojas, exigindo um CNPJ que esteja operando com boa reputação há mais de um ano, além de outras consultas na Receita Federal, PROCON e Serasa.

Basicamente, isso significa que há extrema confiabilidade nas ofertas indicadas pelo site, reduzindo o risco da sua jornada de compra. Além disso, a plataforma oferece uma interface intuitiva, com uso simples, rápido e divertido.

Já quando pensamos no Google Shopping, devemos considerar o poder bruto de manuseio de dados oferecido pela Google. Esse é um diferencial inacessível a qualquer outra empresa no mercado. Por isso, é o único comparador de preços que de fato vasculha a internet.

Por enquanto, essa vantagem nem sempre é a melhor solução, pois não existe uma curadoria que analise o histórico das empresas que, normalmente, dominam os menores preços.

O fator inusitado dos comparadores Pelando e Promobit é que, neles, você até pode pesquisar o que deseja, mas não receberá uma lista comparativa e sim a oferta mais baixa encontrada por outro usuário — e verificada por um moderador.

O diferencial dessas ferramentas é ajudar o usuário a achar bons negócios para itens que ele não estava necessariamente procurando. O JáCotei oferece um arcabouço de ferramentas interessantes para quem faz compras online com frequência e quer ficar de olho em promoções excelentes.

Por fim, o Confie Aqui pode poupar o trabalho de um consumidor online. É comum fazer uma pesquisa de preços e, em seguida, procurar saber a reputação da marca escolhida. No Confie Aqui, é possível fazer as duas coisas de uma só vez.

Quais são as principais vulnerabilidades?

Agora, vamos falar dos “calcanhares de Aquiles”, a começar pelo Google Shopping. O trunfo da ferramenta da Google é pesquisar a internet, formatar as ofertas e apresentar em uma lista. No entanto, isso significa que o mecanismo exibe preços de lojas virtuais de qualquer origem.

Ou seja, não há uma consulta à Receita Federal, órgãos de reclamação e tempo de atuação das lojas para garantir que as ofertas, assim como os ofertantes, sejam verdadeiros. Por isso, é comum que a camada mais baixa de preços seja dominada por empresas falsas, que publicam produtos subprecificados para burlar o mecanismo e aparecer na ferramenta.

Logicamente, é possível que a empresa esteja trabalhando em alguma solução, mas, no momento essa continua a ser uma vulnerabilidade. Já o Promobit não oferece gráfico de histórico dos preços, dificultando a análise de saber se uma oferta já esteve em um ponto tão bom anteriormente.

Zoom, Buscapé e JáCotei não contam com o fator comunidade. As ofertas são coletadas da internet e filtradas pela moderação. Essa automação garante agilidade e consistência, mas nem sempre é capaz de encontrar ofertas relâmpagos, algo que a base de usuários do Promobit e Pelando é capaz de fazer.

O JáCotei apresenta poucas categorias de produtos comparado ao site do Buscapé, por exemplo. Isso pode prejudicar consumidores que procurem determinados produtos. A mesma coisa acontece com o Confie Aqui.

Afinal, vale a pena usar comparadores de preços?

Em resumo, veja quais são as vantagens dos comparadores de preços e por que vale a pena usá-lo para compras online:

  • a maioria dos comparadores oferece a variação dos produtos nos últimos meses;
  • os consumidores podem encontrar promoções que nem estavam procurando;
  • comparadores como o Pelando e Promobit permitem que o próprio usuário compartilhe promoções;
  • os comparadores de preços ajudam a economizar nas compras e não cair em falsas promoções.

No fim das contas, a melhor estratégia é combinar o uso de todas as soluções, pois todas oferecem uma interface prática. Da mesma forma, recomendamos que você aplique várias dicas de economia e não apenas algumas. Assim, aproveita o melhor de todos os mundos.

Agora que ficou clara a importância de um bom comparador de preços no seu dia a dia, aproveite descobrir como você pode aprender mais sobre educação financeira com 8 canais no YouTube!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Planejamento financeiro para autônomos: 10 boas práticas para realizar seus objetivos

attach_money
Planejamento Financeiro

Reserva de emergência: por que é importante e por onde começar

attach_money
Planejamento Financeiro

Conheça 6 investimentos de baixo risco e saiba qual é o melhor para você