Descubra quais são os prós e contras do débito automático

Saiba tudo sobre o funcionamento do débito automático e se ele é um aliado ou vilão das suas contas.
  • Atualizado em May 3, 2021
  • Publicado em May 3, 2021
  • Planejamento Financeiro

Determinadas facilidades das instituições financeiras são oferecidas como benefícios, mas podem ter o efeito contrário em suas finanças. Um ótimo exemplo disso é o débito automático.

No papel, é algo bastante conveniente: trata-se de um sistema que paga as suas contas automaticamente, sem que você precise fazer isso todo mês. Porém, se você não se preparar para esses pagamentos automáticos, pode acabar ficando no vermelho.

Então, não se trata de apontar o débito automático como um aliado ou vilão. Em vez disso, é preciso enxergar os seus prós e contras para tomar a decisão certa para as suas contas. Também é fundamental tomar alguns cuidados ao usar esse recurso.

Quer saber mais? Neste artigo, você entenderá tudo sobre o débito automático, os seus benefícios e desvantagens. Confira!

O que é e como funciona o débito automático?

O débito automático é um serviço oferecido pelas instituições financeiras em parceria com governos e empresas para o pagamento automatizado de contas de cobrança. Com esse serviço, o cliente pode cadastrar uma conta (por exemplo, de luz) para que ela seja debitada de sua conta de preferência sempre que for lançada.

O uso do débito automático é uma forma de se prevenir contra o esquecimento no pagamento das contas. Por ser um sistema suportado pela maioria dos serviços, é possível cadastrar uma série de contas nessa modalidade para aproveitar os seus benefícios e ter mais comodidade.

No entanto, o débito automático somente funciona adequadamente quando há saldo em conta. Quem não prestar atenção às movimentações da própria conta corrente pode se ver diante de uma situação de descontrole financeiro, anulando os benefícios que o débito automático pode oferecer.

A seguir, confira alguns exemplos de contas que podem ser cadastradas em débito automático na maioria das instituições financeiras:

  • conta de luz;
  • conta de água;
  • conta de gás;
  • conta de telefone;
  • conta de cartão de crédito;
  • conta de plano de saúde;
  • contas de serviços por assinatura;
  • mensalidades de clubes, associações ou academias;
  • tributos e impostos municipais, estaduais e federais, entre outras.

Quais são as vantagens de usar o débito automático?

A melhor forma de avaliar o valor de uma solução como o débito automático é descobrindo os seus benefícios para depois confrontá-los com suas desvantagens. Então, confira a seguir quais são as vantagens de usar esse serviço.

Pagamentos automáticos

O benefício mais básico e importante do débito automático é a possibilidade de ter suas contas pagas automaticamente. Ou seja, você não precisa realizar seus pagamentos manualmente, seja na agência bancária ou pelo internet banking.

Ao cadastrar as suas contas em débito automático, você não precisará mais parar o que está fazendo para pagá-las quando chegarem. No momento em que são lançadas, elas já entram no sistema do seu banco.

Débitos dentro do vencimento

Você se esqueceu de realizar algum pagamento e, quando percebeu, a data de vencimento passou? Esse contratempo pode deixar de ser parte da sua rotina se você começar a usar o débito automático, já que há a cobrança adequada todos os meses.

Esse trabalho é feito de forma automática, sem que você precise lembrar de fazer os pagamentos mensalmente.

Agendamentos visíveis

A maioria das instituições financeiras que oferecem débito automático também facilitam a visualização desses valores. Assim que eles são lançados, mas antes que sejam debitados, eles aparecem como agendados em seu extrato.

Dessa forma, é possível ter um recurso adicional para se programar em relação às suas finanças. Sabendo das datas em que determinados pagamentos serão de fato debitados da sua conta — resta garantir que você tenha saldo em conta.

Suporte amplo

A maioria dos serviços suporta o pagamento via débito automático. Trata-se de uma prática consolidada em vários setores, então é bastante raro encontrar um pagamento que não tenha conexão com esse sistema.

O processo de cadastro também é bastante simples, já que boa parte das contas vêm com o código de débito automático no rodapé.

Quais são as desvantagens de usar o débito automático?

Agora que você já conhece os benefícios do débito automático, está na hora de conferir os contras de utilizar esse serviço. Esse também é o momento de conhecer os cuidados que você deve tomar ao desfrutar dessa comodidade.

Pagamentos variáveis

Não é sempre que temos total certeza sobre o valor da próxima conta que chegará. No caso de pagamentos variáveis, o débito automático pode causar certas surpresas na sua conta corrente se você não tiver cuidado.

Esse é o caso, por exemplo, de uma conta de cartão de crédito. Ela acumula lançamentos até a data de fechamento, podendo alcançar um valor incompatível com o que você tem em conta. Outro exemplo é a conta de luz, água e outros serviços que cobram pelo uso.

Casos de fraudes

Imagine o seguinte cenário: você coloca a sua conta de cartão de crédito em débito automático, mas ele é clonado e várias compras são realizadas no seu nome. O primeiro passo deve ser o de avisar a operadora do cartão para anular esses lançamentos, certo?

No entanto, caso a data de vencimento do cartão passe, você terá debitado automaticamente o valor que inclui as compras fraudadas. Com isso, será mais demorado para recuperar o dinheiro perdido.

Esquecimento de cancelar

A comodidade trazida pelo débito automático também pode forçar você a pagar por mais tempo por um serviço que não usa mais. Isso tem um impacto significativo nas suas contas, já que é um gasto que não está sendo aproveitado.

Por exemplo, se você não conferir o seu extrato bancário regularmente, pode se esquecer de cancelar determinados serviços que continuam sendo debitados.

Manutenção de saldo

Para evitar que o débito automático deixe você no vermelho, é preciso garantir que sempre haverá saldo suficiente para pagar as suas faturas nas contas em que o sistema está ativo.

Se você tem o hábito de transferir o seu saldo para outras contas, como poupança ou investimentos diversos, é alto o risco de deixar o seu saldo insuficiente para o débito automático. Então, é preciso ter atenção a esse aspecto da manutenção da sua conta.

Considerando todas essas informações sobre débito automático, você já tem tudo o que precisa para tomar mais cuidado com esse recurso e utilizá-lo se preferir. Como qualquer decisão financeira, a escolha por essa solução precisa vir depois de uma boa análise sobre os seus hábitos de gastos e um bom conhecimento sobre as suas próprias contas.

Que tal continuar aprendendo sobre como usar o seu valor na conta? Confira aqui no blog os 7 motivos para movimentar o seu dinheiro parado.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
attach_money
Planejamento Financeiro

Quais são as 4 principais vantagens de abrir conta digital?

attach_money
Planejamento Financeiro

Quer saber como negociar as suas dívidas? Veja nossas dicas!

attach_money
Planejamento Financeiro

Entenda a importância da educação financeira infantil