Descubra qual entre os 7 estilos de decoração combina mais com você

Veja quais são os estilos de decoração em alta no momento e qual combina mais com você!
  • Atualizado em November 22, 2019
  • Publicado em November 22, 2019
  • Seu imóvel

Um dos passos mais importantes depois de comprar um imóvel novo é dar o seu toque especial ao espaço e deixá-lo do seu jeito. Para alcançar esse objetivo com sucesso, conhecer os estilos de decoração e saber qual combina mais com você é essencial.

Entre as tendências mais usadas estão a decoração retrô, boho, rústica, minimalista, clássica, romântica e industrial. Ao definir uma linha para seguir, fica fácil escolher os móveis e acessórios certos para o seu espaço e garantir que a sua casa tenha realmente a sua cara. Continue lendo e descubra qual entre os 7 estilos de decoração combina mais com você!

1. Retrô

Também conhecido como vintage, o estilo retrô é perfeito para quem gosta de viver em algum lugar do passado e não abre mão disso na hora de decorar o apartamento. A sua principal característica é remeter a itens antigos, mas, nem por isso, esse é um estilo de decoração antiquado, já que as peças de décadas passadas sempre ganham nova roupagem, além de serem combinadas com itens mais modernos.

O primeiro passo para decorar o seu imóvel dentro do estilo retrô é garimpar produtos antigos que podem dar um toque especial a um cômodo da casa. Uma vitrola antiga ou uma máquina de escrever, por exemplo, têm potencial para se tornarem protagonistas da decoração.

Abuse de cores tradicionalmente vintage, como laranja e rosa, mescladas com móveis também retrô. Um ponto interessante desse estilo é a possibilidade de reaproveitar itens de família, como uma cristaleira ou uma mesa de jantar. Basta reformar para modernizar o produto sem perder o toque emocional que ele dá à decoração.

2. Boho

Com algumas similaridades com o estilo retrô, o boho se caracteriza por valorizar lembranças únicas na decoração, que só o morador da casa tem. Souvenires de viagem, heranças de família e presentes em geral ocupam espaço de destaque nos cômodos do imóvel.

O estilo boho conta uma história única, pessoal e intransferível. Não à toa, é muito usado por pessoas que gostam de imprimir o seu estilo de vida na decoração, montando um apartamento que é um retrato de quem ela é.

Para seguir o estilo, o segredo é deixar a imaginação fluir. Escolha as cores que mais representam você e móveis alinhados com o seu estilo de vida. Ama ler? Coloque uma poltrona de leitura em um local de destaque, por exemplo.

É um dos estilos de decoração que permite que você combine sem medo diferentes texturas, materiais e cores. O objetivo é que o resultado final represente aquilo que você é e a mensagem que quer passar a quem visitar o seu espaço.

3. Rústico

A decoração rústica é perfeita para quem quer viver como se estivesse em uma casa de campo. Repleto de tons de bege, marrom, cru e verde, que lembram a natureza e transportam para um casarão de fazenda, esse estilo se destaca por sua simplicidade e solidez.

Para seguir essa linha, aposte sem medo em móveis de madeira maciça ou de demolição ao mobiliar apartamento. Acessórios no mesmo material e outros, como juta e fibra natural, são as pedidas para esse tipo de decoração.

Tapetes, luminárias e mantas também são essenciais para tornar esse estilo ainda mais acolhedor, principalmente quando combinados com um piso de madeira.

4. Minimalista

Sabe a máxima que diz que menos é mais? Ela resume o estilo minimalista. Essa é uma linha perfeita para quem não gosta de acumular o que não precisa e preza por uma decoração clean, com cores neutras e circulação confortável.

Muitas pessoas que têm imóveis pequenos apostam na tendência para valorizar os espaços da casa. O estilo minimalista pede, ainda, móveis multifuncionais, como um baú para guardar revistas e que, ao mesmo tempo, funcione como banco. Nesse tipo de decoração cada produto cumpre funções específicas no espaço.

5. Clássico

Quem não tem a mínima ideia de que estilo de decoração seguir pode apostar sem medo no clássico. Como o nome indica, essa linha se caracteriza por usar elementos que atravessam décadas e nunca saem de moda.

Madeiras nobres, tecidos que resistem aos anos e móveis sólidos, que ano após ano continuam firmes e atuais, marcam presença no estilo, em que é possível ter um ambiente elegante sem gastar muito.

Caso opte por essa linha para decorar o seu imóvel, só tenha atenção ao tamanho das peças. Tradicionalmente, móveis clássicos são maiores e podem deixar cômodos pequenos apertados, prejudicando a circulação.

Papéis de paredes florais e tapetes em tons neutros caem bem no estilo clássico, assim como acessórios como quadros e vasos. Aposte sem medo na decoração da sala, por exemplo.

6. Romântico

A delicadeza dá o tom no estilo romântico. Perfeita para quem não abre mão da leveza na decoração, a tendência se caracteriza por ambientes com tons pastel ou brancos, com móveis compostos por tecidos delicados, como renda e tule. O floral também marca presença, mas sempre em cores leves, como rosa e azul bebê. As estampas devem ter a delicadeza que caracteriza o estilo.

Acessórios em cristal e roupas de cama em tecidos leves complementam bem o estilo, que torna a casa o local perfeito para relaxar. Finalize com produtos como aromatizadores com fragrâncias leves e florais para combinar com a leveza da tendência.

7. Industrial

Um dos estilos de decoração mais em alta no momento, o industrial é perfeito para quem busca uma inspiração urbana. Paredes cinzas, imitando cimento, tubulações aparentes e muitas caixas de madeira espalhadas pela casa, fazendo as vezes de mesa de centro e de bancos, são características dessa tendência.

Lâmpadas aparentes e luminárias em bronze também são queridinhas do estilo industrial. Para finalizar, acessórios em preto e verde-oliva, como porta-retratos e itens de escritório. Na cozinha, acessórios, móveis e eletrodomésticos em aço inox são a grande pedida.

Agora que você conheceu alguns dos principais estilos de decoração, escolha aquele que tem mais a ver com você para deixar a sua casa com a sua cara. Quem não gosta ou tem dificuldades para decorar por conta própria pode considerar contratar um decorador para ter certeza de que o resultado final será o mais perfeito possível.

Quer mais ajuda para planejar a casa nova? Não deixe de conhecer também nossas dicas de aplicativos de decoração para ter apoio nessa etapa!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Existe diferença entre reformar e restaurar? Venha descobrir!

home
Seu imóvel

O que é e como posso calcular a variação do INCC?

home
Seu imóvel

9 cuidados para quem tem animais de estimação em apartamento