Dia do Motorista: entenda a data e conheça sua importância!

Saiba mais sobre o Dia do Motorista e entenda a importância de celebrar essa data.
  • Atualizado em July 25, 2022
  • Publicado em July 25, 2022
  • Seu carro

Seja para garantir nosso deslocamento de um lugar para o outro, seja para nos abastecer com tudo aquilo que precisamos no dia a dia, poucos profissionais desempenham papel tão importante quanto os motoristas. Não por menos, existe o Dia do Motorista para celebrar e reconhecer quem passa os dias (e as noites) atrás do volante de carros, ônibus e caminhões pelas ruas e estrada afora.

Por isso, nada melhor do aproveitar a data para não apenas homenagear esses profissionais, como também reforçar sua importância e entender o desafio de quem vive a bordo de um veículo. Acompanhe!

Quando é comemorado o Dia do Motorista?

Não há registro de quando o Dia do Motorista começou a ser celebrada da forma como conhecemos hoje.

De todo modo, a escolha do 25 de julho tem um motivo simples: ela coincide com o Dia de São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas.

Mas por que esta divindade representa aqueles que vivem com o pé na estrada?

Origem da data

O nome "Cristóvão" carrega parte da explicação da vinculação desse santo aos motoristas. Ele significa "aquele que carregou Cristo". Cristóvão era um guerreiro que abandonou seu reino para ir em busca de um novo Rei. Enquanto não encontrava, ele ajudava pessoas a atravessarem um rio, devido ao seu porte físico avantajado.

A narrativa popular conta que, em certo dia, foi ajudar uma criança a atravessar o rio, colocando-a sobre os ombros. Mas ao iniciar a travessia, Cristóvão sentiu como seu o peso do mundo repousasse sobre suas costas. Teve medo de deixar a criança cair e, assim, afogá-la. O que não aconteceu. Ao chegar a outra margem, ele descobriu que aquele era Jesus Cristo.

Devido à sua fé, ele foi morto e alçado ao posto de santo da Igreja Católica. Foi assim que se tornou o padroeiro dos motoristas e condutores. A razão para isso é simples: assim como Cristóvão carregava algo de extrema importância de uma a outra margem do rio, os motoristas fazem o mesmo todos os dias, seja transportando pessoas, seja ajudando no escoamento dos mais diversos tipos de carga.

Qual a importância do Dia do Motorista?

Pare por um segundo e olhe ao seu redor. É bem provável que tudo aquilo que o cerca nesse momento deve ter sido transportado, em algum momento, por um motorista conduzindo um caminhão. Até mesmo o celular ou computador que você usar para ler esse texto provavelmente chegou até as suas mãos graças à atuação de um ou mais motoristas.

Isso vale para uma série de atividades do dia a dia, que certamente dependem desses profissionais. É só pensar no ônibus que você pega para ir até o trabalho ou o carro de aplicativo que você chama para passear. Ou seja, os motoristas ocupam um papel central em praticamente todas as atividades econômicas.

Não por menos, quando eles entraram em greve em maio de 2018, os reflexos sentidos foram muitos, em toda a sociedade. Foram bilhões de reais em mercadorias que deixaram de ser transportadas em poucos dias.

Alguns números também ajudam a comprovar a importância dos motoristas para a economia nacional. Para se ter uma ideia, cerca de 75% de todas as mercadorias que circulam no país são transportadas por vias rodoviárias.

Ao todo, em julho de 2021 havia 986 mil motoristas de caminhão registrados, o maior número da série histórica no país. Ou seja, se incluirmos na conta motoristas de outras categorias, chegaremos aos milhões de brasileiros que garantem o seu sustento atrás de um volante percorrendo ruas e estradas diariamente.

E são várias as responsabilidades de quem segue essa profissão. Desde o cuidado e o compromisso necessário para transportar inúmeras vidas que um motorista de ônibus tem, até o aspecto essencial do transporte de cargas para o abastecimento do país todo, o que fez com que esses profissionais continuassem a trabalhar mesmo durante os momentos mais complicados da pandemia.

Por que comemorar o Dia do Motorista?

E se não bastassem as responsabilidades desses profissionais, eles precisam lidar com uma série de desafios durante a jornada de trabalho. Conhecer alguns desses obstáculos só reforça a importância da data e dá ainda mais motivos para celebrar o Dia do Motorista. A seguir, veja o que esses profissionais enfrentam em sua rotina.

Falta de estrutura nas cidades e nas estradas

Sem dúvida nenhuma, a estrutura precária de ruas e estradas é uma das principais queixas de todos os motoristas, independentemente dos veículos que eles conduzem. Isso fica nítido principalmente quando se observa a condição de muitas das rodovias Brasil afora.

E isso não se restringe aos buracos presentes em grande quantidade na maioria delas. É normal que ruas e estradas em estado de conservação inadequado tenham sinalização deficitária, falta de acostamento ou mesmo longos trechos em mão única. Tudo isso, além de aumentar o risco de acidente, prolonga o tempo de viagem e causa maior desgaste do veículo.

Se não bastasse, a estrutura inadequada se reflete na ausência de pontos de apoio ao motorista em boa parte dos trajetos, dentro e fora das cidades. Isso prejudica a segurança, o conforto e o descanso de muitos caminhoneiros, com dificuldade em encontrar locais adequados para repousar durante viagens mais longas.

Custos

Se você abastece o próprio veículo certamente sabe sobre o que estamos falando quando mencionamos os custos para o motorista. Faz um tempo já que os combustíveis são um dos vilões da inflação. Até maio de 2022, o diesel já havia registrado alta acumulada no ano de 47%, sem perspectiva de melhora. A gasolina segue pelo mesmo rumo, com oscilação para cima de 31% nos 12 meses entre abril de 2021 e o mesmo mês em 2022.

E é claro que os valores pagos pelos fretes e tarifas de outras modalidades de transportes, sejam de carga ou de passageiros, não acompanham esses aumentos. Com isso, o lucro dos motoristas é corroído e nem adianta saber como calcular o seu consumo de combustível. A conta nunca fecha.

E além do custo para abastecer, quem é autônomo e roda com o veículo próprio ainda precisa lidar com despesas de manutenção e considerar a depreciação do patrimônio. Logo, fazer a conta fechar no final do mês é um esforço e tanto.

Insegurança

São frequentes as notícias de roubo de carga no Brasil, prova de que a insegurança é um dos grandes desafios dos motoristas de caminhão. Em 2021 foram registradas 14.400 ocorrências do tipo, alta de 1,7% em relação a 2020.

Esses profissionais também precisam lidar com inseguranças causadas pela violência urbana. Tanto que não são raros relatos de roubos a motoristas de aplicativos e a veículos do transporte público, principalmente nas grandes cidades.

Todo o termo em relação aos roubos e furtos se soma ao risco de acidentes. Infelizmente, a violência no trânsito é uma das principais causas de mortes e invalidez no Brasil. Em média, três pessoas morrem por hora em decorrência de acidentes de trânsito.

Estresse

A combinação de um esforço cada vez maior para lidar com os custos crescentes e os riscos sempre que assume a direção de um carro ou de um caminhão, certamente faz do dia a dia do motorista altamente estressante. Isso sem falar no trânsito das grandes cidades, cada dia mais complicado.

E claro que esse combo certamente prejudica a qualidade de vida desses profissionais. Aumenta o cansaço e a fadiga. Expõe os motoristas a um maior risco de acidentes e ao desenvolvimento de uma série de doenças, inclusive de caráter psicológico.

Tempo longe da família

Quem vive pelas estradas acaba tendo que cumprir longas jornadas fora de casa, entre uma viagem e outra. Com isso, o tempo com os familiares e os intervalos para o lazer acabam bastante reduzidos, interferindo na qualidade de vida dos motoristas.

Até mesmo aqueles que fazem percursos dentro da cidade, sentem que precisam dobrar a jornada para conseguir ter mais lucro com a profissão. O que é consequência de um mercado com muitas flutuações de preço, tanto para o serviço quanto para os insumos.

Todos esses aspectos mencionados acima, só reforçam a importância de apoiar esses profissionais e dar valor ao seu dia e seja qual for a forma de celebrar, tente fazer a diferença levando uma mensagem de reconhecimento ou dicas para melhorar o dia a dia de quem conduz nosso país.

Falando nisso, que tal agora conhecer quais aplicativos facilitam a vida dos motoristas?
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Clube de carros: o que é, como funciona e como fazer parte de um?

drive_eta
Seu carro

Afinal, vale a pena comprar um carro seminovo em 2022?

drive_eta
Seu carro

Os 7 melhores carros para 2022