Confira 6 dicas para comprar o seu primeiro carro agora mesmo!

Está pensando em comprar seu primeiro carro? Então confira as dicas que preparamos neste infográfico!
  • Atualizado em January 12, 2022
  • Publicado em January 12, 2022
  • Infográfico

O planejamento financeiro é essencial para comprar seu primeiro carro com tranquilidade. Confira 6 dicas para ajudar você nessa conquista.

1. Defina um limite de valor

Levante os seus gastos mensais e avalie os que podem ser diminuídos ou cortados. Isso ajuda a identificar desperdícios e favorece a definição de um limite de preço compatível com o seu orçamento.

2. Realize uma pesquisa de mercado

Como o mercado de automóveis é bastante vasto, pesquise sobre os veículos que estão dentro do valor definido para encontrar boas oportunidades. Visite sites de concessionárias renomadas para ter uma experiência mais satisfatória.

3. Avalie suas necessidades

As necessidades de compra devem ser muito bem fundamentadas. Para tanto, considere as rotas que farão parte da sua rotina, o espaço interno do carro, a potência do motor e o tipo de combustível.

4. Decida-se entre carro novo ou usado

Em geral, automóveis zero-quilômetro exigem menos ajustes e reparos, pois a probabilidade de falhas e quebras é menor. Mas é possível encontrar modelos seminovos em excelente estado. Portanto, veja o que vale mais a pena para você.

5. Pense nos custos futuros

Levante os custos para manter o veículo desejado. Nesse sentido, gastos com manutenção, troca de peças, seguros e impostos (IPVA, Licenciamento e DPVAT) devem ser examinados para ter uma noção mais precisa sobre as despesas futuras.

6. Faça um consórcio

Uma das vantagens do consórcio é a possibilidade de comprar um carro sem entrada e 100% parcelado. Uma outra grande vantagem do consórcio de veículos é que, ao fazer a adesão a um grupo, o consorciado não está contraindo uma dívida. Logo, como não está pegando dinheiro emprestado de ninguém, também não precisa pagar juros.

No consórcio é preciso arcar apenas com a taxa de administração que é um percentual da carta de crédito, prefixado em contrato e diluído pelo prazo de pagamento.

Ao ser contemplado e ter o valor da carta de crédito em mãos, é possível fazer a aquisição do seu veículo à vista. Com isso, você tem maior chance de barganhar descontos e economizar ainda mais.

Entre em um grupo de consórcio para adquirir seu primeiro carro com comodidade e segurança. Entenda tudo sobre consórcio de veículos.
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
pie_chart
Infográfico

Passo a passo: veja como fazer uma transferência de veículo

pie_chart
Infográfico

Conheça os 4 tipos de apólice de seguros

pie_chart
Infográfico

Imposto de renda 2022: Entenda as alíquotas e quem precisa declarar