É possível comprar um terreno por meio de um consórcio?

Quer comprar um terreno? Entenda como o consórcio pode te ajudar nesse investimento.
  • Atualizado em March 31, 2021
  • Publicado em April 4, 2018
  • Consórcio

Uma das formas de realizar o sonho da casa própria consiste em adquirir um terreno e construir o lar do jeito que você deseja e o consórcio pode ser uma forma de alcançar este objetivo.

Com essa forma de pagamento planejada, você tem a chance de se preparar melhor para a aquisição, que dará origem a um lar do jeito que você deseja. E, independentemente de o seu objetivo ser comprar um imóvel pronto ou construí-lo do zero, a Racon Consórcios pode ajudar.

Por isso, reunimos informações relevantes sobre o consórcio para que você conheça tudo sobre essa possibilidade. Confira!

Como funciona o consórcio para comprar um terreno?

Assim como todos os consórcios de imóveis, você paga as parcelas mensais, participa das assembleias e concorre mensalmente ao sorteio para a contemplação. Quem quiser tentar antecipar esse momento pode recorrer ao lance (fixo ou livre). Com a carta de crédito em mãos, você parte para a escolha do terreno que deseja.

A administradora se encarrega de fazer o pagamento ao vendedor e o terreno fica alienado fiduciariamente a ela, como garantia, até a quitação total da cota.

Um conselho: faça uma pesquisa antes de ingressar em um grupo de consórcio, para ter uma ideia bem aproximada do valor do terreno que deseja, na região do seu interesse. O preço pode variar muito, de acordo com características, como:

  • localização;
  • tamanho;
  • infraestrutura;
  • acesso a redes de água e energia.

Essas questões impactam também na hora da venda, caso esteja pensando em comprar para investir.

Quanto mais próximo do valor for a carta de crédito, melhor. Se ela ficar abaixo, é você quem terá que arcar com a diferença de preço — e nem sempre é fácil dispor de dinheiro à vista, não é mesmo? Caso ela ultrapasse muito o valor, seu planejamento financeiro pode ficar prejudicado, pois as parcelas se tornam mais altas.

Planeje o que deseja fazer e escolha um terreno com área suficiente para suas necessidades. Essa é a melhor forma de tomar uma decisão acertada e fazer um bom investimento!

Também é importante que você tenha cuidado com a escolha da administradora. A instituição precisa ser confiável, consolidada no mercado e oferecer opções de grupos que atenda ao seu interesse. Assim, sua experiência poderá ser a melhor possível.

Quais são as vantagens de comprar um terreno?

Quando você compra um imóvel construído, precisa se adequar ao que já está de pé. Existem instalações elétricas e hidráulicas, fossa séptica, fundações e muitas estruturas que são obras do dono anterior. Às vezes, uma grande reforma pode ter um custo-benefício menos atrativo que uma construção nova.

Outra questão frequente: quem mora em uma casa própria, mas quer construir aquele imóvel exatamente como sonhou (com piscina, banheiro espaçoso, área de lazer, entre outros) pode fazer isso com calma, sem pressa para se mudar.

Além desses benefícios, outros pontos positivos merecem destaque. Veja quais são alguns deles!

Melhor atendimento às necessidades

Nesse caso, a construção em um terreno traz muito mais liberdade. E, se você tem família grande, sabe que uma casa que atenda às necessidades de todos não é um luxo, mas um requisito para a família!

Aumento do bem-estar

Então, especialmente pensando na moradia, construir o seu lar é uma forma de ter muito mais conforto e até satisfação. Afinal, tudo será do seu jeito, desde a parte estética até a funcionalidade e a disposição do layout.

Essa também é uma forma de aproveitar mais espaço e ter mais contato com o ambiente externo. Ainda que a área não seja tão grande, você pode ter varanda ou um pequeno jardim, o que nem sempre é possível em construções prontas e edifícios.

Valorização

Dependendo da sua escolha de localização, é possível aproveitar uma alta valorização. Escolher um terreno em uma área em desenvolvimento e que tem recebido investimentos pode significar ter um aumento no valor do metro quadrado em pouco tempo. Caso isso se confirme, sua construção terá um valor muito acima do custo total.

Menores chances de imprevistos

Você também não terá que lidar com imprevistos que surgem em construções já prontas — sejam elas novas ou antigas. O controle estará totalmente em suas mãos, então, caso seja necessário fazer qualquer reparo, o processo tende a ser mais simples.

Alternativa de investimento

Ainda, para venda, um imóvel novo sempre tem um valor de mercado mais atrativo.

Ainda citando a questão do investimento, um terreno sem construções abre mais possibilidades. Existem grandes empresas — como supermercados, bancos e lojas de varejo — que compram esses espaços por permitirem adequações à sua realidade.

Isso tudo sem falar que um terreno pode ser utilizado como estacionamento, o que é um negócio muito atrativo, principalmente em áreas comerciais.

É possível utilizar o FGTS na compra?

O governo permite utilizar o FGTS apenas para favorecer o acesso à moradia. Bom, mas ninguém mora em um terreno não construído, certo? Por isso mesmo não se pode usar o FGTS para comprar um terreno.

Agora, na construção da casa própria em um terreno próprio, essa utilização é permitida, desde que você atenda aos requisitos previstos em lei. Nesse caso, é preciso ter um tempo mínimo de cadastro no sistema do FGTS, o terreno tem que estar em seu nome e você não pode ter outro imóvel na cidade onde reside ou trabalha.

Mas não se preocupe! Quando adquirir um terreno, você também pode construir utilizando um consórcio. Quer coisa melhor?

Inclusive, o FGTS pode ser usado em consórcio imobiliário em algumas condições. Então, você tem a chance de usar esse valor para dar um lance e antecipar sua contemplação, por exemplo. Vale considerar essa possibilidade!

Como se programar para construir um imóvel no terreno?

Há 2 situações possíveis:

  1. você está no consórcio para a compra do terreno e ainda não teve sua contemplação;
  2. você já recebeu sua carta de crédito.

A contemplação ainda não ocorreu

No primeiro caso, a dica é se organizar financeiramente e continuar pagando suas parcelas em dia. Aproveite para guardar entradas de dinheiro extra — como décimo terceiro, férias ou a restituição do Imposto de Renda. Se quiser, dê um bom lance para tentar acelerar o recebimento da sua carta de crédito.

Quando acontecer sua contemplação, você pode usar esse dinheiro para amortizar o saldo devedor, reduzir as parcelas e dar início a um novo consórcio para construção.

Caso consiga um desconto na compra do terreno, o valor restante da carta de crédito também pode ser utilizado para quitar o saldo devedor. Assim, você ganha tempo e não tem que esperar o prazo normal do encerramento do grupo.

A carta de crédito já está em mãos

Agora, se você já está com sua carta de crédito em mãos, faça-se a seguinte pergunta: “meu orçamento comporta, com folga, as mensalidades dos dois consórcios (de compra e de construção)?”.

Se a resposta for sim, ótimo! Você pode investir nas duas frentes ao mesmo tempo. Agora, em caso negativo, o melhor é seguir o conselho anterior, depois de esperar sua contemplação.

A prudência é sempre o melhor caminho, pois atrasar os pagamentos e correr o risco de ficar inadimplente não é uma boa saída. Se tiver que esperar um pouco até a contratação do próximo consórcio, aproveite o tempo para pesquisar referências e elaborar o projeto com calma.

Além disso, você pode começar a cotar fornecedores e negociar preços com alguns, de forma antecipada. Assim, quando for possível contratar o consórcio para construção, o processo já estará mais adiantado.

Também é possível buscar outras formas de economizar na construção. Você pode pensar em realizar algumas tarefas e contar com a ajuda de amigos e familiares para alcançar os resultados desejados, por exemplo.

Os processos mais técnicos e importantes da construção devem ficar a cargo dos profissionais, mas você pode economizar na pintura das paredes ou na instalação dos futuros móveis ao chamar para si a responsabilidade. No final, tudo poderá ficar mais acessível.

Portanto, se quer comprar um terreno usando um consórcio, comece a se programar, mas não se esqueça da parte construtiva. Com bastante planejamento, você notará que unir essas soluções é a forma mais viável e econômica para construir patrimônio — e seu bolso agradece.

Recorrer ao consórcio para comprar terreno é uma excelente forma de ter acesso a esse investimento com praticidade e apoio da economia colaborativa. Com um bom planejamento, você poderá construir o lar dos seus sonhos e aproveitar todos os benefícios associados.

Escolher corretamente a administradora é uma parte fundamental para o sucesso dessa compra (e da construção). Então, veja como a Racon Consórcios é confiável e conheça o que tem a lhe oferecer!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
monetization_on
Consórcio

As vantagens do investimento no aquecido mercado de consórcios

monetization_on
Consórcio

Reajuste do consórcio: entenda como funciona e não perca dinheiro!

monetization_on
Consórcio

Parcela de consórcio: como é calculada e como é paga na prática?