10 benefícios que você não conhecia sobre consórcio imobiliário

Conheça os principais benefícios do consórcio imobiliário e tenha certeza que estará fazendo um ótimo investimento!
  • Atualizado em March 5, 2021
  • Publicado em August 29, 2016
  • Seu imóvel

Procurado por cada vez mais brasileiros, os consórcios imobiliários vêm se destacando por facilitar a aquisição de imóveis por meio de planos econômicos e flexíveis que se adaptam ao perfil de cada cliente. Essas são apenas algumas das vantagens do consórcio de imóveis.

Nesse tipo de transação, um grupo de pessoas físicas ou jurídicas se associa para consolidar um fundo comum com o intuito de adquirir um imóvel. O fundo é gerenciado por uma empresa administradora, o que confere mais tranquilidade aos participantes.

Trata-se de uma maneira econômica de comprar uma casa ou apartamento, pois não é necessário realizar empréstimos de instituições financeiras. Além disso, incentiva a criação e manutenção de uma reserva de emergência, que se amplia à medida que você paga as parcelas do consórcio.

Sabe qual é a melhor parte? As vantagens de consórcio de imóveis não param por aí. Conheça, a seguir, 10 benefícios que só um ótimo consórcio imobiliário pode oferecer!

1. Não exige nenhum valor de entrada

O valor escolhido para o imóvel a ser consorciado é parcelado integralmente. Isso significa que o consórcio não exige o pagamento antecipado de qualquer valor — prática frequente em outras formas de aquisição parcelada.

Logo, o consórcio de imóveis é a alternativa ideal para quem não possui nenhum montante para ofertar como entrada. Mesmo que você possua um valor para efetuar a tradicional entrada, o consórcio permite que você utilize esse dinheiro para outros fins, como a oferta ede lances para antecipar sua contemplação. Lembre-se também que os imóveis geram outros gastos, como as despesas de transferência, a realização de pequenas reformas ou as manutenções preventivas anuais.

2. Permite o uso do FGTS

Outra vantagem inegável é a possibilidade de uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ofertar um lance. Você pode ainda converter o mesmo valor para a quitação total ou parcial do saldo devedor. Em ambas as hipóteses, você diminui o tempo necessário para obter a carta de crédito.

Existe uma terceira forma de se usar o FGTS no consórcio. Caso você queira um imóvel que não seja coberto pelo valor da carta de crédito prevista em contrato, basta direcionar o FGTS para completar a diferença. Vale lembrar que você deve seguir as regras de utilização do FGTS.

3. Possibilita acelerar a contemplação

Existem duas formas de contemplação no consórcio: via sorteio ou lance. Para quem não deseja esperar pela sorte, é possível ofertar um valor como forma de antecipar parcelas do cosórcio. Além disso, em alguns planos de consórcio você pode utilizar uma porcentagem da própria carta de crédito — procedimento chamado de lance embutido.

Se o lance ofertado não for o vencedor, você não precisa fazer o pagamento da quantia que ofereceu. Em vez disso, terá a oportunidade de dar um novo lance no mês seguinte e, assim, sucessivamente.

4. Não há cobrança de taxa de juros

Um dos benefícios mais interessantes dos consórcios é a não incidência de juros. Nos consórcios, tudo o que você paga se resume a uma taxa de administração, somada ao valor dos fundos comum e de reserva. As cobranças já compõem as parcelas ao longo do período de vigência do contrato. Portanto, não existem surpresas desagradáveis no decorrer dos meses.

Toda essa facilidade se deve ao fato de o consórcio se caracterizar pela contribuição financeira mútua de todos os seus integrantes. Com isso, o custo final da aquisição é bem baixo em relação à outras formas de aquisição parcelada.

O conjunto de tais aspectos faz com que o consórcio seja a melhor relação custo-benefício para a compra de qualquer bem de alto valor. O raciocínio vale tanto para uma casa quanto para um veículo.

5. Existem sorteios realizados periodicamente

Anteriormente, nós mencionamos que uma das formas de contemplação do consórcio se dá por meio de sorteios. Nesse ponto, vale a pena destacar que esses sorteios são efetuados mensalmente. Em outras palavras, você tem uma chance de ser contemplado a cada período de 30 dias.

Note que a primeira assembleia já é concretizada assim que a quantidade de participantes do consórcio for atingida. A partir dessa data, novos encontros são marcados mensalmente. É importante dizer que eles não se limitam à execução de sorteios.

Nas assembleias, os membros do consórcio recebem as atualizações mais recentes relacionadas ao grupo. Para participar, você só precisa verificar o calendário das reuniões e se programar.

6. Oferece variedade de prazos e planos

As empresas administradoras de consórcios têm investido na diversidade, a fim de conquistar um número maior de clientes. Desse modo, a escolha do melhor consórcio para você é facilitada, uma vez que há, no mínimo, uma combinação alinhada ao seu perfil.

Você avalia e determina um valor para a carta de crédito que seja compatível com o tipo de imóvel pretendido. Os diferentes planos também contam com parcelas mensais coerentes com o orçamento de cada pessoa interessada no consórcio.

Além do valor da carta de crédito, você também determina o prazo de pagamento do seu consórcio. Essa flexibilidade permite ao consumidor se planejar, estruturando os seus planos de acordo com a realidade atual de suas finanças pessoais. Por conta disso, o consórcio ajuda até no controle de gastos.

7. Concede liberdade para usar o crédito

Com a carta de crédito em mãos, o consorciado contemplado tem liberdade para usar o valor do crédito da forma como ele desejar. Para tanto, o uso do montante deve apenas respeitar a categoria do bem consorciado. Dito de outra maneira, o consórcio de imóveis prevê o direcionamento da carta de crédito exclusivamente para empreendimentos imobiliários.

Na prática, esse aspecto confere versatilidade ao uso do dinheiro inerente ao consórcio. Você pode, por exemplo, obter imóveis residenciais ou comerciais, novos ou usados. Também é possível adquirir terrenos ou usar a quantia disponível para uma reforma. Para quem já possui imóveis financiados, é permitido o uso da carta de crédito para quitar a dívida.

Repare, mais uma vez, como o consórcio imobiliário é uma opção bastante atrativa, afinal ele concede ao consorciado a oportunidade de se decidir com muito mais calma e tranquilidade.

8. É um bom tipo de investimento a médio ou longo prazo

Muitas pessoas têm dúvida quanto ao fato de o consórcio de imóveis ser um ótimo investimento ou não. Tenha em mente que essa modalidade proporciona a chance de você realizar uma aquisição de forma planejada , econômica e segura.

Consequentemente, o retorno inicial é alto e propenso a se tornar ainda maior, desde que haja alguma valorização do imóvel ou da área onde ele estiver localizado. Com um bom planejamento financeiro, você paga pouco por um investimento que proporciona uma ótima rentabilidade.

9. Manutenção do poder de compra

Para manter o equilíbrio do sistema e garantir as mesmas condições aos consorciados para a aquisição do bem, o consórcio prevê um reajuste periódico do valor da carta de crédito. Dessa forma, o poder de compra do consorciado é garantido, independentemente do momento de sua contemplação.

10. Passa por fiscalização do Banco Central

O Banco Central é o órgão fiscalizador das administradoras de consórcio. Ele tem a autoridade competente para normatizar e fiscalizar as Administradoras de Consórcios, a fim de resguardar os interesses do grupo de consorciados.

Os contratos entre os consorciados e as Administradoras são regidos pela Lei nº 11.795/08. Isso garante a segurança necessária para fechar um negócio envolvendo o valor do imóvel — mas atenção, sempre verifique se a empresa é credenciada ao Banco Central antes de aderir ao consórcio.

Fazer um consórcio imobiliário é assumir um compromisso de poupar para adquirir a casa própria, sendo uma alternativa para quem não tem disciplina para economizar e uma ferramenta para fomentar o hábito de investir. E, como a carta de crédito equivale ao pagamento à vista, há um maior poder de negociação que poderá render bons descontos.

Depois de conhecer essas 10 incríveis vantagens de consórcio de imóveis que trouxemos para você, resta buscar uma administradora de confiança. Verifique qual é a variedade de ofertas de planos e selecione aquele que seja compatível com seu futuro.

Quer uma dica de como encontrar o consórcio de imóveis ideal e não se arrepender? Venha conversar com um de nossos consultores e saiba por que seu sonho de ter um imóvel está mais próximo do que imagina!
cta-consorcio-de-imoveis-tudo-que-voce-precisa-saber
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Como funciona a análise de crédito para a aquisição de um imóvel?

home
Seu imóvel

Contratar um consórcio para comprar casa de praia? Entenda!

home
Seu imóvel

Vale a pena investir em um terreno na praia? Veja como adquirir um!