Tudo Sobre Consórcio

Vantagens do consórcio: entenda por que esse é um ótimo negócio

Ao aderir ao consórcio, você tem direito a diversas vantagens. Veja este post para conhecer todas elas.

Se você está a fim de conhecer as vantagens do consórcio para realizar sonhos, como a compra do seu primeiro carro, ou um imóvel para sair do aluguel, mas ainda tem receio de aderir a essa modalidade financeira, fique tranquilo. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber.

Afinal de contas, quando lidamos com dinheiro, é fundamental termos cuidado e levantarmos as informações corretas em busca do melhor negócio. Arriscar não é uma boa opção quando algum recurso monetário consome uma parte do orçamento mensal em médio ou longo prazo.

As vantagens do consórcio se destacam pela ausência da cobrança de um valor de entrada e pela inexistência da taxa de juros. Só essas características já o tornam muito atrativo, mas abaixo vamos esclarecer ainda mais sobre esse recurso de obtenção de crédito. Acompanhe!

Permite poupar dinheiro e manter a disciplina financeira

Muitas pessoas querem adquirir um bem de alto valor ou contratar um serviço caro, mas não têm uma quantia integral disponível para fechar o negócio. Do mesmo modo, algumas têm dificuldade para economizar e, por isso, não conseguem guardar dinheiro sozinhas.

Nesses casos, participar de um consórcio pode ser uma boa opção, uma vez que, tornando-se integrante do grupo, você passa a fazer parte de uma espécie de poupança forçada. Mensalmente, você realiza o pagamento das parcelas e forma um fundo para a aquisição do bem ou contratação do serviço. Porém, você só tem acesso a esse valor quando é contemplado. Isso auxilia a evitar compras por impulso e gastos supérfluos.

Além disso, o consórcio também permite que você desenvolva disciplina para, futuramente, fazer sua compra, o que pode ser benéfico para ter uma vida de consumo mais contida e econômica.

Sem entrada e sem juros

Isso mesmo! O consórcio não cobra juros. O que existe é a taxa de administração que tem um valor mais acessível se comparado à outras formas de aquisição parcelada. Ela é um percentual da carta de crédito, prefixada em contrato e diluída ao longo do prazo do plano.

Além disso, também não existe a solicitação de pagar um valor de entrada, ou seja, o valor do bem é parcelado integralmente. Esse é um ponto muito interessante para aquelas pessoas que têm dificuldade em guardar uma quantia para dar como entrada.

Atualiza o valor da carta de crédito

Como um consórcio pode perdurar por alguns anos, o valor da carta de crédito é atualizada periodicamente. Assim, você não corre o risco de perder dinheiro por inflação ou desvalorização da moeda.

Vale destacar que o parâmetro de mercado para esse reajuste deve estar previsto no contrato de adesão do consórcio. Isso garante que você não perca seu poder de compra com o passar do tempo.

Dá versatilidade no uso do crédito

No consórcio você tem bastante flexibilidade para utilizar sua carta de crédito. É possível adquirir qualquer bem que esteja na categoria do consórcio contratado. Assim, você pode definir a marca e o modelo do veículo que melhor atenda às suas necessidades, por exemplo. No caso do consórcio de imóveis, é possível comprar uma casa, um apartamento (novo ou na planta), um terreno, fazer uma reforma ou construir.

Além disso, existem empresários que entram nesse negócio para investir no próprio empreendimento. Isso abre uma série de possibilidades, como a aquisição de um estabelecimento comercial, uma frota de veículos e/ou maquinários para agilizar a produção, por exemplo.

Favorece a poupança programada

Embora seja visto como uma compra programada, o consórcio também pode ajudar a poupar dinheiro. Se esse for o seu objetivo, basta realizar o pagamento das parcelas e optar por não participar dos sorteios ou da oferta de lances, tendo acesso ao valor investido no encerramento do plano.

Assim, você faz um investimento de longa duração, a fim de usar o montante para ter uma aposentadoria tranquila, obter um patrimônio, investir em outro ativo ou presentear os filhos com um bem de alto valor, como um automóvel, um imóvel, um terreno ou a faculdade, por exemplo.

Concede uma boa variedade de prazos e planos

As administradoras oferecem uma grande variedade de planos, a fim de permitir que os participantes escolham o consórcio ideal para o seu perfil.

Sendo assim, é possível definir a o valor da carta de crédito conforme o bem ou serviço que se deseja adquirir. Também é possível definir o prazo de pagamento, bem como o valor das parcelas mensais para que se adequem ao seu orçamento.

Isso garante que você, futuro consorciado, se planeje, definindo todos os seus planos com base na sua condição financeira, afim de não comprometer o suas finanças.

Direciona um percentual do crédito para despesas

Outro motivo para participar desse modelo de aquisição é ter a possibilidade de pagar despesas associadas ao bem ou serviço (como tributos, registros cartoriais, transferências de propriedade, instituições de seguro etc.) utilizando até 10% do total da sua carta de crédito.

É possível antecipar a contemplação

Existem duas formas de ser contemplado: sorteio e lance. Se você não pretende esperar apenas pela sorte, pode ofertar lances para aumentar suas chances de ser contemplado. O lance nada mais é que a oferta de um valor correspondente à antecipação das parcelas do consórcio. Geralmente quem oferta o maior lance é contemplado e tem acesso á carta de crédito.

É importante lembrar que caso o seu lance não seja o vencedor, você não precisa realizar o pagamento da quantia ofertada, podendo usá-la no mês seguinte para fazer outra oferta e tentar antecipar a contemplação.

É um investimento seguro

Geralmente, aplicações financeiras exigem muito estudo e uma estratégia bem definida. Caso contrário, você pode tomar decisões erradas e ter perdas significativas.

Logo, um dos motivos para escolher o consórcio é a sua operação descomplicada (acessibilidade). Você não precisa ser expert em mercado financeiro e investimentos, já que basta pagar as parcelas nas datas firmadas em contrato. Dessa forma, reunirá uma boa quantia para adquirir o que deseja sem sofrer perdas financeiras, uma vez que existe a certeza de que você será contemplado e terá acesso ao valor investido.

Depois de entender todas as vantagens do consórcio, você pode ver que essa modalidade de aquisição é uma ótima alternativa para realizar os seus sonhos, não é mesmo? Quando for realizar a contratação, não se esqueça de buscar uma empresa sólida no mercado, que seja capaz de administrar todo o processo com seriedade e trazer soluções compatíveis com as suas necessidades.

Se você curtiu este conteúdo e deseja saber um pouco mais sobre o tema, baixe o nosso guia do consorciado para aprender como fazer consórcio com segurança. Nele, você vai aprender como se preparar, analisar o contrato, calcular taxas e escolher a melhor administradora. Aproveite, é grátis!

Nesses casos, participar de um consórcio pode ser uma boa opção, uma vez que, tornando-se integrante do grupo, você passa a fazer parte de uma espécie de poupança forçada. Isso quer dizer que você faz os pagamentos mensais e forma um fundo para a aquisição do bem ou contratação do serviço, mas só tem acesso ao valor quando é contemplado. Isso auxilia a evitar compras por impulso e gastos supérfluos.
Guia Do Consorciado Saiba Como Fazer Um Consorcio Com Seguranca Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.