Entenda como o consórcio pode ajudar você a sair do aluguel

Seu sonho é sair do aluguel? Veja por que, de longe, o consórcio de imóveis é a solução mais interessante do mercado!
  • Atualizado em January 8, 2021
  • Publicado em January 8, 2021
  • Seu imóvel

Muitas vezes, a conquista do imóvel próprio parece ser um sonho distante. Afinal, trata-se de um bem comercializado por um preço consideravelmente elevado, o que dificulta a aquisição. Nesse tipo de situação, a maioria das pessoas costuma recorrer ao financiamento, o que pode gerar um gasto acima do esperado. A boa notícia é que existe uma outra forma bem interessante e econômica de sair do aluguel.

Por meio do consórcio imobiliário, o sonho de comprar uma casa fica muito mais próximo de se tornar realidade. Quer saber por quê? Continue com a gente a seguir e fique por dentro dos detalhes mais importantes sobre o consórcio de imóveis!

O que é o consórcio imobiliário?

Se você ainda é novo no mundo dos consórcios, saiba que eles são a forma mais democrática de se conseguir um bem de alto valor agregado. Além de uma casa ou apartamento, é possível comprar carro facilmente via consórcio. Então, essa modalidade de aquisição de bens veio para facilitar mesmo as nossas vidas.

De uma maneira geral, qualquer consórcio cumpre o papel de facilitar a obtenção de algo muito valorizado no mercado. No caso do consórcio imobiliário, como o nome já indica, você se reúne com um grupo de participantes que tem um objetivo em comum: comprar um imóvel. A solução é muito recorrente tanto para quem deseja sair do aluguel como para as pessoas que desejam uma ótima diversificação de investimentos.

Como funciona o consórcio imobiliário?

O consórcio imobiliário é uma espécie de autofinanciamento. Um grupo de pessoas com um mesmo objetivo de aquisição, realiza pagamentos mensais formando um fundo comum. É esse fundo comum que permite as contemplações dos consorciados, momento em que o participante tem acesso à carta de crédito para a compra do bem.

Para integrar um consórcio, basta encontrar uma administradora de consórcios que ofereça um plano que atenda às suas necessidades. A partir do momento em que você adere a um consórcio, você passa a ter direitos e deveres sobre uma cota.

Cada plano contém características próprias, que compreendem não somente o valor das parcelas, mas também o tempo para finalização do consórcio. É importante se atentar a esses detalhes, pois eles precisam estar alinhados aos seus objetivos.

Uma vez que seja definido o consórcio ideal, o valor do crédito escolhido é dividido em parcelas, as quais devem ser pagas em dia até a última data de vencimento. A partir da soma desses pagamentos é formado um fundo comum, que é o que possibilita a contemplação dos participantes. Essa contemplação pode ocorrer por meio de sorteio ou de lance.

Importante dizer que, geralmente, as parcelas já contemplam um valor extra destinado à formação de um segundo fundo: o de reserva. Ele tem a função de aumentar a segurança de todos os integrantes do consórcio, sendo utilizado para cobrir imprevistos no grupo, como a inadimplência de algum participante, por exemplo.

Quais são as diferenças entre consórcio e financiamento?

Tanto para comprar carro ou casa, o consórcio apresenta muitas diferenças em comparação ao financiamento. Como mencionamos anteriormente, o consórcio é uma forma de autofinanciamento, já no financiamento você pede um empréstimo a um banco ou instituição financeira. Na verdade, o consórcio se parece com a caderneta de poupança. Contudo, diferentemente da última, o dinheiro revertido para o consórcio já é direcionado a um objetivo específico.

Além disso, a composição das parcelas de um consórcio é embasada nos fundos (comum e reserva) que mencionamos há pouco. A eles, soma-se uma taxa administrativa. O seguro, se houver, fica a critério do consorciado. No caso do financiamento, são cobradas taxas associadas a uma política de juros.

Outra diferença bastante definida entre as formas é o valor de entrada. No consórcio o valor da carta de crédito é parcelado integralmente, ou seja, não é necessário realizar o pagamento de uma entrada. No financiamento é comum que as instituições peçam cerca de 20% do valor do bem como entrada para liberar o crédito.

Por que ele é vantajoso para quem quer sair do aluguel?

O consórcio é uma forma de aquisição extremamente vantajosa. A primeira vantagem a ser destacada é o fato de que o consórcio não exige o pagamento de uma entrada. Isso significa que o valor para a aquisição do bem é 100% parcelado.

Para abater o valor do plano, você também pode usar seu saldo do FGTS no consórcio imobiliário, desde que observadas as regras de utilização . Com isso, você pode usar esse valor como oferta de lance e antecipar a sua contemplação. Não é à toa que muitas pessoas pensam em investir em imóveis se sentem atraídas para essa modalidade de crédito.

Outro ponto importante está ligado ao processo em si. Isso porque a adesão ao plano do consórcio desejado é bastante simplificada e amigável. Além disso, como anteriormente, o consórcio não tem juros e o valor da taxa de administração é bem mais acessível se comparada às outras formas de aquisição parcelada.

Por fim, o consórcio também oferece uma vantagem muito importante para quem está planejando sua aquisição. Nós estamos falando a respeito da liberdade de selecionar o imóvel com muito mais tempo e calma. Isso é possível porque, no consórcio, você não escolhe a residência antes da adesão. Em vez disso, reduza apenas o valor do crédito necessário para adquiri-la. Com a carta de crédito em mãos, basta buscar uma proposta que pode ser coberta pelo montante disponível.

Como escolher uma empresa de consórcios?

Agora que você já conhece como características e todas as vantagens propiciadas pelo consórcio imobiliário, deve estar se perguntando o como faz para participar. A fim de que o consórcio seja bem-sucedido, é necessário se amparar em uma empresa experiente no mercado.

A Racon Consórcios atua no setor há mais de 30 anos, período no qual conquistaram a admiração e confiança de muitos de clientes. Os depoimentos falam por si, demonstrando toda a credibilidade e flexibilidade relacionadas aos seus processos. Essa é a prova de que todas as pessoas podem sair do aluguel de uma maneira fácil e econômica.

Quer ver como é simples ter seu imóvel? Faça uma rápida simulação agora mesmo!
cta-simule-seu-consorcio
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Existe diferença entre reformar e restaurar? Venha descobrir!

home
Seu imóvel

O que é e como posso calcular a variação do INCC?

home
Seu imóvel

9 cuidados para quem tem animais de estimação em apartamento