Entenda o que é elevador privativo e como funciona.

Apartamentos com elevadores privativos estão se tornando tendência e conquistando os condomínios de luxo. Conheça mais sobre esse recurso!
  • Atualizado em February 17, 2023
  • Publicado em February 17, 2023
  • Seu imóvel

Talvez você já tenha visto um em algum filme ou programa de TV e provavelmente pensou: como deve funcionar um elevador dentro do apartamento? O elevador privativo, como é mais conhecido, é um dispositivo encontrado em alguns arranha-céus luxuosos e apartamentos sofisticados em todo o mundo.

Neste post, vamos trazer mais detalhes sobre como funciona esse dispositivo para quem busca moradias bem equipadas. Continue a leitura para saber as vantagens de morar em um apartamento com elevador privativo e dicas de como escolher um imóvel que tenha esse recurso exclusivo.

O que é elevador privativo?

O elevador privativo é um elevador exclusivo para o apartamento. Em vez de dividir um elevador comum do condomínio com outros moradores, o usuário tem acesso a um elevador próprio para sua locomoção e de sua família.

O elevador privativo é um elevador exclusivo para o apartamento. Em vez de dividir um elevador comum do condomínio com outros moradores, o usuário tem acesso a um elevador próprio para sua locomoção e de sua família.

Em muitos casos, o acesso se dá dentro do próprio apartamento. O morador não precisa sequer percorrer o corredor do seu andar para entrar no elevador privativo. Assim, mesmo nos casos que o elevador é dividido com outros moradores, nenhum deles consegue acessar sua residência, pois só você terá acesso ao seu andar.

Como se diferencia dos outros tipos de elevadores?

Associados a um padrão de vida luxuoso, os elevadores privativos se abrem diretamente para o apartamento de um morador, dando ao usuário uma rota direta para o seu lar em enormes edifícios de vários andares. Esse é o grande diferencial do elevador privativo comparado a elevadores tradicionais de prédios e condomínios.

Como funciona um apartamento com elevador privativo?

Ao olhá-lo de for a, o elevador privativo se parece com qualquer outro elevador tradicional. Porém, assim que você entra em um, poderá reparar no seu funcionamento diferente de todos os outros: em vez de um painel com os números dos pisos, há um espaço para um cartão ou chave codificada. Em alguns casos, há um painel para a digitação do código.

É por meio dessa chave, cartão ou código que o elevador sabe para qual andar ir. Ele concede ao morador acesso particular ao seu andar ou apartamento, mantendo intrusos afastados.

Alguns desses modelos também apresentam uma porta secundária ou até um espaço — um pequeno hall privativo — entre a saída do elevador e o apartamento. Quando a porta se abre, o usuário sai do elevador e entra nesse espaço para, em seguida, poder abrir o apartamento. É um recurso de segurança extra que faz parte de alguns elevadores privativos.

Nesse caso, muitas vezes, o elevador é dividido com outros moradores do prédio, porém, o seu andar e o seu hall são exclusivamente seus. Assim, essa pode ser uma alternativa mais barata com relação ao elevador que abre dentro do apartamento, e ela também fornece um certo nível de privacidade.

Quais as vantagens do elevador privativo?

Os elevadores privativos se tornaram dispositivos atrativos nos tempos modernos por muito mais do que o luxo. A seguir, conheça as principais vantagens de ter um elevador só para o seu apartamento.

Proporciona autonomia

O elevador privativo permite que o usuário não dependa de outras pessoas para se deslocar de um ponto a outro. Além disso, seu elevador pode transportar com mais tranquilidade sacolas de mantimentos pesados, caixas de armazenamento volumosas e equipamentos grandes, desde que o peso e o tamanho dos objetos estejam dentro dos limites do elevador.

Fornece segurança

Ter um elevador que se abre diretamente para o seu apartamento parece chique, se você puder pagar, mas é seguro?

A resposta é sim. Os elevadores privativos são silenciosos, seguros e fáceis de operar para qualquer usuário. Esses tipos de dispositivos são regidos por normas específicas de acordo com os códigos de segurança locais e nacionais.

É contra intrusos

Como vimos, o elevador privativo é planejado para evitar que as pessoas tenham acesso não autorizado às residências dos moradores. A maioria desses tipos de elevadores tem um sistema de fechadura em que a chave de um morador só permitirá o acesso ao seu andar específico.

Nos condomínios com elevadores privativos, normalmente há porteiros e seguranças para garantir que todos estejam respeitando as regras de convivência e evitar a entrada de pessoas não autorizadas.

Para a segurança extra dos moradores, câmeras com múltiplas visualizações e alarmes também são comuns em condomínios que oferecem esse dispositivo.

É flexível

Os elevadores privativos são projetados para se adaptarem aos apartamentos de um condomínio de luxo, com peças modulares e personalizáveis que se adaptam facilmente a cada espaço disponível. Os fabricantes não exigem peças que sujam ou interferem no espaço do apartamento em si, resultando em um recurso não intrusivo para seu conforto.

Como escolher um imóvel com elevador privativo?

Embora os elevadores privativos ofereçam muitos benefícios, você precisará avaliar vários fatores antes de decidir escolher um imóvel que ofereça esse recurso. Aqui estão alguns pontos a serem avaliados.

Saiba onde encontrar

Um sistema de elevador privativo geralmente é encontrado em edifícios com um ou dois apartamentos por andar. Esses imóveis tendem a ocupar mais metros quadrados do que os que são acessados por um corredor comum.

Portanto, você vai encontrar apartamentos com elevadores privativos principalmente em prédios de condomínios grandes e luxuosos.

Um detalhe é que, evidentemente, esse recurso não está disponível para um apartamento térreo, localizado no mesmo nível da entrada do condomínio.

Esteja disposto a pagar mais pelo apartamento

O quanto o elevador particular interfere no valor não segue uma regra exata, pois isso varia de caso para caso. Mas é seguro afirmar que o elevador privativo aumenta o valor de um apartamento.

Então, se você está pensando em comprar ou alugar um imóvel com esse recurso, é importante estar preparado desde já para arcar com um valor acima da média dos condomínios luxuosos.

Celebridades, indivíduos com alto patrimônio líquido e pessoas com preocupações de segurança são os mais interessados nesse tipo de comodidade.

Atenção às crianças

Quem tem criança em casa não deseja correr o risco de ver seu filho descendo pelo elevador particular sem sua devida autorização. Por isso, muitos modelos contam com sinalizadores sonoros que indicam que o elevador será utilizado. Dessa forma, os pais ou responsáveis pela criança podem ficar sempre de olho quando o dispositivo for acionado.

Caso esse seja o seu caso, certifique-se de que o elevador privativo tenha a segurança suficiente para os pequenos.

Além de ser um recurso luxuoso e atraente, o elevador privativo tem a vantagem de agregar mais autonomia, conforto e segurança para você e sua família. Mas, como vimos até aqui, existe uma série de fatores que você precisa considerar antes de escolher um apartamento com esse recurso. Esperamos que nossas dicas ajudem na sua pesquisa, boa sorte!

E se você busca uma solução para comprar um apartamento ou outro bens da maneira mais segura e escalável possível, aproveite para descobrir como funciona um consórcio e as vantagens desse modelo de aquisição!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

Para que serve o habite-se? Como emitir? Tudo sobre o documento!

home
Seu imóvel

Quanto custa a reforma de um banheiro? Como economizar? Veja 7 dicas

home
Seu imóvel

7 dicas para decoração de um apartamento pequeno