Investimentos seguros: invista em imóveis e fuja de riscos!

Será que existem mesmo investimentos seguros com alto retorno? Sim, existem! Descubra agora mesmo como isso é possível!
  • Atualizado em July 28, 2020
  • Publicado em August 31, 2016
  • Seu imóvel

Cedo ou tarde, todos nós começamos a nos preocupar com nosso futuro financeiro. Para que ele seja promissor e alinhado ao estilo de vida desejado, é necessário saber como investir seu dinheiro. Em meio a tantas alternativas disponíveis no mercado, você precisa encontrar investimentos seguros e que realmente façam seu dinheiro render.

Devido à alta procura por investimentos, a tarefa de busca das melhores opções ficou um tanto quanto confusa. É provável que você mesmo já tenha recebido inúmeras ofertas tentadoras, mas tenha ficado com receio de aplicar suas economias nelas. Por sinal, a cautela adotada nesses casos é totalmente compreensível.

A fim de tranquilizar você, nós estamos aqui para apresentar as principais características dos investimentos seguros. Continue a leitura a seguir e saiba por que os imóveis ainda são um ótimo negócio!

O que analisar ao escolher um investimento?

Antes de falar sobre as vantagens de se investir em imóveis, nós precisamos nos certificar de que você conhece os pilares de qualquer investimento. São três: risco, rentabilidade e liquidez. Com base na análise de todos eles, é possível estabelecer excelentes parâmetros de comparação entre as alternativas do momento. Ao fazer isso, você estará muito mais próximo de iniciar um investimento que atende as suas expectativas.

Em primeiro lugar, existe uma correlação entre os três critérios exibidos acima. Na prática, isso significa que investimentos de baixo risco oferecem rentabilidade igualmente abaixo da média. Simultaneamente, a concessão de uma alta liquidez também interfere na quantia a ser resgatada ao longo do período do investimento em questão.

Se você não precisa que o investimento gere uma renda imediata, pode se beneficiar de prazos mais longos para resgate. Assim, basta escolher uma opção que amplie o total investido no decorrer de meses e anos. Quanto maior for a valorização do investimento nesse decurso, maior será a rentabilidade, sem que seja necessário correr grandes riscos.

Por falar em riscos, é importante frisar que todo investimento carrega consigo certa parcela de risco. Na hora de efetuar uma aplicação financeira, o seu olhar deve estar atento aos fatores que diminuem consideravelmente o perigo natural relacionado ao investimento.

Existem ativos do mercado famosos por oferecem altas taxas de rentabilidade, como os papéis negociados na bolsa de valores. Mas também é conhecida a resistência da maioria da população a esse tipo de investimento.

Isso porque poucas pessoas se sentem confortáveis diante de um risco operacional tão assustador quanto aquele propiciado pelas oscilações do mercado financeiro. Em um dia ou questão de algumas horas ou minutos, você pode ficar rico ou pobre. Será que vale a pena?

Por outro lado, é possível que você invista uma boa quantia em dinheiro em determinado título e se espante com o baixo rendimento após tanto tempo. Convenhamos que, em tais circunstâncias, a pergunta anterior tem o mesmo peso e relevância. Em resumo, tanto os investimentos excessivamente arriscados quanto os exageradamente conservadores são questionáveis.

Resta, então, apoiar-se em uma espécie de meio-termo. Contudo, é preciso achar um que proporcione ganhos satisfatórios o suficiente para que se faça novas investidas no mercado. Sim, você deve pensar, desde já, em como será sua política de reinvestimentos, para que o dinheiro continue gerando renda continuamente.

Com base em todas essas premissas, fica fácil entender por que a escolha do investimento ideal é fundamental para que o investidor atinja suas metas e objetivos. Também fica nítida a importância de se ter em mãos um planejamento financeiro que abranja estratégias de investimento muito bem definidas.

Imóveis são investimentos seguros?

A esta altura, você deve estar se perguntando o que deve fazer para evitar o risco máximo, ao mesmo tempo em que tenta aplicar recursos em algo vantajoso. Curiosamente, a resposta a essa pergunta encontra abrigo em uma opção sempre presente, mas que, às vezes, é esquecida: os imóveis.

Independentemente da época e da especulação imobiliária em vigor, os imóveis se mantêm como um dos investimentos mais seguros do mercado. Para que toda essa segurança se concretize, no entanto, é preciso tomar alguns cuidados, além de analisar o cenário de uma forma particular.

Em outras palavras, a decisão de se investir em um empreendimento imobiliário deve ser calculada em seus mínimos detalhes. Você pode começar pelo entendimento dos aspectos que influenciam direta ou indiretamente o valor do imóvel de interesse.

Há, ainda, outros pontos a serem considerados, como o fato de os imóveis serem parte constante de nossas vidas. Note que, seja qual for o momento alcançado pela era digital, todas as pessoas precisam de um lugar para morar. As empresas, por sua vez, necessitam de locais físicos para exercerem suas atividades.

Em um ambiente urbano, instantaneamente percebemos que estamos rodeados de diversos imóveis por todos os lados. Para constatar isso, basta sair de casa e caminhar por alguns minutos. Se você visualizar esse cenário com o olhar de um investidor, enxergará um universo de possibilidades. Além de seguros, os imóveis são uma das melhores maneiras de promover a diversificação de investimentos que sua carteira precisa.

Tenha em mente que o sucesso do investimento depende da valorização do imóvel. Ela está intimamente ligada à observação de certos detalhes, como:

  • localização privilegiada;
  • tamanho do espaço interno;
  • qualidade da infraestrutura interna;
  • adoção de projetos de renovação ou restauração arquitetônica.

Quais são os melhores tipos de imóveis para comprar?

Tais possibilidades se estendem pelos tipos de imóveis disponíveis para compra. Você não precisa necessariamente investir com o foco voltado a uma residência comum. Aprenda a ampliar os horizontes e veja a oportunidade de adquirir salas comerciais, como estúdios.

Atualmente, a depender da cidade, há uma ampla oferta de imóveis com arquitetura diferenciada, como alguns lofts. O recomendável é que você faça uma pesquisa de mercado com base naquilo que deseja negociar. Afinal, trata-se de um investimento.

Quais são os benefícios de comprar um imóvel?

As vantagens atreladas à compra de imóveis variam de acordo com seu plano de investimentos. Elas também dependem da utilização de um imóvel que reúna atributos que colaborem para o potencial de valorização dele. Via de regra, basicamente você se beneficia por:

  • ter um lugar para morar;
  • livrar-se do aluguel;
  • proteger-se da inflação;
  • ampliar o patrimônio.

Como o consórcio pode ajudar?

Se você ficou motivado e está muito inclinado a investir em imóveis, precisa definir qual será o método de aquisição. Nesse sentido, o consórcio de imóveis é a forma mais segura e rentável do mercado. Por meio dele, você consegue adquirir o imóvel de forma planejada, de acordo com suas possibilidades financeiras. Além de vantajoso financeiramente, o consórcio é extremamente seguro, já que a contemplação da carta de crédito é garantida para quem honra o pagamento de todas as parcelas.

Mesmo com todas as nossas dicas, talvez você esteja em busca do seu primeiro imóvel. Esse momento marcante de nossas vidas pede ainda mais atenção antes de fechar qualquer negócio. Para que você se sinta realmente confortável e possa realizar investimentos seguros em imóveis, é essencial contar com um passo a passo preciso. Nele, devem constar pontos associados à documentação do imóvel, como a escritura.

Então, baixe agora mesmo nosso guia com um checklist completo para a compra do seu primeiro imóvel!
cta-checklist-passos-importantes-para-a-compra-do-primeiro-imovel
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
home
Seu imóvel

6 dicas de decoração de sítios e chácaras

home
Seu imóvel

O que você deve observar ao construir uma casa?

home
Seu imóvel

Como escolher o terreno ideal para as suas necessidades?