Quando falamos em São Paulo, você logo lembra de toda a vida corrida e a agitação, certo? Mas a verdade é que nem todos os cantos do estado são assim: existem muitas opções de lugares para viajar e para descansar em SP. Seja na própria capital, seja em outras cidades, o que não falta são opções excelentes para descansar. É só escolher o que você mais precisa para o momento e curtir muito!
Para ajudar você a encontrar o lugar perfeito, separamos dicas que vão desde as belas praias até destinos para saborear os chocolates quentes na região serrana. Você verá que é possível relaxar em passeios para todos os gostos e bolsos. Ficou com vontade de saber mais? Então, siga com a leitura deste post!
A diversidade que São Paulo oferece
Todo o estado de São Paulo é formado por uma grande mistura de pessoas vindas de muitas partes do Brasil e do mundo, que encontraram nessa região novas oportunidades para construírem suas famílias, carreiras e sonhos. Somada à riqueza cultural, estão as belezas naturais e a diversidade de clima, que dão aos turistas e aos moradores locais muitas opções de viagens diferentes. Você pode, por exemplo:
- escolher um hotel para relaxar na capital;
- passear pelas praias do litoral;
- curtir o frio na região da Serra da Mantiqueira;
- praticar esportes no Pico do Agudo;
- visitar maravilhosas cachoeiras.
Com tanta variedade de lugares para descansar em SP, é possível passar o ano inteiro conhecendo diferentes destinos dentro do estado. Caso você more perto de algum dos lugares que vamos recomendar neste post, ainda há a vantagem de viajar gastando pouco, economizando para ir mais longe nas próximas férias.
Lugares para viajar e descansar em SP
Agora que já sabe que São Paulo tem múltiplos destinos para esquecer a rotina e desfrutar de cada segundo de descanso, veja as dicas de lugares incríveis que separamos para você. Temos certeza de que vai se surpreender ao descobrir os detalhes da última opção na lista!
1. Holambra
Holambra não é conhecida como “Capital das Flores” à toa: ela é a maior produtora do Brasil dessas belezas coloridas. Para chegar à cidade, o mais recomendado é ir de carro. Um final de semana é suficiente para que você conheça os principais pontos turísticos e, é claro, os maravilhosos campos de flores.
Na rua Dória Vasconcelos, você se encantará com a arquitetura e a organização da cidade, que deixam no visitante a impressão de estar em um outro país. Para os amantes de uma boa gastronomia, a dica é experimentar a culinária holandesa e alemã, muito fortes na região, por influência das famílias imigrantes que fundaram a cidade.
2. Campos do Jordão
Vai tirar uns dias para descansar quando as temperaturas estiverem mais baixas? Então, vale a pena conhecer Campos do Jordão nesse período. É que a região, localizada na Serra da Mantiqueira, fica ainda mais bonita e aconchegante nos meses mais frios.
Como o que você está procurando é sossego, fique atento apenas para a sua data de ida não coincidir com o Festival de Inverno, período em que a cidade recebe muitos turistas. Com as concorridas atrações do festival, tudo fica lotado e pode ser um pouco estressante para quem busca lugares para descansar em SP.
Ir de carro para Campos do Jordão é a melhor alternativa e ajudará no deslocamento dentro da cidade. Aproveite o clima europeu do lugar, caminhando pela Vila Capivari e não deixe de visitar o Morro do Elefante, de onde apreciará uma linda vista. No jantar, peça um fondue de queijo e um delicioso chocolate quente de sobremesa.
3. Santo Antônio do Pinhal
Para quem gosta de contato com a natureza e muita aventura, Santo Antônio do Pinhal oferece o melhor dos dois mundos. No Pico do Agudo, com seus mais de 1.700 metros de altitude, você poderá apreciar a linda vista, praticar voo livre, asa delta ou paraglider e ainda ser brindado com um lindo pôr do sol ao final do dia.
Outras opções são as caminhadas ou os passeios de bicicleta pelas trilhas, além do banho nas cachoeiras do Lageado ou do Cassununga.
Visite também as paisagens temáticas do Jardim dos Pinhais Ecco Parque e, ao final da sua visita pela cidade, aproveite para comprar lindos artesanatos para presentear seus amigos.
4. São Roque
Você gosta mesmo é de bons vinhos? As vinícolas de São Roque são o destino perfeito para você. Situada a cerca de 60 km de São Paulo, a cidade é famosa pela Rota dos Vinhos, que reúne mais de 30 atrações diferentes, com direito a conhecer como funciona a produção da região e, é claro, a degustar as bebidas.
Aproveite também para:
- visitar o Ski Mountain Park e esquiar pelo tobogã de 350 metros de extensão;
- conhecer a Igreja Matriz de São Roque;
- ver a vista da cidade do alto do Morro do Cruzeiro.
5. São Sebastião
No litoral norte de São Paulo estão localizadas algumas das mais belas praias do estado, e 30 delas estão em São Sebastião. Para escolher em qual região da cidade ficar, é preciso saber qual é o seu perfil: se quer uma melhor infraestrutura e vida noturna agitada, o ideal é se hospedar próximo às praias de Juquehy, Camburi e Maresias. Nessa última, acontecem vários campeonatos de surfe. Quem prefere tranquilidade total, basta ficar mais próximo de Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno.
O mergulho e as atividades náuticas no Arquipélago de Alcatrazes são algumas das mais novas atrações da cidade. Além do banho de mar, você ainda pode conhecer a Cachoeira do Rio das Pedras e a Cachoeira do Ribeirão do Itu, passear pelo centro histórico e conhecer a Aldeia Indígena Rio Silveiras.
6. Socorro
A 135 km de distância da capital, ao pé da Serra da Mantiqueira, Socorro merece ser explorada e desfrutada com calma, em um fim de semana ou mais dias. Lá, o visitante encontra natureza exuberante, cachoeiras, trilhas e belos mirantes, para descansar os olhos e encher os pulmões de ar puro.
Veja sugestões de alguns passeios imperdíveis em Socorro:
- Trilha das cachoeiras — inclui a cachoeira da Prainha e a belíssima cachoeira da Toca, de fácil acesso, além da cachoeira da Hidromassagem;
- Gruta do Anjo — mina desativada com bela piscina natural de águas cristalinas;
- Hotel Fazenda Parque dos Sonhos — o local reúne atrações para todos os gostos: tirolesa, rapel, arvorismo, trilhas, cavalgadas e até passeio de trator, em meio a muito verde. Funciona também no sistema “day use”.
- Pedra da Bela Vista — a 1.250 metros de altitude, oferece vista maravilhosa e um pôr do sol de cair o queixo.
7. Ilhabela
O estado de São Paulo é rico em paisagens deslumbrantes, tanto nas montanhas quanto no litoral. Quem prefere praia, pode escolher belos lugares para descansar em SP buscando destinos como Ilhabela e as ilhas do entorno, por exemplo.
Verdíssima, coberta de mata Atlântica, exuberante e sofisticada, Ilhabela está no litoral norte do estado, a cerca de 200 km da capital. Vá de carro até São Sebastião, de onde partem as balsas para a curta travessia até a ilha maior. Pronto. Você chegou ao paraíso verde de águas cristalinas, praias paradisíacas, cachoeiras e montanhas.
A cidade oferece um charmoso centrinho histórico cheio de restaurantes e bares com música ao vivo para uma gostosa saída noturna. Durante o dia, não faltam opções de passeios às belas praias e cachoeiras que se alcançam por trilhas na mata Atlântica. Imperdíveis, também, são os passeios de barco para explorar as ilhas menores do arquipélago.
8. Atibaia
Continuando nossa lista de lugares para descansar em SP, voltamos às montanhas onde se encontra Atibaia, situada a 803 metros de altitude, a cerca de 70 km de distância da capital paulista.
A charmosa estância climática de Atibaia oferece uma ótima infraestrutura para o visitante que chega à cidade para apreciar atrações como:
Pedra Grande
Tombada como Patrimônio Histórico Estadual em 1983, a atração está a uma altitude de 1450 metros, de onde se descortina uma paisagem deslumbrante. É o ponto de salto de asa delta e paragliders. Vá para admirar os corajosos ou para juntar-se a eles, por que não?
Passeio de teleférico
Quem não se aventurar a saltar da Pedra Grande pode optar pelo passeio de teleférico que liga o Lago do Major até a parte alta da cidade. Igualmente imperdível.
Parque Municipal Edmundo Zanoni
No Jardim das Samambaias, o parque possui 40 mil metros quadrados de área verde, com trilhas para caminhadas, lago com pedalinhos, brinquedos para as crianças e muitas outras atrações. Abriga, também, o Museu de História Natural.
Festa das flores e do morango
Em setembro, o maior evento de Atibaia acontece no pavilhão do Parque Edmundo Zanoni. O visitante vai se deliciar com os morangos e encher os olhos com a beleza das flores.
9. Taubaté
No vale do Paraíba, a 130 km da capital, Taubaté foi onde cresceu o humorista Mazzaropi e onde nasceu o escritor Monteiro Lobato. Os museus dedicados a cada uma dessas personalidades atrai adultos e crianças.
O turismo religioso também é forte em Taubaté, representado pelo Santuário de Santa Teresinha, a catedral São Francisco das Chagas, o Cristo Redentor, o convento de Santa Clara e outros.
10. São Paulo
Pode parecer quase impossível, mas no meio da capital também há alguns lugares para relaxar e esquecer que está na grande “selva de pedras”. Na Zona Oeste, você pode visitar o Parque da Água Branca, que dá a sensação de uma visita a uma fazenda, por causa dos animais que ficam soltos pela área verde.
Caso o que você queira é apenas passar um final de semana longe de casa, uma dica é escolher um spa ou um dos luxuosos hotéis da cidade. Entre as opções estão o Venus’ Secret Spa, um dos mais bem avaliados na lista do TripAdvisor, e o fabuloso Palácio Tangará.
A importância de se planejar financeiramente
É difícil prever quando precisaremos de um bom descanso. Pode ser que o seu corpo peça por um momento de paz antes mesmo de chegarem as férias, devido à pesada rotina, aos problemas pessoais ou outros fatores que nos levam ao desgaste. Por isso, o ideal é se planejar financeiramente para ter o dinheiro em mãos quando a vontade de viajar chegar!
Que tal começar a pagar as parcelas de um consórcio? Mensalmente, você tem a chance de ser contemplado com uma carta de crédito no valor total do crédito que você escolheu para realizar sua viagem. Essa é a melhor opção para quem quer realizar seus sonhos de forma planejada e sem pesar no bolso.
Com muitas áreas verdes, praias, cachoeiras e uma vasta cultura, você, com certeza, encontrará o melhor destino para passear e voltar mais relaxado para sua rotina diária. Afinal, o que não faltam são lugares para viajar e descansar em SP. Comece a se planejar financeiramente e curta muito o seu próximo roteiro.
Já está sonhando com a aposentadoria, para ter muito tempo livre para viajar? Então vai gostar de ler nosso guia prático para ter uma aposentadoria tranquila!