Meu Primeiro Carro

Como funciona o consórcio de carros? Descubra aqui!

Você conhece as vantagens do consórcio para a compra do seu carro novo? É hora de descobrir tudo aqui!

Comprar um carro é, sem dúvida, um desejo compartilhado por muitas pessoas. No entanto, os desafios e custos envolvidos nessa conquista acabam distanciando o sonho da realidade. Hoje, a questão financeira pesa bastante na aquisição de um veículo, já que a maior parte das pessoas não podem optar pela compra à vista, tendo que recorrer a modalidades de compras parceladas.

Felizmente, o mercado oferece alternativas interessantes e econômicas para quem deseja adquirir um carro novo. Exemplo disso é o consórcio, modalidade de aquisição que tem crescido muito nos últimos anos e ganhado o gosto e o bolso do brasileiro.

Agora, se você não sabe como funciona um consórcio de carros, não se preocupe! Preparamos este artigo para esclarecer os principais pontos dessa que é uma das mais versáteis, flexíveis e vantajosas modalidades de aquisição de bens disponíveis no mercado. Quer saber mais? Então, continue com a leitura e confira!

Entenda o consórcio

De maneira simplificada, o consórcio é uma modalidade de aquisição de bens e serviços que se baseia na união de pessoas em grupos para o alcance de interesses em comum. Nessa forma de compra, um número determinado de participantes se une, pagando mensalmente um valor fixo de parcela.

O valor pago por cada participante vai para um fundo conjunto, administrado por uma empresa com experiência nesse tipo de atividade, a chamada administradora. Essa empresa, então, utiliza os recursos levantados mês a mês para contemplar uma quantidade de membros, os quais são definidos por sorteio ou lance.

O grande diferencial do consórcio é que o valor total do bem desejado pode ser pago de forma parcelada, conforme o plano escolhido pelo contratante, sem a cobranças de juros, algo muito comum nos parcelamentos tradicionais. O que existe no consórcio é a taxa de administração, que geralmente tem um valor bem mais acessível se comparado a outras formas de aquisição parcelada.

A modalidade apresenta algumas características que a torna mais viável e vantajosa para a aquisição do seu carro, principalmente se você não tiver tanta pressa em obtê-lo.

Geralmente, as pessoas que contratam um consórcio de carro têm um perfil de poupador e enxergam a aquisição mais como um investimento do que uma despesa. Sendo assim, elas planejam a compra, uma vez que o consórcio possibilita que o veículo seja adquirido por valores bastante acessíveis.

Funcionamento do consórcio de carros

Como dito, o consórcio consiste na reunião de pessoas físicas e/ou jurídicas que têm um objetivo em comum: formar uma poupança para a compra de um bem ou serviço. Nesse caso, os consorciados ou cotistas, pagam todos os meses um valor que será destinado para a formação dessa poupança.

O valor pago disponibilizará aos cotistas as cartas de crédito para a aquisição do bem, seguindo a ordem de sorteios e lances no decorrer do contrato. Uma vez contemplado e com a carta de crédito em mãos, a pessoa ganha maior poder de negociação, já que ela permite uma compra à vista do carro.

O consórcio é regulamentado e fiscalizado pelo Banco Central do Brasil, mas isso não quer dizer que cada administradora não possa ter regras específicas. Elas costumam variar de acordo com o valor do crédito, dos juros por atrasos, das formas de contemplação por lance, entre outros pontos.

Vantagens do consórcio de carros

Como mencionamos no tópico anterior, a compra do carro realizada por meio de um consórcio apresenta uma série de vantagens, especialmente quando comparado a outras modalidades de aquisição.

Para deixar as coisas mais claras e mostrar como o consórcio pode ser uma alternativa extremamente estratégica para a compra de um carro, listamos algumas das suas principais vantagens. Confira!

É um investimento

Muita gente não consegue juntar dinheiro para realizar uma compra à vista, seja por falta de organização e planejamento, seja por simples falta de hábito. Para essas pessoas, o consórcio de carros torna-se uma ótima opção de investimento acessível e seguro, uma vez que as parcelas serão fixas e pagas mensalmente. E, quando contemplado, você tem o dinheiro para fazer a aquisição à vista.

Em outras palavras, para quem não tem o costume de guardar dinheiro, o consórcio pode ajudar bastante. Ao contratar um plano que se adéque ao seu orçamento, a pessoa passa a ter o compromisso de pagá-lo todos os meses. Ao ser contemplado, o valor investido estará integralmente disponível para ser utilizado.

Tem custos reduzidos

Diferentemente do que se vê nos contratos de outras formas de aquisição parcelada, no consórcio não há a cobrança de juros. Na realidade, as taxas cobradas são a de administração, que representa um percentual prefixado do valor contratado, e a do fundo de reserva, que serve para proteger o grupo no caso de imprevistos e situações adversas. Ambas são diluídas nos valores e prazos totais do plano.

Apesar de essa ser uma vantagem, muitas pessoas acabam optando pelo financiamento, principalmente pelo fato de terem acesso imediato ao bem desejado. Por isso, a definição entre uma modalidade de aquisição e outra está bastante relacionada às necessidades do indivíduo e o seu perfil.

Oferece flexibilidade

Outra característica bastante atrativa do consórcio de carros é a sua flexibilidade. Nessa modalidade, os planos são estruturados das mais diversas formas, tudo para atender aos mais diferentes perfis e interesses de contratantes.

Assim, existem planos com prazos menores e maiores, com mais ou menos participantes, com parcelas mais baixas ou mais altas, entre outras características. Além disso, outra vantagem do consórcio é a possibilidade de comprar o carro sem entrada, uma vez que o valor total do bem é parcelado.

Essa vantagem é importante para o controle das finanças pessoais, já que o investidor tem total liberdade para escolher o plano que melhor se encaixe no orçamento, não interferindo em seus compromissos financeiros.

Possibilita a troca planejada do veículo

Os veículos têm um período de depreciação como qualquer outro bem. Eles envelhecem e precisam ser trocados após certo tempo de utilização. Esse é um fator que toda pessoa e empresa deve levar em consideração.

Nesse caso, o consórcio também se mostra como uma opção mais vantajosa, pois permite a troca programada do carro. Assim, por exemplo, ao adquirir o seu primeiro carro, a pessoa já pode contratar outro plano pensando na substituição futura.

Oferece previsibilidade financeira

Após a aquisição do carro, é bom lembrar que alguns custos acabam se somando ao valor da parcela mensal, como abastecimento, seguro, tributos e manutenções gerais que eventualmente podem ocorrer.

Nesse ponto, o consórcio permite que o investidor se planeje de forma bastante antecipada com relação a esses custos e prepare uma poupança paralelamente às parcelas para quando esse dia chegar, evitando surpresas e descontrole financeiro.

Garante liberdade de escolha

Com o consórcio, o investidor tem a liberdade de escolher o plano que lhe proporcionará uma carta de crédito com o valor necessário para comprar o carro que ele desejar no futuro. E não precisa ser obrigatoriamente aquele que ele escolheu no início.

Com tantas opções de modelos e marcas é fácil mudar de opinião com o tempo e, quando for contemplado, o consorciado terá uma carta de crédito para negociar o carro que quiser.

Aqui, vale lembrar que, ao ser contemplado, o indivíduo tem acesso ao valor integral do bem, por meio da carta de crédito. Com isso, ele pode negociar a compra como em um pagamento à vista, obtendo descontos e condições ainda mais vantajosas.

Oferece mais de uma forma de contemplação

Muitas pessoas acreditam que o tempo esperado para adquirir o bem em um consórcio é muito grande. Mas elas logo mudam de ideia ao conhecerem melhor a modalidade e perceberem que existem formas de antecipar a contemplação.

A forma tradicional de ser contemplado é por meio dos sorteios que acontecem mensalmente. No entanto, também é possível juntar um valor extra e dar um lance para aumentar as chances de contemplação. Dessa forma, caso o interessado tenha um dinheiro guardado e queira tentar antecipar a sua contemplação, pode ofertar o lance em assembleia.

Caso o lance saia vitorioso, ele terá acesso à carta de crédito, podendo adquirir o bem, de acordo com as regras de liberação de crédito. Nesse ponto, vale destacar que existem diferentes modalidades de lance, ficando a critério da administradora defini-las.

Consórcio ou financiamento: saiba qual é o mais indicado para a sua necessidade

O financiamento atende necessidades de urgência e pressa em adquirir o carro, o que, muitas vezes, representa a falta de planejamento. Como resultado, os altos juros são o preço a pagar.

Por isso, do ponto de vista financeiro, o consórcio é a melhor opção de investimento. Quem se planeja ganha tempo para esperar um pouco mais e conseguir realizar compras melhores. Portanto, é mais indicado para esse perfil de pessoa.

Confira, a seguir, um comparativo entre as duas opções.

Financiamento

Ao optar por um financiamento, o contratante deverá arcar com um valor de entrada. É comum que as instituições financeiras peçam cerca de 20% do valor do bem para liberar o crédito.

Além das taxas de juros que serão embutidas nas parcelas, o comprador ainda deverá arcar com os custos de manutenção e combustível, muitas vezes não programados. Nesse sentido, o custo total de um financiamento acaba pesando negativamente sobre essa modalidade de aquisição.

No entanto, como já pontuado, o financiamento pode ser interessante para aquelas pessoas que buscam o bem de forma imediata e podem pagar mais caro por essa vantagem. No geral, a escolha entre consórcio e financiamento depende do perfil e da necessidade do comprador.

Consórcio

No consórcio, por outro lado, você não tem acesso imediato ao crédito, por isso é considerado uma compra planejada. Não existe a necessidade de ter um valor para dar de entrada e não há a cobrança de juros, somete da taxa de administração. Resumindo, a aquisição do carro dos sonhos pode ser feita com maior economia e planejamento, caso você escolha a opção do consórcio.

Cuidados que você deve ter ao entrar em um consórcio

Agora que você já sabe como funciona o consórcio de carros, é hora de aprender alguns cuidados importantes que devem ser tomados para não transformar o seu sonho em pesadelo. Para dar aquela força, listamos alguns pontos para os quais você precisa atentar na hora de entrar em um consórcio. Confira!

Confira a legitimidade da administradora do consórcio

Para poder comercializar cotas de consórcio, a administradora deve estar devidamente autorizada pelo Banco Central. Então, antes de fazer a escolha final do consórcio, dedique um tempo para pesquisar essas informações. Afinal, assim você consegue garantir maior segurança para a realização do seu sonho.

Pesquise a reputação da administradora do consórcio

A reputação da administradora de consórcio é outra informação de extrema relevância que você deve considerar antes de assinar o contrato. Para isso, pesquise referências na Internet, verificando reclamações registradas no Banco Central e em sites como o Reclame Aqui.

Conheça as condições oferecidas

Parte da decisão depende dos planos de consórcio oferecidos pela administradora. Pesquise quais são e se certifique de todas as condições que envolvam o valor total do bem, a quantidade de parcelas a serem pagas e o valor individual de cada parcela.

Esse cuidado permitirá que você avalie o seu poder aquisitivo e organize o orçamento para as prestações serem encaixadas nele sem grandes esforços. Além do mais, garantirá transparência na relação com a administradora, evitando abusos e surpresas desagradáveis ao longo do contrato.

Fique por dentro das formas de contemplação

Verifique com a administradora escolhida quais são as formas possíveis de contemplação. Qual é a frequência dos sorteios e como eles funcionam? Como você pode antecipar o acesso à carta de crédito? Essas e outras perguntas devem ser feitas para você avaliar as chances que terá de ser contemplado.

Entenda o reajuste de crédito

Antes de assinar o contrato, é muito importante verificar quais são as condições para que os reajustes no valor do crédito do consórcio e, consequentemente, o valor das parcelas, sejam feitos no decorrer do plano.

Não encare isso como um ponto negativo, já que o reajuste é uma garantia de que o valor recebido no momento da contemplação será suficiente para a aquisição do bem desejado, corrigindo possíveis aumentos de preço, inflação e outras variáveis do mercado.

Por fim, a compra de um carro nem sempre significa a realização de um sonho. Muitas vezes, essa conquista representa uma necessidade de locomoção mais segura e rápida ou um instrumento essencial para o trabalho.

No entanto, se você puder programar a compra, como vimos, o consórcio lhe proporcionará o mesmo veículo por um valor bem mais acessível. E, ainda que tenha pressa, existem alternativas para antecipar o acesso ao crédito, como os lances. Com um planejamento que inclua o valor das parcelas dentro do seu orçamento, o consórcio de carro aparece como uma ótima opção de compra.

Agora que você já sabe como funciona um consórcio de carros, aproveite o embalo para seguir aprendendo mais sobre essa vantajosa modalidade de aquisição: confira o nosso guia completo para fazer a melhor escolha!
Guia Pratico Faca A Escolha Do Melhor Consorcio De Carros Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.