Meu Primeiro Carro

Descubra a melhor opção de consórcio de carros!

Entenda agora mesmo por que fazer um consórcio de carros e conheça as principais vantagens desse investimento!

Muitas pessoas têm dúvidas sobre fazer um consórcio de carros — será que realmente vale a pena? Para responder a essa pergunta, diversos fatores precisam ser analisados, mas essa modalidade de aquisição tende a ser uma boa escolha.

Pensando nisso, elaboramos este texto. Durante a leitura, você entenderá quais são as etapas envolvidas nesse processo, os tipos de consórcio disponíveis no mercado e as vantagens que eles oferecem. Acompanhe até o fim para saber mais!

Como funciona um consórcio de carros?

Em poucas palavras, um consórcio é uma forma de compra programada, que se vale da união entre pessoas físicas ou jurídicas: elas se reúnem em um grupo que cria uma espécie de fundo comum voltado à aquisição de bens variados, como imóveis e automóveis, ou serviços. Na prática, é como se você fizesse um autofinanciamento.

Para aderir a um consórcio, é preciso adquirir uma cota e entrar em um grupo com o mesmo objetivo que o seu — nesse caso, comprar um carro. O consórcio é uma modalidade bastante flexível. Isso significa que você pode definir o melhor plano para o seu objetivo de compra e para sua realidade financeira. Ou seja, é possível escolher entre diferentes valores de créditos, parcelas e prazos de pagamento.

Mensalmente, os consorciados pagam as suas parcelas e assim se forma o saldo que será usado para a contemplação dos integrantes. Essas contemplações ocorrem nas assembleias mensais e podem ser realizadas de duas formas: por sorteio ou por lance.

No sorteio a contemplação ocorre de forma aleatória, ou seja, você conta com a sorte. Já o lance é uma forma de aumentar suas chances de ser contemplado. Ele funciona como uma espécie de leilão, onde o consorciado oferta um valor corresponde à antecipação de parcelas do consórcio. Geralmente, quem oferta o maior lance é contemplado. Vale lembrar que só é necessário efetuar o pagamento caso seu lance seja o vencedor.

Quando ocorre a contemplação, você tem o acesso à carta de crédito para adquirir o bem ou serviço desejado. Uma das vantagens da carta de crédito é que ela equivale a um pagamento à vista, o que aumenta o seu poder de negociação na hora da compra. Os pagamentos das parcelas continuam até o fim do plano.

Quais são os tipos de consórcios de veículos?

Consórcios de carros são apenas uma das opções entre os diferentes tipos de consórcios voltados à aquisição de veículos. Veja, a seguir, quais são eles e os principais benefícios de cada um.

Carros

Repleto de vantagens financeiras, o consórcio de carro permite que você compre automóveis totalmente parcelados — novos, seminovos ou usados. Além de contribuir com o planejamento para fazer a renovação periódica do veículo, essa modalidade de compra também é ideal para programar a sua vida em família. Dessa forma, você ganha uma alternativa confortável e segura de locomoção.

Motos

Que tal deixar o seu dia a dia mais ágil com uma segunda opção para se deslocar na garagem? Econômicas e versáteis, as motos podem ajudar a reduzir as despesas com combustível. A boa notícia é que, no consórcio, é possível adquirir o modelo que melhor se encaixe nas suas necessidades.

Caminhões

Quem trabalha com transporte de cargas sabe que aumentar a frota tende a ser algo determinante para o desenvolvimento do negócio. Com o consórcio de caminhões você pode realizar a compra de forma planejada sem prejudicar suas finanças.

Caminhonetes

Caminhonetes são bastante procuradas em virtude da resistência e da mobilidade que oferecem. Ao entrar em um plano voltado à aquisição desse tipo de automóvel, você se aproximará de uma boa opção para o lazer e para o trabalho.

Náuticos

Ter um náutico à disposição é o desejo de muitas pessoas, porque esse veículo é uma ótima forma de viver novas aventuras. É uma escolha válida não só para diversificar os seus investimentos, mas também para viabilizar um hobby.

Por que fazer um consórcio de carro?

Confira, logo abaixo, algumas das principais vantagens atreladas ao consórcio de carro e saiba por que fazer um vale a pena.

Incentiva a disciplina

É inegável que a compra de um automóvel exige planejamento, concorda? Afinal, tomar a decisão de comprar um carro impulsivamente pode ser um equívoco financeiro.

Se você tem alguma dificuldade em manter a disciplina para poupar, o consórcio é uma excelente escolha. Por isso, calcule o valor das parcelas e considere as taxas pagas à empresa que administra o grupo. Dessa maneira, será possível fazer uma economia mensal e destiná-la à realização do seu sonho.

Custos menores

No consórcio não existe a cobrança de juros, que pode encarecer bastante o custo total aplicado na compra de um veículo. O que existe é a taxa de administração, que é a forma de remuneração da administradora de consórcio pelo seu serviço de gestão e gerenciamento prestado aos consorciados.

Essa taxa é um percentual sobre o valor da carta de crédito, que é diluído nas parcelas mensais ao longo do prazo do consórcio. Ela pode variar de acordo com a administradora escolhida, por isso é importante avaliar este quesito no momento da contratação. De qualquer forma, a taxa de administração geralmente tem um valor bem mais acessível se comparada a outras formas de aquisição parcelada.

Flexibilidade

Uma das grandes vantagens do consórcio é a flexibilidade, tanto no momento da escolha do plano quanto na aquisição do bem. Ao aderir o consórcio, o participante define o valor do crédito e das parcelas, bem como o prazo para pagamento de acordo com suas possibilidades financeiras.

No momento da aquisição do bem, o consorciado não é obrigado a adquirir o modelo no qual estava interessado no início do plano. Ou seja, é possível escolher a o bem que melhor atende às suas necessidades, desde que esteja dentro da categoria prevista em contrato.

Por que escolher a Racon Consórcios?

A Racon Consórcios iniciou as suas operações em 1991 e, desde então, vem ajudando milhares de pessoas a conquistarem os seus objetivos — são mais de R$17 bilhões em créditos distribuídos.

A atuação da Racon no mercado é fundamentada em três pilares:

- relacionamento;
- flexibilidade;
- credibilidade.

Por isso, há alguns anos, a marca tem direcionado os seus investimentos em estratégias focadas em seus clientes, para deixar a comunicação transparente durante todo o processo — da entrada em um grupo ao encerramento.

Com a expertise adquirida em mais de 30 anos no mercado brasileiro, a Racon Consórcios é reconhecida pela credibilidade e pela solidez no trato com o público. Essa prestatividade no atendimento é percebido pelos clientes, como é o caso da Samantha, que considera sua experiência com a Racon extremamente positiva.

Cabe ressaltar que, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o consórcio de veículos cresceu mais de 12% no 1º semestre de 2019.

O consórcio de carros é, sem dúvidas, uma boa opção para quem deseja adquirir seu automóvel de uma forma segura e planejada. Se você gostou do conteúdo, aproveite para baixar gratuitamente o nosso guia para a aquisição de seminovos!
Comprando Um Seminovo Guia Pratico Para Uma Boa Aquisicao Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.