Top 5 carros seminovos automáticos para comprar em 2022

Já pensou em aproveitar todas as vantagens de um carro automático? Conheça ótimas opções e saiba como escolher a melhor!
  • Atualizado em March 23, 2022
  • Publicado em May 28, 2019
  • Seu carro

Já pensou em aproveitar todas as vantagens de um carro automático? Conheça ótimas opções e saiba como escolher a melhor!

Comprar um veículo automático traz muita praticidade para o seu cotidiano. Afinal, nada como dirigir sem se preocupar com a passagem das marchas, não é? Quando o seu trajeto inclui trechos engarrafados, o conforto é ainda mais valorizado. Entretanto, o preço nas concessionárias nem sempre é convidativo. Mas você sabia que esse não é motivo suficiente para deixar seu sonho de lado? A solução pode ser pesquisar carros seminovos automáticos.

Dessa maneira, é possível aproveitar os benefícios dos modelos mais modernos por um preço menor. É fato que poucos cogitam essa ideia, porém, a compra de um automóvel seminovo pode ser a grande solução para vários desafios que acabam envolvendo a aquisição de um veículo 0 km, como valor alto, custos com seguro e documentação e depreciação.

Ficou interessado? Confira este post para conhecer ótimas opções e saber o que considerar na hora da compra!

O que são carros seminovos?

Bom, um veículo classificado como seminovo tem um preço menor que os veículos novos, e um preço maior que os veículos usados, por causa do tempo de fabricação e da sua conservação. Quanto ao tempo de uso, esse carro deverá ter em torno de 3 anos de uso para que seja classificado como seminovo. Não pode passar muito dessa média de utilização.

Além desse tempo de uso do automóvel, a quantidade de proprietários também é fundamental para classificar um carro como seminovo, pois não pode ter sido de mais de 3 donos diferentes.

Outro fator importante para a classificação do veículo é a quilometragem. Os veículos seminovos precisam ter, no máximo, 50 mil quilômetros rodados, afinal de contas, esse é um número que faz jus ao tempo de utilização máximo que o automóvel tem que ter.

Por último, há outros dois pontos importantes que podem citar: o preço, que tende a ser menor quando comparamos com o de um carro novo, e o estado de conservação, que precisa ter poucos sinais de desgaste.

Qual é a diferença entre carro usado e carro seminovo?

Vamos conhecer, detalhadamente, as características de cada veículo para que fique clara a diferença entre eles. Confira!

Características dos veículos usados

Olhar para a estrutura do carro é a forma mais fácil de saber qual é a sua classificação. Algumas alterações na carroceria original, como defeitos no motor, acessórios ou rebaixamento podem definir um automóvel como usado. Mas, para que sejamos mais acertados, vamos conferir outras características relevantes:

  • idade do carro: esse tipo de veículo tem, em média, acima de 3 anos de utilização. Além disso, normalmente ele tem mais de um dono;
  • conservação: veículos usados podem ser bem conservados. Só é preciso atentar para alguns pontos, como problemas com o motor, troca de peças originais etc.;
  • investimento: como são veículos fabricados há bastante tempo, eles apresentam um valor menor quando são comparados com os seminovos;
  • quilometragem: normalmente os carros usados já tem uma quilometragem mais alta.
Características dos veículos seminovos

Embora sejam bastante confundidos com os veículos usados, esses carros acabam representando uma categoria intermediária entre a classificação “novo” e “usado”. São vários fatores que determinam essa classificação, como:

  • idade do carro: esses veículos são mais novos e normalmente tiveram somente um proprietário;
  • conservação: os carros seminovos têm uma conservação maior das peças originais. Além disso, muitos até têm a garantia do fabricante;
  • investimento: os automóveis normalmente têm um preço mais alto do que os usados e inferior aos zero quilômetros;
  • quilometragem: os veículos seminovos costumam ter uma quilometragem rodada menor que os usados.

Conheça os melhores carros seminovos automáticos

Se você está considerando a compra de um carro automático seminovo, vai adorar conhecer nosso top 5. Para escolher os melhores, consideramos alternativas com boa aceitação do mercado e fabricação de qualidade. Além disso, trouxemos carros em várias faixas de preço, para que você possa avaliar o custo-benefício de cada um. Vamos lá?

1. Fiat Mobi

Essa opção é uma das que apresenta o melhor custo-benefício, já que o Mobi costuma ser vendido por preços atrativos. Na versão automática ele mantém o sistema de embreagem mas nesse caso, ela é controlada eletronicamente.

Ou seja, você pode descansar o seu pé tranquilamente e deixar a passagem de marchas por conta do carro. Além disso, esse modelo da Fiat chama atenção por ser compacto, ter boa dirigibilidade e ser econômico no consumo de combustível e nas revisões e troca de peças.

2. Volkswagen Fox

A Volkswagen também oferece um modelo com preços competitivos no mercado. O Fox Connect está em uma categoria acima do Fiat Mobi, mas ainda pode ser encontrado para venda com valores atrativos. A desvantagem dele em relação à opção anterior é o aumento no consumo e no valor das manutenções.

Uma vantagem importante é o aumento do espaço, que passa a servir melhor quem dirige com a família. Fique atento ao fato de que esse carro também apresenta o câmbio automatizado. Como alguns motoristas não consideram esse tipo de transmissão confortável o suficiente, é sempre interessante avaliar esse ponto com cuidado em um test drive.

3. Honda Fit

Com esse modelo, a Honda apresenta uma ótima alternativa para quem pretende investir um pouco mais para contar com o conforto de um câmbio automático. Essa marca conquistou grande reconhecimento no mercado e produz veículos com bom desempenho e ótima durabilidade de peças. Isso significa passar menos tempo no mecânico. Nada mal, certo?

O espaço interno e o tamanho do porta-malas são outras vantagens do Fit. Além disso, é possível economizar combustível, pois o modelo apresenta um bom nível de consumo. Sem dúvida, vale a pena incluí-lo na sua lista de pesquisa.

4. Honda Civic

O respaldo da marca Honda é tão significativo que ela tem dois modelos compondo o nosso top 5 de carros seminovos automáticos. O Civic responde bem às exigências de quem procura um modelo em categoria superior para aproveitar bom desempenho, conforto e estilo.

Esse carro tem design arrojado e a funcionalidade não deixa nada a desejar. Ele ainda apresenta uma boa taxa de consumo de combustível e ótima durabilidade das peças. Todas essas características fazem do Civic uma ótima opção.

5. Toyota Corolla

Por fim, o Corolla não poderia ficar de fora da lista. Afinal, a Toyota também é uma marca muito reconhecida por sua qualidade, e esse modelo costuma marcar presença nos sonhos de muitos motoristas brasileiros. Toda essa preferência não é à toa.

O Corolla tem um desempenho incrível e, mesmo assim, consegue ser econômico no consumo. Além disso, o conforto e a adição de acessórios que agregam valor ao veículo fazem com que esse carro se destaque entre as opções para quem quer deixar o pedal da embreagem para trás.

Vale a pena comprar um seminovo automático?

Você pode até ter dúvidas sobre qual modelo escolher, mas duvidar das vantagens de adquirir um seminovo automático é impossível. E podemos provar isso! O primeiro grande benefício é econômico: comprar um carro usado é uma estratégia muito eficiente para encontrar um bom custo-benefício.

Afinal, sabemos que um veículo zero-quilômetro começa a sofrer desvalorização desde que sai da loja. Essa desvantagem para quem adquire um modelo novo se torna um benefício para aqueles que conseguem levar para casa um carro mais moderno e potente pelo preço de um popular zero.

Uma das melhores partes da busca por um seminovo é a variedade de carros e preços que você pode encontrar. Certamente, existem diversos anúncios apresentando modelos com características diferentes — como idade, quilometragem rodada, potência, consumo, acessórios etc. Mesmo não comprando o carro em uma concessionária, é possível levantar várias opções para sua escolha.

Além disso, outro ponto positivo de pesquisar por carros seminovos automáticos é que esses modelos recebem cuidados especiais das montadoras. Assim, você está adquirindo opções com desempenho e qualidade mais altos. Com tudo isso, fica fácil se convencer, não é?

Veja o que considerar na hora da compra

Agora que você já conhece os motivos para comprar um seminovo e tem cinco ótimas opções de modelos para procurar, que tal falarmos sobre os detalhes que merecem atenção na hora da compra? Para que a aquisição de um carro usado seja realmente vantajosa é preciso tomar alguns cuidados essenciais.

O primeiro é se precaver contra golpes. Infelizmente, algumas pessoas utilizam a internet para cometer crimes, por isso, desconfie de anúncios com poucas informações ou com valores irreais. Outro cuidado importante, caso você pretenda comprar um veículo diretamente com o proprietário, é sempre marcar encontros em locais movimentados.

Procurar uma concessionária ou loja de seminovos é uma maneira de fazer a compra com mais segurança. Mas, ainda assim, é preciso ter cuidado com as condições do carro. Fique atento para perceber irregularidades na marcação da quilometragem, assim como possíveis defeitos em algum detalhe do carro.

Esclarecer todas as dúvidas sobre o modelo, fazer um test drive de qualidade e levar um mecânico de confiança para avaliar o veículo são atitudes essenciais na aquisição de um seminovo. Além disso, não se esqueça de comparar as opções e avaliar todas as características básicas — como consumo, conforto, desempenho, preço das peças, valor do seguro e dos impostos etc.

Para ficar bem claro o que precisa ser avaliado antes de comprar seu carro seminovo, fizemos um checklist completo. Confira!

Verifique a embreagem do carro

Se você não tem ideia de como é possível notar se existem problemas no sistema de embreagem, a melhor solução é contratar um mecânico. O que você pode fazer de início é sentir se ela está dura ou mole demais.

Se a resposta for positiva, saiba que é preciso regular a embreagem. A revisão precisa ser realizada a cada 70 mil km, no entanto, dependendo da utilização do veículo, as falhas podem aparecer antes do tempo.

Dê atenção para o motor

Embora o design do carro nos atraia e nos faça ficar apaixonados pelo automóvel, o foco precisa estar no funcionamento do motor na hora de comprar um seminovo. Então, não se pode ter medo de abrir o capô, de sujar as mãos, de ligar o motor e analisar com calma o verdadeiro coração do veículo.

Ao fazer essa verificação, procure por fumaças e, se houver e estiver escura e forte, saiba que há problema. Além disso, atente aos ruídos, uma vez que barulhos estranhos muitas vezes indica falhas em peças. Isso também acontece quando há vazamento de óleo.

Analise a pintura

Muitas vezes, a lataria do veículo passa por um cuidado especial a fim de conquistar consumidores. Assim, ele fica limpo, encerado e com muito brilho. Mesmo assim, é fundamental fazer uma análise completa, passeando com o carro e verificando se há diferença ou alguma imperfeição na cor e na textura.

Cuide da legalização

Uma dica valiosa para quem deseja comprar um carro seminovo é comprovar se o ele não foi recuperado de um sinistro. Como fazer isso? Checando os vidros do veículo. O número do chassi precisa estar gravado nos vidros do automóvel.

Verifique e compare com a inscrição no motor e com o documento para ver se está tudo certo. Ao fazer isso, você vai saber se o carro está regular, além de saber se houve necessidade de trocar os vidros por causa de acidentes, por exemplo.

Observe as condições dos pneus

Não é muito comum acontecer, mas se os pneus não tiverem sido trocados recentemente, eles podem ajudar na identificação de alguns fatores a respeito das condições do automóvel. Por exemplo, se você notar um desgaste desproporcional entre os pneus, isso pode indicar problemas de balanceamento ou de alinhamento.

Não deixe a documentação de lado

Algo que não pode ser esquecido é o cuidado com a documentação do automóvel. É preciso checar pendências, como pagamento do licenciamento, do IPVA, de multas, do DPVAT e de tudo que está relacionado ao carro. No Detran do seu estado, você consegue verificar tudo isso, ou então na internet.

Analise a reputação do vendedor

Falamos sobre os principais pontos para checar se está tudo certo para finalizar a compra do seu seminovo. Mas ainda falta falar sobre um detalhe indispensável: a reputação da pessoa ou da empresa que está tentando vender o carro.

O mais indicado é optar por concessionárias ou lojas de veículos conhecidas no mercado. Uma dica importante é pesquisar na internet para saber a opinião de quem já comprou, para verificar se há reclamações e de que forma elas estão sendo respondidas.

Bom, depois de ler este post você está pronto para ter sucesso na sua busca por carros seminovos automáticos. Siga as nossas dicas e aproveite todas as vantagens dessa compra. Nada como passar a dirigir com mais conforto e menos estresse ao se livrar de vez do pedal da embreagem.

E então, gostou das informações que trouxemos? Ainda precisa de ajuda na compra do seu seminovo? Baixe nosso e-book e tenha um guia prático para uma boa aquisição!
cta-comprando-um-seminovo-guia-pratico-para-uma-boa-aquisicao
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
drive_eta
Seu carro

Lançamento de carros 2022: os 7 modelos mais esperados

drive_eta
Seu carro

Qual o tamanho certo do capacete de moto? Saiba como escolher

drive_eta
Seu carro

Motos 2022: veja os melhores modelos para comprar e como fazer isso