Meu Primeiro Carro

Motorista de aplicativo: como comprar meu carro e já começar a trabalhar?

Você já pensou em ganhar dinheiro como motorista de aplicativo? Confira o que é preciso para fazer isso!

O mercado de aplicativos de transporte privado está aquecido no Brasil. No início, houve alguma resistência, mas a opção se popularizou e foi possível ver o aumento do número de empresas que oferecem esse serviço. Com isso, ser motorista de aplicativo se tornou uma alternativa vantajosa, não apenas para ter um ganho extra, mas também como principal fonte de renda.

Você tem interesse em aproveitar as vantagens do trabalho autônomo nessa área? Então que tal saber todos os detalhes sobre o que é necessário fazer para iniciar nessa carreira? Acompanhe nossas informações e saiba como comprar um carro e começar sua atuação!

Como comprar um carro e começar a trabalhar?

Você se interessou por esse serviço, mas não tem um veículo próprio ainda? Existe a opção de trabalhar com um carro alugado, mas certamente comprar algo seu é a melhor escolha. Entretanto, é necessário buscar alternativas de aquisição que sejam financeiramente saudáveis para não acabar com o seu lucro.

Nesse cenário, uma ótima alternativa é o consórcio de carros, que permite você adquirir o bem de maneira planejada, escolhendo um plano que se adeque da melhor forma às suas finanças.

Para isso, entre em contato com uma administradora de consórcio e conheça os planos que ela oferece. Além do mais, fique atento para escolher um veículo que atenda aos requisitos dos aplicativos e, ainda, uma parcela que se encaixe com conforto no seu orçamento. Dessa maneira, você realiza o sonho de ter um carro sem se endividar.

Não se esqueça de que a organização financeira é fundamental para manter os pagamentos do consórcio em dia. E quem trabalha como motorista de aplicativo precisa tomar cuidados especiais para economizar e conseguir administrar seu dinheiro da melhor forma.

Quais são os requisitos para ser motorista de aplicativo?

Antes de se inscrever nas plataformas e se tornar um motorista de aplicativo, é preciso levar em conta alguns pré-requisitos — específicos para cada uma das empresas. Por isso, confira como funciona o processo de candidatura de alguns dos maiores aplicativos de transporte do Brasil.

Uber

A Uber é uma das empresas mais antigas e populares nesse mercado. O cadastro de motoristas é feito pelo site oficial do negócio e requer o envio da carteira nacional de habilitação (CNH) — com a observação “exerce atividade remunerada — EAR”. Quem não cumpre essa exigência pode regularizar a situação junto ao departamento de trânsito do seu estado.

Outra exigência em relação à CNH é que o aplicativo só aceita motoristas que já tenham a carteira permanente. Ou seja, os recém-habilitados que ainda estão com a permissão para dirigir (PPD) não podem fazer o cadastro.

O veículo também precisa cumprir alguns requisitos. Na cidade de São Paulo, só são aceitos modelos fabricados a partir de 2010, mas o prazo é 2008 para os demais municípios brasileiros. Além disso, é preciso que ele tenha quatro portas e ar-condicionado.

Isso é válido para a categoria mais popular da Uber. No entanto, quem pretende trabalhar como UberSelect deve ter um carro mais novo (2012). Já os motoristas que desejam se cadastrar na UberBlack precisam dirigir um modelo Sedan ou SUV, preto, com ar-condicionado e bancos de couro.

A empresa não aceita, em nenhuma das categorias, carros que tenham placa vermelha. Também não são cadastradas pick-ups, caminhonetes ou vans. Além disso, para ser aceito no aplicativo, o carro não pode ter passado por sinistro ou recuperação, nem ser alvo de modificações — como colagem de adesivos ou mudanças na suspensão.

99

Para ser motorista de aplicativo na 99, é preciso cumprir as mesmas exigências da Uber em relação à carteira de habilitação. O tempo de fabricação do carro pode variar de acordo com a cidade, mas não pode ser muito antigo, além disso deve ter quatro portas e ar-condicionado. O cadastro pode ser feito tanto pelo aplicativo quanto por postos de atendimento presencial.

A empresa trabalha com três categorias principais: a 99Pop, 99Comfort, 99Táxi e 99Top, sendo que essa terceira não é válida para todas as cidades ainda. Na segunda categoria, são cadastrados apenas táxis oficiais, enquanto na 99Pop se cadastram motoristas de carros particulares.

Para se tornar um profissional ligado à 99, é preciso fazer o cadastro, enviar toda a documentação necessária — pessoal e do veículo. Em seguida, bastará aguardar o retorno da empresa.

Cabify

Essa é outra opção para quem pretende se tornar motorista de aplicativo. O cadastro de profissionais é feito pelo site da Cabify e você deve preencher um formulário com dados básicos, escolhendo, em seguida, a categoria na qual pretende trabalhar — investidor, motorista com carro e motorista sem carro.

Depois de receber toda a documentação solicitada, a empresa entra em contato e informa uma data para você realizar uma capacitação. Essa etapa funciona como um curso, no qual o motorista entende como a Cabify funciona e recebe orientações relevantes para o trabalho.

Antes de iniciar no aplicativo, é necessário, ainda, passar por uma avaliação médica. Além disso, há requisitos para o veículo: ter até 8 anos de fabricação, ter quatro portas, ar-condicionado, aparelho de som, estar em perfeitas condições mecânicas e estéticas e ter cor branca, preta, prata, cinza ou outras opções escuras.

Como escolher o melhor aplicativo?

Diante da variedade de opções, é importante avaliar alguns quesitos para saber qual é o aplicativo que mais se encaixa na sua rotina e nos seus objetivos profissionais. Por isso, veja o que fazer para acertar na escolha!

Avalie as taxas

Cada aplicativo recolhe uma determinada taxa a cada corrida. Por esse motivo, é importante verificar como o valor é cobrado dos usuários e mensurar o quanto você receberia, em média, por viagem, em cada uma dessas empresas, ao considerar os descontos.

Pesquise o número de usuários

É interessante optar por um aplicativo que tem uma boa procura. Afinal, quanto mais usuários houver, maiores as oportunidades de viagens para você e menores as chances de ficar ocioso. Por isso, além de considerar as taxas cobradas por cada empresa, é necessário pôr na balança quantas pessoas procuram pelos serviços desse app.

Esteja atento ao suporte

Imprevistos podem acontecer em qualquer profissão, e o motorista de aplicativo não está a salvo dessa possibilidade. Tendo isso em vista, é importante saber qual a posição da empresa diante de acidentes, assaltos, problemas de pagamento, entre outros transtornos que podem surgir durante o seu trabalho, tal como o suporte oferecido. Para isso, confira as avaliações de outros motoristas em sites de reclamação, no Google Play ou na App Store.

Quais são as vantagens de ser um motorista de aplicativo?

De acordo com as exigências solicitadas pelas três empresas, fica claro que, apesar da autonomia, ser motorista de aplicativo é uma atividade bastante profissional. Nesse sentido, as regras são formas de oferecer segurança tanto aos passageiros quanto aos profissionais. Assim, o suporte oferecido pelas plataformas é uma das vantagens desse trabalho.

Outro grande benefício de exercer essa atividade é a liberdade de fazer os próprios horários e administrar sua renda da maneira como quiser. Nenhum dos aplicativos que citamos exige uma carga horária mínima ou restringe os horários de acesso ao trabalho. Dessa forma, você pode ficar online quando quiser e isso facilita muito o trabalho dos motoristas.

Alguns desses colaboradores conciliam o aplicativo com outro emprego, dirigindo apenas à noite e nos finais de semana. Outros têm essa atividade como sua principal fonte de renda, mas trabalham em horários alternativos — saindo de madrugada e dormindo durante a manhã. Enfim, você faz seu horário como desejar.

A flexibilidade da remuneração também é uma vantagem. O motorista pode adaptar seus turnos de trabalho segundo seus objetivos financeiros, usufruindo de folga sempre que alcançar a meta de cem reais por dia, por exemplo. O contrário também vale: trabalhar mais tempo para aumentar o salário.

Quais são os melhores horários para dirigir?

Investir nos horários estratégicos também é uma maneira de lucrar mais com os aplicativos. Saber quais são os momentos do dia em que há um maior fluxo de clientes é uma maneira de se organizar melhor no dia a dia.

Durante a semana, entre às 6h e 9h30 há uma maior procura por motoristas de aplicativo, pois esse é o momento em que as pessoas estão se locomovendo para chegar ao trabalho ou escola. O horário do almoço, entre às 11h e 14h, também tem uma boa movimentação.

Da mesma forma, após às 16h30 é o período em que as pessoas estão voltando do trabalho ou saindo para se divertir, portanto, é um bom momento para dirigir. Outro horário estratégico, durante a semana, é por volta das 18h, no qual os estudantes universitários vão para as instituições de ensino.

Ao fim de semana e nos feriados são solicitadas mais corridas, principalmente após às 12h. Nesses dias, é interessante se informar sobre eventos, shows ou demais atividades de entretenimento que podem estar acontecendo na cidade. Assim, você se prepara para trabalhar nos horários próximos ao início e término do acontecimento, em que haverão mais solicitações de viagens.

Como organizar a rotina de trabalho?

A organização é outro fator necessário para aproveitar da melhor forma as vantagens de trabalhar como motorista de aplicativo. Confira, a seguir, algumas dicas para montar a sua rotina!

Estabeleça metas diárias

Para começar, tenha em mente o quanto você quer ganhar por mês e divida esse valor entre os dias que você pretende trabalhar. Assim você tem uma motivação para continuar dirigindo até atingir essa meta diária estabelecida.

Defina quantas horas vai trabalhar

Sabendo o quanto você quer ganhar, chegou a hora de saber por quanto tempo será necessário trabalhar diariamente para atingir essa meta. A partir disso, você consegue manter uma rotina e administrar melhor as outras horas do dia.

Crie o hábito de começar e terminar o expediente no mesmo horário

Depois de definir quantas horas são necessárias para atingir a sua meta, vale a pena criar o hábito de começar e terminar as viagens sempre no mesmo horário todos os dias. Desse modo, você evita a preguiça e mantém uma rotina mais saudável, sem precisar trabalhar mais em um dia para compensar outro.

Com essas dicas, você consegue adotar práticas que favorecem a sua lucratividade e ainda encontra tempo para outras atividades no dia a dia. Um motorista de aplicativo consegue ter essa flexibilidade, junto de uma boa rentabilidade, desde que saiba se organizar.

Gostou da ideia de trabalhar dirigindo? Então confira o nosso guia cheio de dicas para ajudar você a comprar um carro seminovo!

Comprando Um Seminovo Guia Pratico Para Uma Boa Aquisicao Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.