Meu Primeiro Carro

Você sabe o que é um carro híbrido? Conheça as diferenças desse veículo!

Veículos híbridos têm dois tipos de motores, mais econômicos e sustentáveis. Ficou interessado? Acompanhe nosso post!

Sustentabilidade, economia e inovação são palavras-chave para a indústria automobilística no século XXI. Há, inclusive, um projeto de lei do Senado que quer banir a venda de carros que utilizam combustíveis fósseis até 2060. Para atingir esse objetivo, o motor convencional, movido a combustível comum, deve ser substituído pelo elétrico. 

Em meio a esse processo de transição, as descobertas tecnológicas deram origem ao carro híbrido, um veículo que traz os dois motores. Quer conhecer um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe este texto para entender quais são os tipos de carro híbrido existentes, quais vantagens essa inovação traz e como está o mercado para esses modelos no Brasil.

O que exatamente é um carro híbrido?

O híbrido é um automóvel que tem dois motores: o por combustão, que utiliza combustível comum (etanol ou gasolina), e o elétrico. Os motores interagem e, muitas vezes, acabam se completando.

O sistema é curioso. Imagine que a energia cinética gerada pela combustão do próprio veículo é capaz de carregar a bateria elétrica. A estrutura se retroalimenta! Além disso, é comum em carros híbridos a instalação de freios regenerativos, que usa a energia gerada na frenagem para recarregar o segundo motor. Recarregada, a bateria pode ser utilizada para acelerar o veículo. 

Alguns modelos têm tração gerada por ambos os motores simultaneamente, enquanto outros usam apenas o elétrico. Ainda há modelos que utilizam ambos, só que separadamente. Em todos os casos, os carros se tornam mais eficientes e econômicos, ao mesmo tempo em que reduzem a emissão de poluentes.

Quais tipos de carro híbrido estão disponíveis?

Existem basicamente três tipos de carro híbrido disponíveis no mercado hoje em dia. As diferenças estão na capacidade dos motores e no uso que é feito de cada um deles. Em geral, eles são flex e têm bateria elétrica — pode até ser mais de uma, a propósito. Entenda melhor!

Paralelo

Nesse caso, ambos os motores funcionam ao mesmo tempo, em paralelo, sendo o elétrico complementar ao motor de combustão. Na prática, os motores são usados ao mesmo tempo para mover as rodas do carro, geralmente com um ligado ao eixo dianteiro e o outro ao eixo traseiro. Pode ser que os motores estejam nos dois eixos, mas esses casos são mais raros, já que um sistema assim é muito mais refinado, exigindo mecanismos eletrônicos mais desenvolvidos.

Série

Nesse formato, só o motor elétrico gera tração, enquanto o motor de combustível comum funciona apenas como gerador para a bateria. O carro não é capaz, assim, de se movimentar apenas com a combustão. Como precisam de um motor elétrico maior, esses veículos são mais caros.

Misto

No modelo misto, cada motor funciona individualmente. É possível escolher qual dos dois deve ser usado em cada momento ou acionar o modo automático, deixando o próprio sistema definir qual será usado. Dos três modelos, esse é considerado o mais eficiente, já que consegue aproveitar o melhor de cada motor. Em trechos lentos ou engarrafados, por exemplo, o sistema provavelmente indicará o uso da bateria, enquanto para estradas e trechos mais longos deve escolher o motor à combustão.

Quais são os maiores benefícios?

Separamos aqui alguns dos maiores benefícios proporcionados pela escolha por um carro híbrido. Veja!

Economia

Tendo em vista que em todos os modelos há pelo menos o complemento do motor elétrico, a diminuição no consumo de combustíveis fósseis é muito expressiva. E mais: nesse caso, a bateria é carregada pela própria combustão ou pelo sistema de frenagem! Assim, os veículos rodam muito mais quilômetros por litro de gasolina ou álcool, além de não ser necessário recarregar a bateria em uma fonte elétrica, cujo custo poderia ser muito alto.

Alguns exemplos são o Toyota Prius, que faz 18,9 quilômetros por litro na cidade, o Volvo XC90 T8, que faz 16,4 quilômetros por litro também em área urbana, e o Ford Fusion Hybrid, que roda 16,8 quilômetros por litro na cidade.

Sustentabilidade

Esses carros já são muito mais sustentáveis por economizarem combustível e terem uma autonomia maior, certo? Mas não acaba por aí! Eles ainda rodam vários quilômetros sem emitir dióxido ou monóxido de carbono e outros poluentes. Para fechar o combo de preservação da natureza, não usam necessariamente energia elétrica, que muitas vezes vem de fontes não renováveis, como hidrelétricas, termelétricas ou usinas de carbono.

Combustível

Outra vantagem de contar com dois motores no carro é que se torna muito mais difícil ser pego de surpresa no meio do caminho. Isso porque o motor elétrico complementa o flex ou pode até mesmo apresentar uma autonomia que, dependendo do modelo e da rota, pode fazer o veículo rodar até 60 quilômetros.

Como o mercado de carros híbridos funciona?

Ainda que lentamente, esse mercado no Brasil está caminhando. Estão entre os híbridos vendidos por aqui o Toyota Prius, conhecido por seu conforto e economia, o Ford Fusion Hybrid, para quem não tem medo de ousar, e o Toyota Corolla 2020, considerado o carro do ano. Em sua maioria, os veículos que circulam por aqui são importados. Por isso, costumam ser mais caros que os veículos de motor à combustão — mesmo os mais em conta estão cotados acima dos R$100 mil.

Muitos acreditam que a manutenção desses carros tem um valor mais alto que a dos demais, mas isso não acontece necessariamente. Também há dúvidas a respeito da desvalorização desses carros, já que existem pesquisas apontando para o fato de que híbridos e elétricos perdem mais valor de mercado na Europa.

A boa notícia é que, em longo prazo, especialmente por conta da economia de combustível proporcionada, adquirir um veículo sustentável pode valer muito a pena. Faça os cálculos com calma e veja se concorda!

Além do mais, é possível comprar automóveis que operam nesse formato por meio de um consórcio. Você já sabe como funciona? Trata-se de uma forma de investimento que permite a compra do carro sem entrada, com pagamentos mensais acessíveis. Um grupo de pessoas com um objetivo comum se reúne e poupa em conjunto. A cada mês, um ou mais participantes são contemplados e têm acesso à carta de crédito para, com ela em mãos, escolher e adquirir seu automóvel. Ao final, todos são contemplados!

Viu como basta se organizar para fazer o melhor por você, pela sua família e pelo planeta? Já pensou que comprar um veículo híbrido pode ser o que faltava para aliar funcionalidade, sustentabilidade e inovação? Sim, o futuro começa agora!

Não perca tempo! Aproveite para conferir as nossas dicas sobre como comprar seu veículo via consórcio!
Guia Completo De Aquisicao Via Consorcio De Veiculos

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 26 de Dezembro de 2019

Híbrido Híbrido Carro híbrido Carro híbrido Corolla 2020 híbrido Corolla 2020 híbrido

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.