Meu Primeiro Imóvel

A família aumentou e você precisa de um novo imóvel? Saiba se organizar!

A família aumentou e precisa de mais espaço? Saiba como se organizar para conseguir um imóvel novo!

Existem muitas razões para mudar de apartamento ou de casa. Uma das mais evidentes está relacionada à chegada de um ou mais filhos, mas definitivamente não é a única. De repente, você pode ser surpreendido pela necessidade de acolher algum familiar, como a própria mãe, o pai ou ambos. Se você mora sozinho, talvez surja a oportunidade de dividir um imóvel novo com os irmãos ou ainda com seu par romântico. Em qualquer um desses cenários, é possível dizer que a família aumentou.

Então, o que fazer? Quais são as melhores alternativas para continuar vivendo da maneira mais confortável possível? Continue com a gente nas próximas linhas e saiba exatamente como se organizar para solucionar o problema!

O que fazer quando a família aumenta?

Se a família aumentou, isso, no mínimo, significa que algumas mudanças precisarão ser realizadas. Basicamente, você terá que buscar um novo imóvel. Em alguns casos, talvez seja necessário, inclusive, mudar de cidade. O importante mesmo é procurar um lar que seja agradável para todo mundo.

Embora a procura por um novo lugar para morar não seja uma tarefa tão simples assim, você pode conduzi-la de um modo tranquilo e seguro. Para tanto, basta criar um plano de ação que contemple certas medidas, como as que listamos abaixo.

Elabore um planejamento financeiro

Com exceção dos imprevistos que só a vida pode oferecer, a maioria das situações mencionadas acima possibilita que haja algum planejamento financeiro. Afinal, ele é decisivo para que você e as demais pessoas envolvidas façam as melhores escolhas.

Nesse contexto, uma boa decisão é caracterizada pela diminuição do risco de se endividar por um período muito extenso. Ao planejar a mudança da residência, você antecipa o contato com um vasto conjunto de fatores. Logo, também avista eventuais empecilhos, o que o levará a pensar em soluções viáveis e efetivas.

Conforme passa a se planejar, você nota que cada uma das resoluções está intimamente vinculada a alguma despesa. Após definir qual seria o tamanho ideal do novo imóvel, por exemplo, é preciso confirmar se haverá dinheiro em caixa suficiente para sustentá-lo.

A mudança em si também representa mais uma conta a pagar. Em se tratando de deslocamentos entre estados ou cidades, é necessário verificar quais são os aspectos relacionados aos cálculos do serviço. Mesmo uma mudança com trajeto mais curto gerará um gasto a mais.

Essas e todas as outras fontes de gastos devem ser consideradas pelo planejamento financeiro. Depois de constatar o valor total estimado, é preciso focar as opções mais vantajosas do mercado.

Faça um consórcio de imóvel

Para quem busca um novo lar, o consórcio imobiliário se apresenta como uma chance de realizar um bom negócio. Detalhe: o consórcio é indicado para as mais variadas necessidades. Diversos perfis podem usufruir dos benefícios econômicos dessa modalidade de aquisição.

Uma das grandes vantagens do consórcio é que não existe cobrança de juros. O que existe é a taxa de administração, que tem um valor bem mais acessível se comparado à outras formas de aquisição parcelada. Além disso, não é necessário dar um valor de entrada, o que é um ponto positivo para quem tem dificuldade de juntar um valor para esse fim.

O consórcio é uma forma de aquisição planejada e econômica de fazer a aquisição. Com essa opção, você tem a flexibilidade de definir o valor da carta de crédito, o prazo de pagamento e o valor das parcelas de acordo com suas necessidades e seu planejamento financeiro.

Reestruture o imóvel atual para ficar mais confortável

A experiência igualmente demonstra que algumas oportunidades imperdíveis exigem certos ajustes. Em outras palavras, suponha que você encontrou um imóvel adequado para receber todos os recém-chegados. No entanto, é nítida a necessidade de uma reestruturação para deixá-lo renovado e realmente pronto.

Nessas horas, o consórcio para reforma também ajuda a economizar os recursos da família. Assim, o orçamento previsto lá atrás no planejamento é mantido sem grandes dificuldades.

Como saber se é hora de mudar de imóvel?

Como nós já adiantamos, há muitos motivos para você começar a pensar na ideia de mudar de ares. Mas, além de um apartamento mais espaçoso, quais seriam os demais indícios de que está na hora de ir para outro imóvel?

Se você ainda mora em uma residência alugada, talvez a conquista de um imóvel próprio seja uma forte motivação. A intenção de morar em um bairro mais tranquilo e seguro também são pontos que influenciam o processo de mudança. Quanto à velocidade dele, isso depende do peso causado pela soma de todos os aspectos levantados (agora e anteriormente).

Como fazer a melhor escolha para ter um novo imóvel?

Mesmo tomando todas as precauções e se antecipando aos possíveis problemas ao máximo, a decisão final relacionada à mudança de endereço tende a ser complicada. Ocasionalmente, todos nós temos a certeza quase absoluta quanto às melhores escolhas. Mas a fim de evitar surpresas, não mude de imóvel antes de falar com algum consultor especializado no assunto.

A simples análise de alguém de fora já é útil em diversas situações. No caso da mudança de residência, o especialista fornecerá outras perspectivas, além de efetuar perguntas que, possivelmente, nem passaram pela sua cabeça. Não se trata de ter ao lado um pessimista, mas sim um analista experiente, ou seja, alguém que já vivenciou aquele mesmo momento incontáveis vezes e em circunstâncias específicas.

Em termos práticos, e desde que a residência atual seja sua, solicite uma avaliação do imóvel. Com isso, você terá uma noção da quantia que poderá ser feita a partir de uma futura venda ou locação. Trata-se, é verdade, de apenas uma noção, já que existem muitos fatores que interferem na valorização e desvalorização de um imóvel. Após uma avaliação minuciosa, todos esses últimos detalhes são igualmente fornecidos por uma consultoria imobiliária profissional.

Se a sua família aumentou e o espaço diminuiu, está na hora de ir à procura dos caminhos que levarão todos a uma nova casa. Depois de todos os elementos levantados aqui, fica evidente que o equilíbrio das finanças é mais do que essencial para que a mudança seja bem-sucedida. Com a ajuda certa, você conseguirá não só trocar de imóvel como começará a investir parte do dinheiro. Assim, terá um futuro financeiro tão confortável quanto seu novo imóvel.

Quer saber como realizar todas essas conquistas? Comece baixando o nosso guia prático de controle financeiro!
Controle Financeiro Um Guia Pratico Para Se Organizar E Comecar A Investir Banner Artigo Blog

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.