Meu Primeiro Imóvel

Apartamento decorado: a importância de visitar um e o que analisar

Vai comprar um imóvel na planta? Então, visite o apartamento decorado e veja como será seu futuro lar!

Se você está pensando em comprar um imóvel na planta, deve saber que terá um desafio extra pela frente: a impossibilidade imediata de visualizar seu apartamento pronto. Afinal, nesse caso, você adquire um bem que ainda não existe no mundo real, mas apenas no papel. Então como saber se seu novo lar corresponderá às suas expectativas?

Para ajudarem os clientes a lidar com esse desafio, as construtoras normalmente apresentam um apartamento decorado, um modelo do que será o imóvel depois da obra concluída. Por isso, antes de bater o martelo e fechar qualquer negócio, é fundamental fazer uma visita para analisar muito bem o apartamento decorado.

Vamos falar sobre isso no post de hoje, aproveitando para dar sugestões sobre o que você deve observar durante a visita. Acompanhe e monte já sua checklist!

Por que é importante visitar o modelo decorado?

Você terá uma visão real do imóvel

Temos aqui a primeira grande vantagem de se visitar o apartamento decorado: você conseguirá ter uma ideia real e completa de como será seu futuro lar. Isso porque ele ainda só existe no papel (e, claro, na sua imaginação) no momento da compra. É nessa visita, portanto, que seu apartamento sai do abstrato para o concreto, já totalmente mobiliado e decorado.

Na visita, você poderá caminhar pelos cômodos, observar a cozinha, conferir a área de serviço, verificar as dimensões da sala de estar e assim por diante. Vai conseguir imaginar seu dia a dia vivendo naquele espaço para avaliar se é isso mesmo o que quer, se aquele imóvel suprirá suas necessidades.

Você observará o trabalho de ótimos profissionais do ramo

As construtoras procuram caprichar na montagem do modelo a ser apresentado aos potenciais compradores. Para tanto, contratam ótimos profissionais de decoração e arquitetura para se encarregarem do projeto e da montagem dos ambientes do apartamento decorado.

Esse cuidado acaba se tornando uma grande vantagem para o futuro comprador, uma vez que será possível observar a decoração, o aproveitamento dos espaços, os móveis projetados, as funcionalidades e soluções que os profissionais resolveram adotar ali. É hora de observar bem para futuramente tirar proveito desse trabalho a seu favor!

Os apartamentos decorados que as construtoras mostram aos clientes costumam ser exemplos de beleza, com uma decoração primorosa. E não podia ser diferente, já que esses modelos são preparados com o propósito de impressionar positivamente os compradores. Esse é, assim, o momento de aproveitar as boas ideias de decoração já pensando no seu próprio apartamento, quando estiver pronto.

Por outro lado, a visita também vai servir para descartar uma ou outra ideia mais ousada que não o agrade, como a mistura de materiais ou o uso de cores mais chamativas, caso esse não seja seu estilo. Nessa ocasião, você terá o resultado diante dos olhos sem ter que gastar com a decoração do seu próprio imóvel para só depois concluir que não gostou. Melhor assim, não é mesmo?

Você conseguirá contatos de bons fornecedores

Aproveite a visita ao apartamento decorado para pegar cartões de visita ou anotar os contatos dos profissionais responsáveis pelo trabalho feito ali. Gostou dos móveis planejados? Os objetos de decoração são lindos? As plantas ornamentais deixaram a varanda do jeito que você sonha? Pergunte quem foram os profissionais e fornecedores responsáveis!

Anotados todos os contatos, você já pode começar a trocar ideias e pedir orçamentos. Assim, terá uma ideia prévia de quanto precisará gastar na decoração quando seu próprio apartamento ficar pronto. A partir daí, ficará mais fácil incluir esses gastos no orçamento e fazer um planejamento financeiro mais cuidadoso.

Você terá a oportunidade de tirar dúvidas

O momento da visita ao apartamento decorado é ideal para tirar todas as suas dúvidas. Pense bem: você estará diante do modelo do que será seu futuro lar com o corretor, sua fonte de informações, bem ao seu lado, pronto para sanar quaisquer questões. Para evitar expectativas frustradas, não tenha vergonha de perguntar!

Lembre-se sempre de que a compra de um imóvel é um grande investimento financeiro. Por isso, você não só pode como deve se informar sobre todos os detalhes antes de dar o passo definitivo. Durante a visita, você pode perguntar, por exemplo:

- se seu imóvel terá exatamente as dimensões do apartamento decorado;
- qual será a posição exata do seu apartamento no prédio;
- se o sol vai atingir seu imóvel de manhã ou de tarde;
- se a construtora tem planos de construir outro prédio ao lado desse para saber se a vista é ou não definitiva;
- o que exatamente estará incluído no imóvel — cozinha montada, armários embutidos, rebaixamento de teto em gesso e assim por diante.

Anote todas as informações do corretor para ter certeza de que constarão no contrato de compra e venda.

O que analisar na visita ao apartamento decorado?

Como você certamente já concluiu, essa visita é bastante útil para embasar sua tomada de decisão ao comprar um imóvel na planta. O que é preciso ter em mente é que o vendedor vai apresentar um modelo de beleza e bom gosto para tentar impressionar. Você precisa ter bom senso para analisar racionalmente e não fechar negócio com base apenas na decoração impecável do apartamento decorado, ok?

Dito isso, vamos citar alguns procedimentos aconselháveis durante a visita:

- avalie se o projeto arquitetônico será viável para seu orçamento;
- leve uma trena para conferir e anotar medidas dos ambientes, móveis e espaços de circulação;
- observe se a mobília que você já tem poderá ser usada nos cômodos do novo apartamento;
- tire muitas fotos para analisar os ambientes com calma em um momento posterior;
- confira a posição do apartamento modelo em comparação ao seu futuro imóvel para saber se seu cantinho terá insolação e ventilação adequadas.

Para concluir nosso post com chave de ouro, precisamos mencionar que as construtoras oferecem outros recursos para auxiliar na visualização do imóvel depois de pronto. A realidade virtual é uma tendência nesse sentido. Sabia que existem, por exemplo, ferramentas que simulam em vídeo como o imóvel ficará no futuro?

A verdade, no entanto, é que a visita real a um apartamento decorado será sempre o recurso mais eficiente para embasar sua decisão de comprar na planta. Então aproveite!

Antes de marcar com o corretor, leia também sobre 8 erros comuns ao comprar um apartamento. Afinal, quanto mais informações você tiver, mais segurança terá ao fechar o negócio!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.