Meu Primeiro Imóvel

Decoração da sala: 10 ideias para você se inspirar e fazer a sua!

Não sabe por onde começar a decoração da sua sala? Leia o nosso post e conheça as dicas que vão ajudar nessa tarefa!

A sala carrega muitas funções dentro de uma casa, podendo ser uma sala de estar, de jantar ou de TV. Atualmente, com os apartamentos cada vez menores, ela é uma junção de todas essas coisas e muito mais.

Não importa a denominação ou o tamanho, o fato é que a decoração da sala é algo essencial, uma vez que é por meio dela que nós conseguimos passar a mensagem de aconchego, receptividade e lar.

Neste post, vamos dar 10 dicas para você se inspirar e aplicar na sua casa. Confira!

10 ideias para a decoração da sala

1. Use cores nos objetos
2. Respeite o seu espaço
3. Conheça o seu estilo
4. Invista nos detalhes
5. Abuse dos adesivos
6. Faça uso da iluminação indireta
7. Invista em móveis planejados
8. Foque no conforto
9. Escolha a mesa perfeita
10. Aposte nos tapetes

Sala de estar

1. Use cores nos objetos

A sala de estar é aquela em que você costuma receber suas visitas ou descansar após um longo dia de trabalho, sendo um cômodo muito importante em qualquer casa.

Assim, invista em uma base neutra e coloque as cores, bem como a sua personalidade, nos objetos. Dessa maneira, você evita enjoar rapidamente do ambiente e, quando isso acontecer, basta trocar alguns detalhes para que o espaço seja renovado.

Uma boa dica é fazer uso de almofadas bonitas, quadros ou tapetes que confiram um ar descontraído e aconchegante. Busque peças únicas e atemporais para que você possa perceber o seu estilo em cada cantinho do seu lar.

2. Respeite o seu espaço

Com os imóveis cada vez menores, a tendência é que os ambientes sejam mais integrados. Estude a planta do seu apartamento ou casa e invista em uma decoração que valorize o seu espaço, ressaltando o que ele tem de melhor e aperfeiçoando aquelas características não tão boas.

Se a sua sala for pequena, por exemplo, não adianta tentar reproduzir aquela foto maravilhosa que você viu na revista com um sofá de dez lugares e ainda por cima de canto. Vai ficar apertado e pouco funcional. Nesses casos, o ideal é recorrer a algum especialista, seja um decorador, seja um arquiteto.

Uma outra dica valiosa é investir em móveis multiúso. Por exemplo, aquela mesa com rodinha que pode ser facilmente deslocada e servir como mesa de centro quando você estiver recebendo amigos, ao mesmo tempo em que pode ser colocada em outro canto da casa quando não estiver sendo usada.

Ou ainda os sofás retráteis que ajudam a relaxar na hora de assistir a um filme, mas podem ser encolhidos quando você precisar de espaço.

3. Conheça o seu estilo

Para decorar a sua sala é preciso conhecer bem o seu estilo. Se você ainda está em dúvida, procure alguns testes na Internet e não poupe a busca por inspirações. Você, certamente, perceberá qual referência faz o seu coração bater mais forte.

Não invista em uma linda decoração rústica se você é mais moderno, assim como não adianta você seguir o estilo escandinavo se você gosta de cores e texturas diferentes espalhadas pela casa. Lembre-se de que você está decorando o seu lar e, portanto, é necessário se sentir à vontade nele.

4. Invista nos detalhes

Os detalhes são grandes protagonistas na decoração da sala, conferindo a personalidade que você deseja para o seu ambiente. Você pode fazer uso das seguintes sugestões:

- investir em texturas diferentes nas paredes;
- buscar luminárias estilosas;
- pintar uma parede com uma cor mais forte;
- investir em plantas;
- escolher uma cortina que valorize a iluminação natural.

Sala de TV

5. Abuse dos adesivos

Por um bom tempo o papel de parede reinou absoluto no quesito decoração de paredes. Atualmente, temos um outro queridinho dos decoradores e arquitetos: os adesivos. Eles são, no geral, mais práticos tanto para colocar quanto para tirar.

Como a sala de TV costuma ser um local mais descontraído e utilizado para receber amigos, os adesivos são ótimos aliados para preencher alguma parede que parece estar vazia, uma vez que há modelos de diversos tamanhos e formatos.

Você pode, inclusive, procurar adesivos temáticos dos seus filmes, séries ou desenhos preferidos.

6. Faça uso da iluminação indireta

A iluminação indireta é aquela que destaca o objeto ou o ambiente que você desejar, no lugar do ponto de onde vem a luz. Por causa disso, ela traz uma sensação de conforto e aconchego, sem que a vista fique ofuscada.

Como estamos falando da sala de TV, é só pensar em um cinema. Mesmo quando você está esperando o filme começar, a luz utilizada é mais baixa e tranquila, que não incomoda a visão de ninguém.

Como a ideia dessa iluminação é ser mais suave, as lâmpadas utilizadas são mais amenas, geralmente mais amareladas. A boa notícia é que para investir nessa decoração não é preciso fazer uma obra, basta escolher abajures ou arandelas, que podem ser instaladas no gesso, no forro e no chão.

7. Invista em móveis planejados

Como dissemos, os imóveis estão cada vez menores e, portanto, os espaços estão mais integrados. Sabemos que às vezes é difícil encontrar móveis prontos que se adéquem perfeitamente para essas situações. Logo, não deixe de pesquisar a marcenaria planejada.

Ela será uma excelente aliada no momento da decoração da sala e de outros ambientes, uma vez que você poderá criar seus móveis aliando beleza e funcionalidade, características essenciais para o seu lar.

No caso desse tipo de sala, por exemplo, é importante ter um rack multifuncional para acomodar a estrela do ambiente: a televisão. Dependendo dos aparelhos que você tiver, é necessário um bom painel para esconder os fios.

8. Foque no conforto

A sala de TV precisa ter móveis confortáveis. Portanto, é necessário investir em um bom sofá com almofadas gostosas ou poltronas reclináveis em que seja possível esticar as pernas e deixar o pescoço bem acomodado.

Também não podemos esquecer dos detalhes de apoio. Um filminho costuma pedir o combo "pipoca e guaraná", logo, é necessário ter mesinhas de canto ou de centro para que as pessoas possam apoiar seus pratos, baldes e copos.

E, por fim, mas não menos importante, não esqueça do tapete. Ele é um ótimo aliado para melhorar a acústica e permitir que você, seus amigos e familiares possam desfrutar ainda mais do ambiente.

Sala de jantar

9. Escolha a mesa perfeita

A protagonista da decoração da sala de jantar é a mesa e, dependendo do espaço que você tiver disponível, essa não é uma das tarefas mais fáceis.

Se o seu imóvel for pequeno, não tente colocar uma mesa de oito lugares. Lembre-se da dica que demos lá em cima e respeite o espaço que você tem investindo em uma mesa de quatro ou, no máximo, seis lugares.

Se você gosta de receber pessoas, veja a possibilidade de colocar um aparador em seu ambiente. Dessa maneira, você pode dispor a comida nele e deixar os seus convidados menos apertados enquanto estiverem comendo.

Aqui também vale a máxima de ter cuidado com os detalhes. Então, invista em jogos americanos e conjuntos de louças bonitos e que façam a diferença na sua decoração. Outra dica é ter atenção com as cadeiras. Se o seu estilo for mais despojado e moderno, opte por comprar uma cadeira de cada cor, por exemplo, ou com pés diferentes.

Por outro lado, se você for do time mais clássico, invista em texturas no estofado e cores mais neutras, como bege e branco.

10. Aposte nos tapetes

Se você quiser colocar um tapete na sala de jantar, tenha atenção ao tamanho. O ideal é que ele compreenda todas as cadeiras quando elas estiverem sendo utilizadas para evitar desnível e tropeções ao entrar e sair da mesa.

Saiba como conseguir decorar sua casa do jeito que você sempre sonhou

Não importa se os planos são para o seu primeiro imóvel ou para renovar sua casa, decorar requer um bom investimento financeiro. Porém, com organização é possível realizar o objetivo e chegar ao resultado sonhado.

Para isso, é preciso ter um bom planejamento financeiro, que envolva todos os passos, desde a compra do imóvel, até a fase de obras, melhorias e decoração. Quanto mais cedo você começar a poupar, mais cedo conseguirá atingir o seu objetivo.

Ter as suas finanças organizadas é um ótimo começo. E se você não tiver facilidade para guardar dinheiro, pode investir em um consórcio e planejar o aumento do seu patrimônio com calma e sem dívidas.

Ou seja, não há segredos para a decoração da sala sair exatamente como você sonhou, basta se organizar e se planejar financeiramente. Quando chegar o momento, você conseguirá fazer tudo da forma que desejar.

Se gostou do nosso post e está animado para comprar o seu apartamento ou casa, leia o nosso texto sobre consórcio de imóveis e veja como ficar cada vez mais próximo desse sonho!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.