Meu Primeiro Imóvel

Aplicativos de decoração: 7 que ajudarão a planejar a casa nova

Vai decorar sua casa nova e não sabe por onde começar? Confira nossas dicas de apps que vão soltar sua criatividade!

Ninguém pode negar: existe uma satisfação especial em planejar a decoração de uma casa nova. Talvez seja porque, nesse momento, quando você está decidindo em que parede vai ficar o sofá e qual será a altura do seu quadro favorito, é que você realmente percebe que conquistou seu espaço. Um lugar para chamar de seu.

Pena, é claro, que muitos de nós não temos um conhecimento tão grande de decoração. Por isso, nessa hora, toda ajuda é bem-vinda. O que você acha, por exemplo, de usar aplicativos de decoração? Se você nem sabia que esse tipo de app existe, fique de olho!

No post de hoje, vamos apresentar 7 apps para quem não aguenta esperar para decorar a casa nova.

1. Para a pintura das paredes

Antes de colocar qualquer coisa na sua casa nova, você vai querer que a pintura das paredes esteja perfeita, certo?

Para isso, você pode contar com o aplicativo de decoração da Suvinil, o Crie Suvinil, disponível para iOS na App Store. Com ele, você pode simular milhares de cores e tons usando fotos da parede da sua casa e, ainda, compartilhar o resultado com amigos e familiares para pedir uma segunda opinião.

Além da Suvinil, a marca de tintas Coral também investiu e criou um app parecido. É o Coral Visualizer, disponível para iOS e Android, para que você possa testar diferentes cores na parede da sua casa.

2. Para colocar objetos

Agora, é a hora de imaginar como o espaço ficaria com alguns objetos. Uma boa dica nessa tarefa é baixar o app Homestyler, disponível para Android e iOS. Ele permite que você insira imagens tridimensionais de móveis nas fotos da sua casa.

Assim, você consegue ter uma noção melhor do que pode caber, as melhores posições para os móveis, como não obstruir a passagem nos cômodos, e assim por diante.

Não custa ressaltar: esse app é apenas para simular os espaços com móveis virtuais. Se você quiser fazer essa simulação com móveis reais para, depois, comprá-los, fique de olho no item 5 deste post.

3. Para conferir as medidas

Uma preocupação comum de quem está decorando a casa nova são as medidas. Você precisa ter certeza de que os móveis e enfeites vão caber nos espaços certos. Especialmente considerando que hoje em dia muitas pessoas compram esses itens pela internet.

Então, se você quiser ter as medidas de cada canto da sua casa nova sempre à mão, não deixe de instalar o app Photo Measures Lite, para iOS. Com ele, você pode anotar as medidas diretamente nas fotos dos ambientes e levar consigo a qualquer lugar. Assim, não tem mais desculpa para comprar um sofá que não cabe na sala!

Fica a dica: alguns apps têm a função de calcular as medidas do ambiente automaticamente, a partir das fotos. Porém, o resultado pode não ser muito preciso. Então, cuidado ao usar essa informação para comprar um móvel, por exemplo. Você pode acabar com um item que não vai caber no vão disponível.

4. Para ter ideias criativas

Nem sabe por onde começar? Tudo bem! Com o Houzz Interior Design Ideas, disponível para iOS e Android, você tem acesso a um enorme acervo de ideias para decoração de casas, além de dicas dos especialistas.

Mas, se você não quer visualizar o app porque está em Inglês, tudo bem. Uma alternativa é usar o app do Pinterest. Embora não seja focado em decoração, muitas pessoas usam essa rede social para marcar e compartilhar fotos e vídeos inspiradores sobre design de interiores. Ele também está disponível para iOS e Android.

Você pode criar uma pasta só para decoração e salvar as suas imagens favoritas, para usar como referência. É um ótimo ponto de partida para soltar sua criatividade!

5. Para testar antes de comprar

Infelizmente, móveis não são como carros. Você não pode fazer um test drive antes de comprar — e sempre existe o risco de perceber, na hora da entrega, que não era aquilo que você estava imaginando. Mas, com a ajuda dos aplicativos de decoração certos, existe uma forma simples de resolver esse problema. Nós temos duas sugestões.

Com o app Tok&Stok decoRA, disponível para iOS na App Store, você utiliza a realidade aumentada para inserir produtos reais da loja Tok&Stok no seu ambiente e visualizá-los em 3D. Assim, é possível saber exatamente como aquele item ficaria na sua casa, antes de comprá-lo.

O app da Mobly, loja online de móveis, funciona de maneira semelhante. Ele também permite que você visualize qualquer item do estoque, como se estivesse dentro da sua casa.

Como a loja trabalha com uma variedade gigantesca de móveis para todos os ambientes, você com certeza vai encontrar aquele que combina com seu estilo. Esse app está disponível para iOS e Android.

6. Para colocar os melhores quadros

Ninguém quer furar a parede de sua casa nova sem ter certeza de que aquele é o lugar certo para colocar um quadro. Você ainda corre alguns riscos: as cores do quadro podem não combinar com a cor da parede ou dos móveis, ou ele vai ficar em um local com pouca iluminação, ou simplesmente não vai ter sintonia com o ambiente.

Com o app Emolduras, para iOS, você pode combinar fotos dos seus quadros com fotos dos ambientes e confirmar se a combinação funciona. Você também pode testar diversas molduras e, se gostar de alguma, comprá-la diretamente pelo aplicativo.

E, por falar em quadros, não podemos deixar o app iHandy Level de fora da nossa lista. Ele serve para garantir que os objetos estão alinhados — ideal para quem não quer ver um quadro torto na sua parede novinha.

O app faz parte de um kit com 5 ferramentas para quem gosta de fazer pequenos consertos em casa: o iHandy Carpenter. Você pode baixar apenas o iHandy Level de graça, ou comprá-lo junto com as outras ferramentas. Está disponível apenas para iOS.

E então, já preparou seu smartphone com os aplicativos de decoração da nossa lista? Para ler mais sobre esse assunto, confira também nosso post com dicas para quem vai decorar seu primeiro apartamento!