Meu Primeiro Imóvel

Veja por que você deve escolher um condomínio com área de lazer

Você quer mais bem-estar e saúde em sua rotina? Então veja por um condomínio com área de lazer é uma boa opção!

Cada vez mais as pessoas buscam opções para se desligar da rotina e relaxar um pouco. Nesse contexto, morar em um condomínio com área de lazer tende a ser bastante vantajoso. Ele não só aumentará a qualidade de vida e o bem-estar da sua família, mas também poderá valorizar seu imóvel, elevando o valor de revenda.

Pensando nessa questão, elaboramos este artigo. Ao longo do texto, você verá alguns motivos para escolher esse tipo de condomínio. Também mostraremos para quem ele é indicado e daremos algumas dicas para auxiliar você nessa decisão.

Leia até o fim para saber mais a respeito!

Por que escolher um condomínio com área de lazer?

Ter mais qualidade de vida

Como mencionamos, o estresse causado pelas obrigações rotineiras é um dos grandes vilões para quem busca mais qualidade de vida. Um espaço próximo ao lar e destinado exclusivamente ao lazer pode fazer muito por sua saúde.

A prática esportiva, infelizmente, é deixada de lado por muitas pessoas. Em alguns casos, essa desmotivação está associada à necessidade de gastar uma significativa parcela da semana para ir até um lugar próprio para a realização de atividades físicas.

Imagine, por exemplo, chegar em casa após um dia cheio de trabalho e ter a possibilidade de praticar um esporte sem precisar se deslocar novamente pela cidade? Isso é possível a partir de quadras poliesportivas ou academias localizadas em seu próprio condomínio.

Ter mais segurança

Mesmo nas melhores cidades a segurança pública desponta como um problema a ser resolvido pelas autoridades. Não por acaso, transitar em alguns espaços em determinados horários pode ser muito perigoso. Por conta disso, ter uma área de lazer do lado de casa dispensa a necessidade de se preocupar com ameaças ligadas à violência urbana.

Dessa forma, você pode ter mais autonomia sobre seus momentos de lazer, escolhendo os horários e as atividades que deseja fazer para relaxar. Afinal, ninguém gosta de pensar em limitações quando quer se divertir, não é mesmo?

Dar mais liberdade para as crianças

Se você tem uma família grande, com crianças, os condomínios com áreas de lazer são ainda mais indicados. Geralmente é nesses espaços que estão localizados os brinquedos do playground, a piscina, a quadra e outras possibilidades de entretenimento para as crianças.

Na atualidade, brincar em espaços públicos como praças e ruas se tornou algo bastante perigoso. Diante dessa situação, a diversão pode ser encontrada no próprio condomínio. Além disso, esse cenário estimula as crianças a desenvolverem habilidades sociais e comunicativas, porque elas entrarão em contato com outros pequenos em um ambiente diferente da escola.

Lembre-se de que a liberdade dos filhos também é a liberdade dos pais. Portanto, você terá a consciência tranquila ao deixar suas crianças brincando no condomínio, pois saberá que elas estarão nas proximidades.

Valorizar o imóvel

Comprar um imóvel certamente não é uma meta fácil de ser atingida. Desse modo, sempre é importante buscar formas de valorizá-lo para uma possível revenda ou para alugá-lo. Nesse sentido, a presença de uma área de lazer completa pode fazer muita diferença.

Por melhor que seja um imóvel, o espaço para fazer um churrasco com os amigos ou organizar uma festa de aniversário acaba fazendo muita falta. Consequentemente, imóveis que têm essa característica tendem a encantar um número maior de eventuais interessados em uma compra, fazendo com que seu valor seja proporcionalmente maior.

Evitar uma despesa posterior

Imagine que você acabou de comprar seu primeiro imóvel. Pouco tempo depois, a administração do condomínio e os moradores decidem fazer uma reforma para instalar uma área de lazer do zero. Como quem arca com esse tipo de despesa são os próprios condôminos, é feita uma correção na taxa mensal, e o valor é significativamente elevado.

Ao escolher um imóvel que já tenha esse espaço, isso não acontecerá. Além disso, você não comprometerá seu planejamento financeiro.

Reduzir gastos

Você investe na mensalidade de uma academia ou paga para praticar natação? Tenha em mente que esses gastos podem ser reduzidos ou completamente evitados se você tiver uma área de lazer à disposição. Em alguns lugares, esses espaços ainda contam com:

· quadras poliesportivas;
· saunas;
· salão de jogos;
· brinquedos para pets;
· sala de cinema;
· churrasqueira;
· forno a lenha;
· salão de festas;
· videogames e computadores.

Enfim, é uma infinidade de opções que podem ajudar a diminuir alguns gastos no final de mês. A melhor parte é que elas servem para diferentes públicos, idades e preferências pessoais. Interessante, concorda?

Receber familiares e amigos

Quem não gosta de receber amigos e familiares em casa? No entanto, em alguns casos, não há espaço suficiente para acomodar todas as pessoas.

Uma área própria permite que você receba seus amigos com mais conforto, sem se preocupar com limpeza ou organização.

Como comprar um imóvel nesse tipo de condomínio?

Existem, basicamente, duas alternativas muito populares para quem deseja comprar um imóvel em um condomínio com área de lazer: financiamento e consórcio. Em ambas as modalidades, você consegue parcelar o valor do bem e pode quitá-lo em parcelas menores, que são pagas ao longo dos anos.

No consórcio, porém, não é preciso pagar nenhum valor de entrada, ao passo que, nos financiamentos, geralmente se cobra 30% do valor do imóvel. Como na maioria das vezes se trata de uma quantia elevada, essa entrada acaba prejudicando o planejamento de quem compra.

Além disso, as parcelas de um consórcio não têm juros — elas passam apenas por reajustes e correções monetárias, para mais ou para menos, previstos em contrato e contam com uma taxa administrativa. Os prazos também chamam atenção. Se os financiamentos podem durar até 35 anos, os consórcios podem ter duração de 15 anos, aproximadamente.

Enfim, um condomínio com área de lazer pode ser um diferencial muito positivo em sua rotina e na vida de sua família. Por isso, considere bem as vantagens associadas aos imóveis situados nesses ambientes e pense neles como um investimento para o futuro. Eles são mais fáceis de revender e podem melhorar o seu bem-estar.

Se você gostou deste texto, aproveite para ler outro conteúdo e descubra quando vale a pena investir em uma casa em condomínio fechado.

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.