Planejamento Financeiro

Quais os melhores aplicativos para fazer chamada de vídeo em grupo?

Existem diversos aplicativos para fazer chamada de vídeo em grupo para conversar com amigos e familiares. Confira!

Fazer reuniões online com familiares, amigos e colegas é muito prazeroso e divertido. Graças à evolução das ferramentas tecnológicas, é possível manter esse vínculo por meio de chamadas de vídeo em grupo.

Essa funcionalidade já é muito utilizada mundo afora. No começo, as chamadas de vídeo eram compatíveis apenas com computadores. Aos poucos, elas se tornaram ferramentas indispensáveis também nos celulares. Alguns aplicativos de videochamada permitem conversas com diversos participantes simultaneamente, o que é suficiente para bater papo e se divertir com pessoas queridas.

Conheça as melhores opções para fazer chamada de vídeo em grupo com a família ou participar de happy hours online com a galera do trabalho. Confira!

Skype

O Skype é um dos apps pioneiros de videochamada. Ele é bastante versátil e serve tanto para conversas casuais quanto para reunir colegas e amigos. Ele tem versões compatíveis com computadores, celulares e tablets, mas também pode ser acessado via Microsoft Edge ou Google Chrome.

As chamadas suportam até 50 pessoas simultâneas com até 9 participantes aparecendo na mesma tela, contando com diversas funcionalidades, como compartilhamentos de tela e arquivos no chat, legendas em tempo real e gravação de chamadas. Também é possível utilizar o Skype sem tê-lo instalado ou criado uma conta. Para isso, basta gerar um link pessoal e compartilhar com quem você quiser.

Disponível em Android e iOS.

Google Meet

O Meet é uma das muitas soluções desenvolvidas e oferecidas pelo Google. O app, disponível instantaneamente para todos os usuários de contas do Google, faz videochamadas com até 100 pessoas. Para reuniões online, o número sobe para 250 participantes, mas é preciso assinar o G Suites.

Ele também permite o compartilhamento de arquivos e tela e a gravação da chamada para o organizador da reunião. Vale ressaltar que o Google Meet apresenta imagens de altíssima qualidade, sendo muito bem avaliado por quem já experimentou. O sinal é um dos maiores destaques da ferramenta.

Disponível em Android e iOS.

WhatsApp

O popular WhatsApp também pode ser usado para chamada de vídeo em grupo. Ele não suporta muitas pessoas como as demais opções citadas aqui, nem apresenta muitos recursos, mas pode ser uma forma bem fácil e rápida de se falar por vídeo.

Nele, você pode fazer contato com até oito pessoas e de forma gratuita. Muita gente ainda não conhece essa funcionalidade, mas ela é muito útil para falar com familiares e amigos.

Também é possível fazer reuniões curtas de trabalho, sem ter que acessar outro aplicativo ou site. A qualidade audiovisual é satisfatória para uma plataforma que não é específica para videochamadas.

Disponível em Android e iOS.

Zoom

Essa é uma excelente alternativa para quem deseja fazer reuniõescom até 500 participantes sendo que 49 podem aparecer em tela simultaneamente e webinars (seminários online ao vivo) com até 10 mil expectadores online. Estudos virtuais e workshops (cursos intensivos de curta duração) também podem ser feitos pelo app.

A versão gratuita do Zoom atende muito bem os usuários por permitir reuniões com duas pessoas sem limite de tempo. Já as chamadas com até 100 participantes podem durar até 40 minutos.

Já a versão paga libera contatos em grupo por até 24 horas com URLs personalizadas e outras exclusividades. Ele é muito usado por empresas que implementaram o home office.

Disponível em Android, iOS e PC.

Facebook Messenger Rooms

O Zoom se tornou muito popular na web, mas o Facebook decidiu entrar na competição e atualizou o Messenger com a funcionalidade Rooms. Ele suporta até 50 usuários em uma única chamada e não exige uma conta na rede social para participar. Basta que o criador ou algum integrante gerem um link e o compartilhe com quem quiser. O convidado terá acesso à sala diretamente pelo navegador no celular, no notebook ou PC. Também é possível “trancar” as salas para evitar pessoas indesejadas.

Veja o passo a passo para usar o Messenger Room, sendo que a nova função não está presente na versão Lite do app. Confira:

Abra o aplicativo e clique em “Pessoas”;
- Toque em “Criar uma sala” e escolha quem poderá participar da videoconferência;
- Vá em “Compartilhar link” e selecione uma das opções disponíveis fazer o seu envio;
- Após iniciar a chamada, surgem configurações úteis como compartilhar a tela e trancar a sala.

Disponível em Android e iOS.

Viber

Apesar de ter mais recursos, o Viber ainda não se popularizou como o seu rival WhatsApp em termos de número. Além de permitir chamada de voz, não apenas para outros usuários do app, como também para número de telefone móvel, ele também oferece o serviço de videoconferência.

A partir do Viber, você se comunica com qualquer outro usuário, independentemente da plataforma acessada por ele (celular, notebook, PC, tablet etc.).

Disponível em Android e iOS.

JusTalk

Ao contrário de outras tecnologias de comunicação que oferecem videoconferência como funcionalidade adicional, o JusTalk foi criado tendo essa forma de comunicação como função principal. Ele faz chamadas em alta definição por Wi-Fi e suporta grupos de até 16 pessoas ao mesmo tempo.

Por ser focado em chamadas de vídeo, garante ao usuário uma série de configurações, como enviar adesivos, alterar o cenário de fundo e jogar com outros participantes.

Disponível em Android e iOS.

Houseparty

O nome do app é autoexplicativo: é uma ferramenta focada em videoconferências com familiares e amigos para uma “festa em casa online”. O Houseparty ganhou popularidade por ser bastante prático e dinâmico.

Ele permite que oito usuários se conectem por vídeo em simultâneo e funciona com número de celular e e-mail, encontrando amigos que também utilizam o programa pela lista de contatos.

Quando alguém acessa o aplicativo, os outros usuários da rede de contatos são notificados. Isso dá maior dinamismo para que todos possam se conectar, uma vez que não é preciso perguntar sobre a disponibilidade de cada um. Você pode enviar convites para quem quiser. Por norma, os “encontros” são abertos para todos os seus contatos, mas você pode restringir a chamada para evitar que alguns entrem sem serem convidados.

Disponível em Android e iOS.

Os aplicativos para chamada de vídeo em grupo mencionados estão todos em perfeita atividade e funcionando. Basta escolher o que melhor atende às suas necessidades. Depois, basta programar um encontro online com amigos para matar a saudade e se divertir um pouco.

E então, gostou deste conteúdo? Aproveite também para saber como otimizar o tempo no trabalho tanto na empresa quanto em casa.

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.