Planejamento Financeiro

Saiba por onde começar a economizar para investir e ter sucesso

Aprenda, com dicas simples, o que fazer para conseguir economizar e investir seu dinheiro!

Você já deve ter ouvido falar que, em diferentes situações, o mais difícil é começar. Quando a missão é economizar para investir, a situação não é diferente, já que precisamos mudar muito do nosso comportamento com o dinheiro e ter paciência para ver os resultados aparecerem.

Além da dedicação, algumas recomendações podem ser úteis nessa hora. Por isso, acompanhe este post, anote as dicas e saiba por onde começar. Boa leitura!

Organize os seus gastos

Se o seu salário não chega a esquentar no seu bolso e vai praticamente todo no pagamento das contas, talvez esteja na hora de colocar seus gastos no papel e organizá-los. Faça isso da maneira que achar mais fácil. Se tiver facilidade em usar o computador, use planilhas. Aplicativos para celulares ou mesmo um caderno são alternativas.

Na hora de fazer as contas, não menospreze nenhum gasto. Pequenas despesas diárias podem representar uma boa quantia no final do mês. É só pensar naquele cafezinho de toda manhã antes de chegar ao trabalho ou o chocolate pego na fila do caixa no supermercado.

Avalie seus hábitos

Depois de anotar todos as despesas em um período (o ideal é que isso seja feito por pelo menos 30 dias), é hora de encarar a realidade e ver quais são as despesas responsáveis por estarem devorando seu salário antes do fim do mês.

Essa avaliação obrigatoriamente passa pela necessidade de refletir sobre alguns hábitos, como comer fora ou atividades de lazer, que costumam consumir uma boa fatia da renda mensal.

Para tudo isso, procure algumas opções, como recorrer à boa e velha marmita, já que é uma excelente forma de economizar com refeições nos dias de trabalho. Além disso, converse com os amigos e troque o barzinho semanal por uma confraternização na casa de alguém.

Outro item que costuma representar valiosos reais todo mês são os juros e demais encargos cobrados por contas em atraso. Por isso, é essencial se programar para pagar tudo em dia.

Além disso, é preciso aprender a usar o cartão de crédito. Quando for comprar algo, procure fazer isso à vista e, se possível, tente negociar um desconto.

Obviamente, os cortes não devem comprometer sua qualidade de vida, mas, sim, focar nos excessos. Também não resolve nada economizar em um lado e desperdiçar em outro.

Com o tempo, você vai perceber que dá para gastar menos em praticamente todos os lugares e aspectos da sua vida.

Obtenha uma renda extra

Se mesmo depois de realizar essa organização as contas ainda estiverem no vermelho, a saída é procurar fontes de renda extras. Pense sobre suas habilidades, o seu tempo disponível e coloque em prática algo que possa fornecer algum dinheiro a mais.

Vale vender comida, dar aulas de idiomas ou matemática, trabalhar com redação na web ou mesmo negociar o que não estiver sendo usado na sua casa. Nessas horas, a Internet pode ser uma excelente aliada para encontrar interessados nesses produtos e serviços.

Defina metas

Pode ser difícil manter a disciplina sem estabelecer uma meta que justifique o esforço para economizar dinheiro todo mês. Para defini-la, tenha em mente que ela precisa ser realista.

Se as dívidas ainda te atormentam, quitar todos os débitos deve ser o principal objetivo, por exemplo. Com as contas em ordem, já dá para avançar e começar a sonhar com um carro ou um imóvel. Por último, é possível organizar uma aposentadoria tranquila.

As metas devem servir como um estímulo e auxiliá-lo a calcular quanto dinheiro por mês precisará ser economizado e por quanto tempo essa economia deverá ser feita.

Separe uma quantia mensal

Assim que a sua vida financeira estiver saudável e em dia, você deve separar uma fatia do seu salário antes de pagar qualquer conta ou fazer uma compra. Esse valor pode ser pequeno no começo, como 5% da sua renda, e ir aumentando com o passar do tempo ou de acordo com a sua disponibilidade.

O importante é tornar essa iniciativa um hábito, ou seja, algo constante. Não adianta guardar 20% do seu salário em um mês e nada no outro. Com um planejamento bem-feito, isso, com certeza, será mais fácil.

Tenha uma reserva financeira

Antes de investir o dinheiro, considere formar uma reserva financeira para os momentos de emergência, como problemas de saúde, carro quebrado ou a perda de alguma fonte de renda. Essa reserva será útil para solucionar problemas sem precisar entrar em dívidas, o que é uma garantia de tranquilidade.

Escolha como investir

Na hora de procurar formas de investir seu dinheiro, o mercado oferece opções para diversos perfis de renda e com vários níveis de rentabilidade.

Podem ser citados a caderneta de poupança, Tesouro Direto, certificados de depósito bancário, fundos de investimento ou mesmo ações na bolsa de valores. Porém, todos esses investimentos têm seus custos e mais do que isso, riscos.

Por outro lado, uma opção que pode se mostrar bastante interessante é o consórcio. Com o pagamento de parcelas mensais, após um sorteio, recebe-se uma carta de crédito que permite comprar um bem do tipo determinado pelo grupo do consórcio.

Tudo isso sem a cobrança de juros e com muita segurança, já que as administradoras são fiscalizadas pelo Banco Central. É preciso arcar com as taxas cobradas, mas elas certamente serão menores que os juros de qualquer financiamento.

E, assim como na hora de procurar fontes extras de renda, a internet pode auxiliar na hora de encontrar a melhor forma de investir, comparar ofertas e acessar conteúdos que vão melhorar sua educação financeira.

Por fim, saiba que seja qual for a forma de investimento escolhida, é preciso manter sempre a disciplina necessária para lidar com o orçamento.

Tenha em mente também que economizar, poupar e investir são termos com significados diferentes, mas que estão sempre relacionadas. Nesse sentido, economizar para investir é apenas o começo de algo que trará bons retornos em longo prazo.

Ficou curioso e quer saber por que o consórcio é considerado um investimento de baixo risco? Confira o post que preparamos sobre o assunto e tire suas dúvidas!