Sustentabilidade

6 atitudes sustentáveis simples para incorporar no dia a dia

Ter uma rotina sustentável não é nada difícil! Aprenda como você pode transformar seu dia a dia neste post!

Atualmente, muito se fala na preservação do meio ambiente e na utilização cuidadosa dos recursos que o planeta oferece. Mas, às vezes, isso ainda é muito distante da prática! Como ter atitudes sustentáveis e contribuir para essa nova consciência?

Na verdade, mudar a rotina e criar novos hábitos não tem nada de difícil! Basta começar: a prática vai ajudar a manter a disciplina e a direção. Controlar o desperdício e usar o crédito de forma consciente são exemplos de boas práticas.

Que tal adotar uma nova postura, começando agora? Confira, no post de hoje, 6 atitudes que você pode adotar no seu dia a dia para garantir a sustentabilidade na sua vida pessoal!

1. Evite o desperdício de alimentos

Quem nunca ouviu da mãe para não deixar nada no prato? Essa lição simples aprendida em casa pode ser adotada sem medo para a vida inteira. O melhor é colocar porções menores e, se ainda tiver fome, repetir.

Essa dica é muito fácil de ser aplicada e diminui muito o desperdício de alimentos e os gastos com supermercado. Além disso, ainda favorece a saúde.

Cozinhar apenas o necessário para o dia é bom por um lado, mas pode ser um tiro que sai pela culatra, já que você terá que utilizar o fogão e gastar mais com gás. Uma dica é preparar a comida para mais de um dia e deixá-la separada em potinhos de vidro na geladeira.

Você ainda pode reaproveitar as sobras e fazer pratos diferentes, como bolinho de arroz, tutu de feijão ou uma torta salgada com frango desfiado, por exemplo.

2. Aprenda a reutilizar e reciclar

Reutilizar é um hábito extremamente benéfico para a vida pessoal e contribui muito com a preservação da natureza.

Que tal manter seu copo e xícara no ambiente de trabalho, em vez de utilizar e jogar fora vários copos descartáveis durante o dia? Potes vazios e garrafas pet têm vários usos em casa, como servir de base para uma pequena horta.

Em vez de jogar o óleo que sobra do cozimento no esgoto, você pode separá-lo para doação. Há muita gente que o coleta para fabricação de sabão caseiro. Procure pontos de coleta para levar o seu!

3. Troque o carro por outras alternativas

Andar a pé ou de bicicleta tem um triplo benefício:

- contribui para a saúde, reduzindo o sedentarismo;
- ajuda a economizar nos gastos com combustível;
- diminui o engarrafamento, desafogando o trânsito.

Se possível, faça o trajeto para o trabalho de bicicleta ou mesmo a pé. Caso fique muito distante, alguns colegas de trabalho podem se juntar em uma carona solidária. Se cinco pessoas toparem, cada uma só precisa tirar o carro da garagem uma vez por semana!

Mesmo que isso não seja possível, restrinja as saídas de carro para os momentos mais necessários. Não é preciso dirigir até uma farmácia, supermercado ou panificadora próximo de casa, não é mesmo?

4. Use o crédito de forma regulada

Consumir desnecessariamente é um dos principais problemas do mundo moderno. Essa é uma das causas do descarte excessivo de lixo na natureza. Só para ter uma ideia, anualmente são descartadas mais de 40 milhões de toneladas de lixo eletrônico — celulares, TVs e outros aparelhos.

Portanto, antes de comprar, se pergunte: eu preciso mesmo disso? Tem que ser agora? Às vezes, essas simples perguntas salvam você do endividamento.

O crédito está sempre à mão: os bancos oferecem empréstimo facilitado, o cheque especial está sempre ali disponível e o cartão de crédito faz com que você nem sinta a saída do dinheiro da conta (exceto na hora de pagar a fatura).

Mas tudo isso precisa ser usado de forma controlada! Vá com calma e lembre-se de que todo crédito consumido precisa ser pago e, na maioria das vezes, com juros altíssimos.

Portanto, tome atitudes para regular o uso do crédito, por exemplo:

- use os cartões para pagar as contas do dia a dia, gastando com o que você precisa. Assim, você evita comprar coisas que não deveria;
- lance mão do cheque especial apenas de um dia para o outro. O salário entra amanhã e um cheque vai ser descontado hoje? O cheque especial cobre! Mas não retire esse dinheiro (que não é seu) da conta para deixá-la descoberta por vários dias: isso só vai trazer dor de cabeça e gastos com juros, IOF e tarifas bancárias.
- pesquise formas alternativas de adquirir o que precisa. Em vez de tomar um empréstimo que tem juros exorbitantes, faça um consórcio. De toda forma, compare sempre as opções e escolha a mais econômica e benéfica para o seu caso.

5. Separe o lixo reciclável

Entre as atitudes sustentáveis, essa é uma ação tão simples que, depois que você começa, se pergunta: “por que eu não fiz isso antes?”. Separar o lixo reciclável diminui a quantidade de resíduo que é depositada em aterros sanitários, poluindo, assim, a natureza.

A reciclagem dá emprego e garante sustento a muitas famílias, que vivem da coleta, separação e tratamento de resíduos reaproveitáveis.

Não é preciso muito para adotar essa prática extremamente positiva no seu dia a dia. Se você não possui diferentes cestos para a coleta, separe o lixo apenas em duas partes: resíduos orgânicos e material reciclável.

São itens que podem ser reaproveitados:

- papéis de escrever e de impressão;
- jornais e revistas;
- embalagens plásticas de xampu, detergente, entre outros;
- tampas plásticas de recipientes diversos;
- embalagens de ovos, frutas e legumes;
- garrafas de bebidas;
- canetas esferográficas;
- escovas de dentes;
- baldes e artigos de cozinha.

6. Compre direto do produtor

Sempre que possível, compre direto do produtor. Isso incentiva os micro e pequenos empreendedores e traz muita economia para seu bolso. Ao cortar intermediários (distribuidores e revendedores), você adquire os produtos por um preço muito menor.

Procure empresas legalizadas, peça nota fiscal, mas tente sempre buscar o pequeno produtor ou empresas de economia colaborativa. Assim, você incentiva a microeconomia, foge de muitos produtos industrializados, consome itens mais naturais e ainda tira um peso enorme do seu bolso.

Viu como essas atitudes sustentáveis são simples, mas poderosas para mudar o seu estilo de vida e ajudar o planeta? Não é difícil tomar uma nova posição e aproveitar melhor tudo o que está a sua disposição!

Quer mais uma dica? Que tal retirar aquelas roupas guardadas no fundo do armário e montar um bazar? Confira como fazer isso em 7 passos simples e tenha ainda uma economia extra!

Racon Blog

Por Racon Blog

Data Publicado em 2 de Abril de 2018 | Atualizado em 1 de Janeiro de 1.

atitudes sustentáveis atitudes sustentáveis sustentabilidade sustentabilidade consumo sustentável consumo sustentável