Tudo Sobre Consórcio

Calendário de assembleia de consórcio: a importância de ter atenção

Qual é a importância de acompanhar de perto a assembleia de consórcio? Confira em nosso post!

Um consórcio tem muitas vantagens, mas também conta com algumas particularidades que devem ser observadas com atenção pelos integrantes. Um dos momentos mais esperados é a contemplação, por exemplo.

Para não perder nenhum detalhe das contemplações, é muito importante acompanhar com atenção o calendário de assembleia de consórcio. Por meio dele, será mais fácil acompanhar os eventos, tanto os ordinários quanto os extraordinários.

Preparamos um post especial para que você saiba mais sobre essas assembleias: os dois tipos, sobre o que elas tratam e a importância de estar sempre de olho na programação dos encontros. Boa leitura!

O que é e como funciona a assembleia de consórcio?

Ao adquirir um consórcio, você passa a fazer parte de um grupo de pessoas com os mesmos interesses que os seus. Para que todos os integrantes consigam acompanhar o andamento das atividades e ficar por dentro dos sorteios e lances, as administradoras organizam uma reunião mensal que é chamada de assembleia de consórcio.

A primeira assembleia de um grupo de consorciados ocorre quando houver adesões em número e condições suficientes para assegurar a viabilidade econômico-financeira do grupo, de acordo com o que prevê a regulamentação do sistema. Após o encontro inicial, os eventos passam a ocorrer mensalmente, com as datas também definidas pela instituição e comunicadas aos integrantes.

Além disso, algumas administradoras também fornecem a possibilidade de acompanhar as assembleias pela internet. Por isso, é fundamental checar os detalhes com a instituição antes de contratar um consórcio, até mesmo como uma maneira de se manter atento ao calendário de assembleias.

O sorteio

Durante as assembleias, ocorrem os sorteios. Eles definirão o contemplado da vez, que terá acesso à carta de crédito. Até o encerramento do grupo, todos os consorciados terão acesso à sua carta de crédito, assim, o sorteio serve para definir a ordem desse recebimento.

O lance

Também é durante a assembleia que se torna possível conhecer o lance vencedor. Trata-se de outra forma de ser contemplado no consórcio. Na verdade, a oferta de lance é uma forma de aumentar ainda mais suas chances de ser contemplado.

O lance é uma espécie de leilão, no qual várias ofertas podem ser feitas pelos consorciados. Geralmente, o maior valor ofertado é contemplado e tem acesso à carta de crédito.

O que é tratado nessas assembleias?

Nas assembleias, são realizadas as contemplações dos consorciados e a prestação de contas do grupo. A administradora, que organiza esses eventos, pode até mesmo utilizar a assembleia para repassar resoluções e definir procedimentos necessários para a boa condução do consórcio.

É importante notar que, de acordo com a regulamentação do Banco Central brasileiro, o órgão que fiscaliza o funcionamento dos consórcios, esses eventos são obrigatórios — o que prova a importância de estar atento ao calendário de assembleia de consórcio.

Nelas, os consorciados contam com direito a voto sobre as resoluções propostas e as decisões têm como base a maioria simples. Além disso, a constituição formal de um grupo só acontece após a realização da primeira assembleia.

Esse primeiro evento é conhecido como assembleia de constituição. Assim, é muito importante que os participantes procurem informações sobre quando será realizado esse primeiro encontro — esse é outro motivo para estar de olho no calendário de assembleia do consórcio.

Nessa assembleia de constituição, a administradora realiza a organização do grupo de participantes e também define os fiscais do grupo, escolhidos entre os integrantes. Caberá a essas pessoas representar o grupo junto às discussões com a administradora do consórcio, acompanhando a gestão como um todo.

Quais são as diferenças entre a assembleia geral ordinária e a assembleia geral extraordinária?

Existem dois tipos de assembleia em um consórcio: a assembleia geral ordinária e a assembleia geral extraordinária

A assembleia geral ordinária se refere aos encontros que acontecem mensalmente para a devida realização das contemplações. Nessa reunião, além da contemplação, a administradora também pode passar informações mais detalhadas sobre o andamento do grupo. Assim, é muito importante acompanhar esses acontecimentos para não se surpreender com a execução de ações que podem ter sido anunciadas unicamente nesse evento.

Já a assembleia geral extraordinária ocorre quando a administradora precisa repassar informações realmente urgentes, que não podem ser transmitidas nos encontros regulares ordinários. Pode ser, por exemplo, uma mudança significativa nas regras daquele consórcio.

Por que é tão importante acompanhar o calendário de assembleia de consórcio?

As assembleias são reuniões organizadas pela administradora do consórcio, com o objetivo de realizar as contemplação dos participantes, seja por sorteio ou por lance, para ter acesso à carta de crédito. Dessa forma, o acompanhamento dos eventos é fundamental, até mesmo para se informar sobre o andamento geral do processo.

Entender como funciona o calendário das assembleias é fundamental para quem quer acompanhar os procedimentos de perto. Mas, primeiro, é importante escolher uma administradora de alto nível.

A administradora da Racon Consórcios, já conta com mais de 30 anos de atuação nesse mercado e integra as Empresas Randon, um grupo que é referência mundial em soluções para transporte. É referência tanto no mercado de consórcios de pesados como o de imóveis. Isso porque três premissas norteiam o trabalho: flexibilidade, credibilidade e relacionamento.

Assim, procuramcombinar recursos humanos e tecnológicos para prestar o melhor atendimento possível aos clientes. Possuem mais de 200 pontos de vendas e estão em 12 estados brasileiros, aliando a economia e o planejamento de alto nível para honrar a confiança do seu público.

Como visto no post, acompanhar o calendário de assembleia de consórcio é muito importante para se manter informado sobre tudo o que envolve o grupo. Dessa maneira, o cliente fica protegido contra mudanças súbitas nas condições da administradora, por exemplo.

E aí, curtiu o post e se interessou pela possibilidade de contratar um consórcio da Racon? Então, aproveite a visita para entrar em contato conosco e conhecer melhor as nossas condições!

As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.