Você sabe como ser contemplado mais rápido no consórcio?

Quer saber como é possível acelerar a contemplação do consórcio? Veja as principais dicas para aumentar suas chances!
  • Atualizado em August 10, 2021
  • Publicado em December 7, 2018
  • Consórcio

Quando alguém decide adquirir um bem por meio de consórcio, o mais provável é que a pessoa não tenha urgência nessa compra. É sabido que o participante será contemplado com a carta de crédito entre o primeiro e o último mês do plano contratado, mas não é possível afirmar com exatidão quando isso acontecerá. Ainda assim, acredite, existem algumas formas de ser contemplado mais rápido no consórcio.

Se interessou pelo assunto? Então, continue a leitura para entender o que você deve fazer para ampliar as suas chances!

Quais são as formas de contemplação de um consórcio?

Antes de tentar acelerar o seu acesso ao crédito, é importante entender quais são os tipos de contemplação possíveis e quando você pode se beneficiar delas. Confira!

Sorteio

Como o próprio nome diz, refere-se aos consorciados que serão agraciados pela sorte. A ideia é que todos os participantes tenham as mesmas oportunidades. Assim, o número da cota será aleatoriamente escolhido durante a realização da assembleia mensal, a qual geralmente ocorre online ou pela Loteria Federal.

O sorteio contempla um ou mais participantes do grupo, de acordo com o valor disponível em caixa.

Lance

Por meio dessa categoria, o participante oferece o pagamento de uma parte (ou percentual) do valor da sua carta de crédito. Funciona como um adiantamento das parcelas. A oferta deve ser realizada antes da assembleia e apenas o lance vencedor terá que arcar com o pagamento.

Nesse sentido, os lances são organizados em duas categorias:

  • lance livre: o consorciado escolhe o valor (ou percentual) que deseja ofertar. Geralmente vence aquele que apresentar a maior proposta. Em caso de empate (lances iguais), a administradora fará um sorteio;
  • lance fixo: nesse caso, todos os participantes ofertam os percentuais previamente determinados no contrato, que normalmente variam entre 25%, 30%, 45% e 50% do valor total da carta de crédito mais taxas. Uma vez que todos os lances são iguais, a definição do vencedor ocorre por meio de um sorteio.

Agora que você conhece melhor quais são as formas possíveis de sair da assembleia com a sua carta de crédito, deu para perceber que é por meio dos lances que se pode aumentar as suas chances de contemplação, certo? No entanto, ainda assim, não há como afirmar quem sairá vencedor.

A seguir, veja algumas dicas importantes para ampliar as suas probabilidades. Vamos lá?

Como ser contemplado mais rápido no consórcio?

Agora, como prometemos no início da leitura, vamos às dicas de como ser contemplado mais rápido no seu consórcio. Analise cada oportunidade que vamos orientar e escolha as que melhor se encaixam para você, de acordo com as suas metas e condições financeiras.

Avalie a entrada em um grupo em andamento

Em algumas situações é interessante fazer parte de um grupo que já está em andamento. Dessa forma, além de apresentar um histórico de lances, você encontrará no grupo pessoas já contempladas e que, portanto, não entrarão na disputa com você.

No entanto, é importante ressaltar que é preciso verificar as características do grupo primeiro, senão o efeito pode ser o contrário e você pode entrar em um grupo com lances mais altos do que pode ofertar, por exemplo.

Analise a melhor época para dar lances

Cada grupo tem as suas particularidades e, por isso, é indicado fazer uma análise antes de optar por fazer antecipações. Algumas datas em especial são mais concorridas para ofertar lances e é bom estar atento a isso.

Novembro e dezembro, por exemplo, costumam ter médias mais altas, em função do pagamento de 13º salário. Assim, é interessante aguardar mais um pouco e melhorar as suas chances.

Conheça bem o seu grupo

Solicite à administradora um extrato de contemplações de seu grupo e verifique como tem sido os lances vencedores, qual a média de parcelas ofertadas e quantas contemplações o grupo tem feito por mês. Lembre-se: toda conquista depende de pesquisa e planejamento.

Estude sobre o comportamento dos participantes

Estudar as oportunidades de como ser contemplado mais rápido faz parte do negócio, ainda mais quando se tem metas para curto prazo com essa carta. Por isso, é indispensável estudar o comportamento dos participantes, inclusive aqueles que já foram contemplados. Afinal, você precisa traçar uma estratégia de lances eficientes para aumentar as suas chances.

Por isso, ao comprar uma cota que já esteja em andamento, faça anotações em planilhas e em outros meios para facilitar a sua visualização e entender o histórico dos lances, bem como de propostas realizadas por outros integrantes. Dessa maneira, você vai conseguir definir lances mais certeiros e aumentar as suas chances.

Faça um bom planejamento financeiro

Quando uma pessoa decide entrar em um consórcio, geralmente, é para comprar um bem de alto valor e à vista, como um imóvel ou veículo. Contudo, tem a ideia de não se comprometer financeiramente e realizar a compra de forma planejada.

Nesse sentido, para que seja possível dispor do valor para ofertar como lance e aumentar suas chances de ser contemplado mais rápido, o planejamento financeiro aparece como algo imprescindível. Por isso, é recomendado ter uma planilha, aplicativo ou, até mesmo, um caderno para controlar os seus orçamentos, e, consequentemente, buscar a economia.

O objetivo deve ser criar uma reserva, preferencialmente, em algum tipo de investimento com liquidez diária. Portanto, você deve gerar um montante de dinheiro para facilitar as chances de dar um bom lance e ser contemplado com antecedência.

Faça lances

Outra maneira de aumentar as suas possibilidades de contemplação é apostar em lances. Contudo, você deve utilizar essa estratégia caso tenha cumprido a dica anterior, como um planejamento financeiro e, principalmente, o valor para honrar com a proposta feita.

Por isso, não deixe de contatar a sua administradora para entender todas as regras para a oferta dos lances. Assim você vai conseguir diversificar sua estratégia e deixar sua contemplação mais próxima.

Mantenha a sua cota em dia

Ao pagar as suas parcelas em dia, você ajuda a manter a saúde financeira do grupo e, assim, proporcionar o máximo de contemplações possíveis. Além disso, para participar das assembleias mensais, você deve estar com os pagamentos regularizados. Portanto, caso surjam imprevistos, entre em contato com a administradora e negocie os débitos para não adiar a sua contemplação.

Pague por meio de lance embutido

A grana está curta? Uma forma de fazer o pagamento do lance é com a própria carta de crédito. Essa modalidade é chamada de lance embutido. Com ela, você utiliza uma parte do valor do plano contratado, estabelecido pela administradora, para compor o valor oferecido como lance.

Dessa forma, se for o vencedor, o percentual do lance embutido será descontado do valor a receber. No entanto, se não houver contemplação, a sua carta continuará intacta. Levante mais informações sobre as regras com a sua administradora.

Seja persistente

Mesmo seguindo todas as dicas acima é possível que você não saia vitorioso, afinal, nenhum consórcio tem garantia de contemplação com datas específicas. No entanto, o importante é não desanimar. Mantenha a oferta de lances mensalmente, assim, você aumenta as suas chances.

Utilize o FGTS no consórcio de imóveis

Por fim, sim, é possível utilizar o seu fundo de garantia para dar lances nos consórcios de imóveis. Porém, existem regras específicas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) que precisam ser observadas, tais como:

  • ter trabalhado pelo menos 3 anos de carteira assinada, ou seja, no regime do FGTS;
  • não ter imóvel residencial urbano construído ou em construção no mesmo município e região metropolitana em que reside ou trabalha;
  • o titular não pode ter financiamento ativo no SFH em nenhuma parte do país;
  • o imóvel deve ser residencial urbano e precisa estar na faixa permitida.

Além disso, o FGTS entra na modalidade de lance embutido, devido às suas especificidades.

Por fim, vale destacar que os contemplados são informados após a realização da assembleia. Portanto, caso você seja um dos agraciados, iniciará o processo para a liberação do crédito. A administradora precisará ser informada de como você utilizará o valor do crédito, e você precisará enviar toda a documentação solicitada para seguir com o processo.

Feito esses procedimentos e a comprovação das operações financeiras, a administradora vai liberar o valor e o consorciado terá acesso à carta de crédito, garantindo a aquisição do bem. Contudo, para que todos esses passos ocorram como planejado, o contemplado não pode ter nenhuma restrição no nome. Caso contrário, a transação será invalidada pela administradora.

Novamente, não existem garantias, mas esses passos podem aumentar (e muito!) as suas chances de receber a carta de crédito e realizar os seus sonhos.

Assim, ao fechar negócio com uma administradora, leia o contrato com atenção e siga as nossas dicas. Elas ajudarão no seu planejamento, bem como ser contemplado mais rápido no consórcio!

Quer ver qual o plano ideal para você? Então, faça uma simulação em nosso site e conquiste os seus objetivos!
As informações que constam nesse artigo podem sofrer atualizações sem aviso prévio.
Mostrar comentários
Leia também
monetization_on
Consórcio

O que é autofinanciamento e quais as principais vantagens?

monetization_on
Consórcio

Saiba como funciona o consórcio para casamento e como contratar!

monetization_on
Consórcio

Saiba como funciona a contemplação no consórcio